No período de 18 a 21 de setembro, a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias Ferreira, e o gerente Estadual de Floricultura da EMATER-RIO, Martinho Belo, acompanharam cerca de 40 pessoas, entre produtores e técnicos oriundos do Estado do Espírito Santo, em excursão pelo interior do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer o sistema de produção e comercialização de flores em território fluminense.
Os produtores capixabas pertencem a quatro associações: Sulcaflor ( Regiões Sul e Caparaó), Florest (Santa Teresa) Aceflori ( Santa Maria de Jequitibá) e Aproflores ( Nova Venécia). Além dos técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura, representantes do SEBRAE, INCAPER e IFES também estiveram presentes à excursão.
Nos dois primeiros dias, o grupo conheceu as zonas de produção de flores de corte de Nova Friburgo e Bom Jardim, bem como a produção de bromélias de vaso. No dia 20, eles visitaram a Cadeg – Mercado Municipal do Rio de Janeiro, e o Sítio Burle Max, importante ponto turístico para os amantes da floricultura.
O último dia de excursão ficou reservado para conhecer a produção de orquídeas nos municípios de Itaboraí e Maricá, seguindo de retorno ao seu estado de origem. De acordo com alguns participantes, a visita ao Rio de Janeiro foi muito proveitosa, pois foram encontrados sistemas de produção similares ao do Espírito Santo e, portanto, possíveis de serem aplicados nos seus locais de origem.
Claudia Queiroga - 21 - 99195406
Nenhum comentário:
Postar um comentário