As tradicionais celebrações de Folia de Reis na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro agora são reconhecidas como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial, de acordo com o Projeto de Lei 2638-A/2023, de autoria da deputada Marina do MST (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e sancionada pelo governador Cláudio Castro, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial.
Permeando o imaginário social, as memórias, o território e a vida da população fluminense, as manifestações de Folias de Reis incluem o embalo de cânticos para celebrar o Natal e reverenciar-se diante do reisado, a partir do nascimento de Cristo. A festa religiosa é realizada no período que compreende os meses de dezembro e janeiro.
O documento declara que o Poder Executivo poderá apoiar as iniciativas que visem a valorização e divulgação deste bem imaterial, incluindo a celebração de convênios com entidades ligadas à cultura, ao turismo e ao lazer, nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário