Professora está entre os cinco selecionados em todo o país
A professora de rede municipal de ensino de Varre-Sai, Dayselane Pimenta, esteve em Brasília, na última semana, onde compôs, no dia 18 de maio, a Comissão Técnica para Apoio ao Processo de Avaliação de Tecnologias Educacionais, conforme indicação de seu nome por uma dessas instituições: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB e Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED. O convite foi realizado pela Secretaria de Educação Básica- SEB do Ministério da Educação.
As atribuições da comissão definidas no Decreto nº. 9.009, de 18 de julho de 2017, que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, inclui o subsídio da elaboração do edital de convocação, inclusive quanto à definição dos critérios para a avaliação e a seleção de materiais de apoio à prática educativa. E ainda a orientação e supervisão da etapa de avaliação de tecnologias educacionais, a validação dos resultados da etapa de avaliação e o assessoramento do Ministério da Educação nos temas afetos ao PNLD-Tecnologias Educacionais.
Também deverão ser incorporadas às atribuições aquelas estabelecidas em regulamentações específicas relativas ao Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD e demais normas emitidas pelo Ministério da Educação para a Educação Básica quando se referir à avaliação de tecnologias educacionais.
A Comissão Técnica para Apoio ao Processo de Avaliação de Tecnologias Educacionais, no exercício de suas atribuições, deverá apoiar o Ministério da Educação na consecução dos objetivos e na observância das diretrizes.
Dayselane Pimenta explicou que ao ler o e-mail com o convite da SEB/MEC ficou apreensiva, pois não imaginava que seu nome pudesse ser indicado para compor uma Comissão do MEC. Quando conversou com o então Secretário de Educação de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva, pois precisava de autorização, visto que um dos requisitos para fazer parte da Comissão seria ter disponibilidade para viajar, participar de treinamentos, seminários, etc. Ele entendeu que seria muito importante para Varre-Sai e para o Noroeste Fluminense, ter alguém em contato direto com o MEC e a incentivou a aceitar o convite.
No dia 07 de maio de 2018, a professora recebeu outro e-mail da SEB/MEC confirmando a instituição da Comissão e convidando para a primeira reunião no dia 18 de maio, no MEC.
“Então, imediatamente fui até o Prefeito Dr. Silvestre, e a atual Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Pimentel, para falar sobre a Comissão e da minha participação na reunião. Agradeço desde já todo apoio que tenho recebido tanto do Prefeito quanto da Secretária atual. Pois participar da Comissão está sendo um novo aprendizado, pois terei contato com todos os integrantes do processo de avaliação de tecnologias educacionais no âmbito do PNLD. Além disso, estar entre os cinco escolhidos no Brasil é uma honra. Me senti valorizada e acredito que vale a pena estudar e trabalhar com dignidade. E que estou colhendo frutos do meu esforço e dedicação, sem precisar desrespeitar ninguém. Foi essa a educação que meus pais me deram e passo para os meus filhos. Estudar e conquistar tudo na vida por seu mérito”, disse a professora.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, destacou a importância da participação da professora na Comissão Técnica para Apoio ao Processo de Avaliação de Tecnologias Educacionais.
“Acho relevante para o município ter um funcionário seu com capacidade para exercer funções tão importantes junto ao Ministério da Educação e aproveito a oportunidade para parabenizar e incentivar a professora Dayselane”, concluiu o prefeito.
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai
Nenhum comentário:
Postar um comentário