JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Secretaria de Cultura Reúne membros da sociedade civil e autoridades para discutir sobre a casa sede da Sociedade Musical Lyra de Arion, tradicional banda Pádua, foi construída em 1.900

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Secretaria de Cultura Reúne membros da sociedade civil e autoridades para discutir sobre a casa sede da Sociedade Musical Lyra de Arion, tradicional banda Pádua, foi construída em 1.900

Texto sobre a reunião ao longo do dia! Vídeo completo no facebook do Jornal Sem Limites.

Foto: Marcius Mendes

Secretario de Cultura José Machado convocou a reunião para discursão 

A casa sede da Sociedade Musical Lyra de Arion, tradicional banda de Santo Antônio de Pádua, RJ, foi construída em 1.900 para abrigar a banda e ao longo dos anos, foi se degradando, até ser fechada para uso. Apesar de encontrar-se em processo de arruinamento, é uma edificação que tem uma forte relação com a memória afetiva dos paduanos, sendo um bem cultural de valor para o município.

 A Sociedade Musical integra a história de Santo Antônio de Pádua como marco de uma tradição e a sua edificação sede representa materialmente a banda, conferindo-lhe a sua própria identidade. 

Após estudo do objeto e pesquisa de campo, fundamentado em pesquisas bibliográficas sobre o tema, o presente trabalho propõe uma proposta de intervenção na edificação sede da banda, pautada na recomposição de sua imagem conforme está presente nas memórias e lembranças da população, com uso de novos materiais, e a construção de um novo anexo, de caráter contemporâneo, sendo este integrado à edificação histórica. Logo, a proposta de intervenção terá como objetivos devolver o uso original relacionado à música e preservar os registros da memória coletiva, assim como a história da edificação e da banda.

 Será necessário buscar o que a casa significou no passado para se intervir cautelosamente no presente, demonstrando a importância desse bem cultural, que apesar de não ter grande valor arquitetônico, apresenta um inestimável valor afetivo e sentimento de pertencimento para os habitantes de Santo Antônio de Pádua.













Fonte texto: Data de defesa: 22/10/2020

Pessoa

  • Ana Cristina Csepcsényi Pereira
  • Gabriela Silva de Souza [Autor(a)]
  • Juliana Silva Pavan
  • Maria Júlia de Oliveira Santos
  • Rosina Trevisan M. Ribeiro [Orientador(a)]
  • Teses e Dissertações

    PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CASA SEDE DA SOCIEDADE MUSICAL LYRA DE ARION,

    Dissertação de Mestrado Profissional SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, RJ: INTERVINDO NAS RUÍNAS DE UMA MEMÓRIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário