JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Aneel faz audiência pública sobre revisão tarifária da Enel Rio. Cliente residencial poderá ter reajuste de 15,82% em março

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Aneel faz audiência pública sobre revisão tarifária da Enel Rio. Cliente residencial poderá ter reajuste de 15,82% em março

 



Nesta quarta-feira (dia 25), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar uma audiência pública para discutir a revisão tarifária periódica da Enel Distribuição Rio, que deve vigorar a partir de 15 de março. De acordo com a proposta, as tarifas da concessionária deverão ser reajustadas nos seguintes índices: 15,82% para os consumidores residenciais; 16,01% em média para os clientes de baixa tensão; e 4,44% para os de alta tensão (indústrias). Com isso, o efeito médio será de 13,02%.

O reposicionamento tarifário, feito no momento da revisão tarifária periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos.

Antes da audiência, foi aberta uma consulta pública sobre a revisão tarifária da distribuidora, que atende cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Estado do Rio. O prazo para o envio de sugestões começou no dia 15 de dezembro e terminará em 30 de janeiro.

Segundo a Enel, o processo de revisão tarifária ocorre a cada cinco anos, quando é revisto o equilíbrio econômico financeiro da distribuidora. A empresa também ressalta que o processo é conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que a definição da tarifa é baseada em leis e regulamentos federais, que têm impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão, que não são de responsabilidade da Enel.

"A Enel Rio ressalta que tem investido fortemente na modernização, automação e ampliação da capacidade da rede elétrica nos 66 municípios atendidos pela empresa, com foco na melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos clientes. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 4,3 bilhões em sua área de concessão, dos quais cerca de R$ 1 bilhão foi aplicado apenas nos primeiros noves meses de 2022. Como resultado, a distribuidora registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela agência reguladora do setor elétrico, a ANEEL", informou a empresa.

A audiência pública para discutir a revisão tarifária periódica da Enel Distribuição Rio será presencial, em Niterói, no Prédio do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB) da Universidade Federal Fluminense (UFF), às 14h, mas o credenciamento dos participantes vai começar às 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário