Engana-se quem pensa que a rivalidade entre Flamengo e Atlético-MG ficou no século passado. Ainda em 2022, as equipes decidirão a Supercopa do Brasil, em um confronto que ultrapassa gerações. Contudo, a final no domingo (20), pode desempatar o confronto entre os times no século XXI.
Isso porque Flamengo e Atlético-MG já se enfrentaram em 43 oportunidades no atual século (entre 2001 a 2021). Ao todo, o confronto está empatado, com 17 vitórias rubro-negras e outras 17 vitórias atleticanas. Além disso, também foram nove empates entre as equipes desde então. Ou seja, tudo equilibrado. Ademais, a Supercopa do Brasil será a quarta competição que os times se enfrentarão desde 2001, uma vez que já disputaram pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Primeira Liga.
Pelo Brasileirão, a vantagem é do Atlético-MG, uma vez que a equipe venceu 16 dos 38 confrontos contra o Flamengo. Entretanto, o Rubro-Negro não fica muito atrás, tendo vencido 14 vezes e empatado nove. Contudo, pela Copa do Brasil e Primeira Liga, as coisas se invertem. Nos cinco jogos entre essas competições, o Mais Querido venceu três, perdeu um e empatou outro. Entretanto, quando o assunto é marcar gols, o Fla fez 57, contra 64 do Atlético.
Supercopa do Brasil: Flamengo leva vantagem em duelos de mata-mata
Se ampliarmos a pesquisa para confrontos eliminatórios, as equipes se encontraram três vezes: duas pela Copa do Brasil e uma pela Primeira Liga. Na Copa, o Mengão eliminou o alvinegro em 2006, vencendo a ida por 4 a 1 e empatando sem gols no jogo de volta. Entretanto, o Atlético-MG devolveu e eliminou o Flamengo em 2014, perdendo a ida por 2 a 0, mas vencendo na volta por 4 a 1. Curiosamente, nas duas competições, o time que avançou saiu campeão.
Na Primeira Liga, entretanto, nenhum dos dois saiu com o título, mas quem venceu o confronto foi o Fla. Em partida única, pelo Grupo C, o Mais Querido venceu por 2 a 0 e terminou como líder do grupo na época. Contudo, o campeão acabou por ser o Fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário