
A prefeitura Municipal de Pádua promoveu no último dia 05 de abril um evento de Conscientização do Autismo o evento que estava marcado para acontecer na Praça Pereira Lima teve que ser realocado para a quadra do Renatão próximo à rodoviária do município por conta do alerta de chuvas intensas no município. O evento levou ao ginásio autoridades municipais como prefeito, secretários de diversas pastas, além dos vereadores.
Na programação foi realizada oficinas interativas, com a presença de profissionais especializados sobre autismo, além de consultoria jurídica acessível disponibilizada para o público.
A novidade para esse ano foi a amostra de sessão de Equoterapia, utilizada atualmente como terapia com o objetivo de contribuir pra evolução na comunicação e sociabilidade do universo autista. As oficinas disponíveis para o público foram:
Oficina das Emoções
Oficina com Família.
Oficina da Robótica de para TEA
Oficina de terapia Familiar
Oficina Sensorial
Pintura Facial
Circuito Psicomotor
Oficina de Dança
Oficina de Arte em Inglês
Oficina de Arte em Inglês
Oficina dos sentidos
Assessoria Jurídica
Jogo Tringets
Histórico:
O “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” visa educar sobre a importância de promover a inclusão e uma melhor compreensão sobre a tema. Criado pelo Organização das Nações Unidas (ONU), o dia é celebrado anualmente em 2 de abril com a finalidade de reduzir e discriminação e preconceito através da conscientização. Políticas públicas tem sido implementada com o objetivo de promover a informação sobre o espectro, a fim de que suas particularidades sejam respeitadas no convício social.
O que é Autismo?
Segundo a OMS o autismo (TEC) é uma condição que afeta a comunicação e a socialização. Estima-se que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. A condição tem início na infância e persiste na fase adulta. No Brasil mais de dois milhões de pessoas possuem o comportamento autista, porém ocorre com maior frequência em meninos, o que justifica adoção da “cor azul” como símbolo para representar o espectro.
A passeata de conscientização do “MUNDO AZUL” acontece em parceria com várias instituições ligadas na área da educação e saúde que vivenciam a rotina do comportamento autista, como escolas e clínicas médicas. O evento tem o apoio do NAIE, além da Secretaria de Educação Municipal e a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário