O governo do estado não vai antecipar os salários de fevereiro para antes ou durante o carnaval. Ontem, o secretário da Casa Civil e Governança, José Luis Zamith, confirmou que o depósito dos vencimentos será feito no dia 15 de março, dias depois da folia marcada para começar já no próximo sábado, dia 2 de março.
O secretário explicou que a data está fechada. O calendário previsto, hoje, estende o prazo para pagamento até 18 de março, 10º dia útil do mês. O motivo é uma lei que estabeleceu a Quarta-Feira de Cinzas como feriado bancário — a Federação Brasileira de Bancos questiona a lei na Justiça. O Estado do Rio entendeu que, para não dificultar ainda mais a vida do servidor, o vencimento será pago até o dia 15.
A antecipação não será possível em função da arrecadação estável na comparação com anos anteriores. Mesmo com um aumento na receita vinda de tributos como o ICMS, o Estado do Rio tem tido dificuldades com a arrecadação do IPVA. Como o salário de janeiro foi quitado há poucos dias, não houve tempo suficiente para acumular recursos para pagar o salário antes do carnaval. A maior parte da receita, portanto, só entrará no caixa após a semana de folia.
O governador Wilson Witzel continua priorizando o pagamento em dia dos salários, sem prometer antecipações. Ele prometeu restabelecer o calendário de pagamento para até o 2º dia útil do mês seguinte ao trabalhado durante sua campanha, mas, logo nas primeiras semanas de sua administração, afirmou ser uma possibilidade ainda distante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário