JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Jovens encontra portas fechadas, falta de oportunidade!

sábado, 5 de maio de 2018

Jovens encontra portas fechadas, falta de oportunidade!


O desemprego entre jovens de 15 a 24 anos é crescente no Brasil.




                 







Este fato se deve muitas vezes a falta de experiência profissional. As empresas preferem pessoas com experiência no ramo, o que não oferece aos jovens condições para estabelecer no emprego.


A realidade dos jovens do Brasil mudou nos últimos anos, o tráfico, a violência, a falta de oportunidade e também o início precoce da vida sexual. Todos os dias apologias a este tipo de comportamento. A mesma sociedade que influencia esses jovens é aquela que os pune severamente. Em rodas de amigos ouvimos muitos relatos de adolescentes que se acham “legais” porque usam drogas, porque praticam violência e que mantém relações sexuais sem a devida proteção.



Esses jovens serão muitas vezes excluídos do mercado de trabalho por falta de estudo ou porque tem um filho.
Uma gravidez indesejada na adolescência é um fato muito difícil na vida de uma menina, se esta não tiver muito apoio por parte da família pode acabar sem um futuro promissor.
Essa realidade não é muito diferente em nossa cidade, o número de mães adolescentes só cresce em todos os anos.
Daqui a alguns anos a instituição de família formada através do casamento será cada vez mais rara.
E o problema maior não é a gravidez e sim o alto índice de jovens infectados pelo vírus HIV, a maioria entra em contato com a doença através de relação sexual sem preservativo.


O vírus HIV pode levar até dez anos para se manifestar no organismo, ou seja, a pessoa infectada é perfeitamente normal como todas as outras, e os sintomas só aparecem tardiamente, o próprio paciente não se dá conta que está infectado, passando o vírus a todas as pessoas com quem teve um contato íntimo.
Em Pádua o numero de aidéticos cresceu assustadoramente só não é divulgado e nem existe campanhas educativas, apesar de que hoje os jovens tem acesso direto a toda informação, pois vivem conectados diariamente, tem jovens que dormem com celular debaixo do travesseiro, utilizam a qualquer hora sem fiscalização dos pais, então informação eles tem falta o interesse em ler sobre o assunto, preferem fazer sexo sem proteção, pois a vida sexual do jovens a cada minuto começa mais cedo.
É preciso se preservar em todos os sentidos, ficar longe das drogas lícitas ou não, da violência e de comportamentos inadequados.
Os jovens devem atentar aos estudos e a família, pois é somente através disso que irão conseguir um futuro melhor.
E as famílias devem ser exemplos para os jovens tem muitos pais e mães sendo péssimos exemplos para seus filhos, como cobrar de um jovem se o que eles recebem é justamente o que não deveria receber.
A LIBERDADE SEM LIMITES foi liberada para os jovens, tudo na vida tem que ter limites sim e os jovens não estão preparados para ultrapassar barreiras, limites no qual  eles não tem a força de combater.
Agora estamos em eleições e vem por ai, mas ofertas de corrupção, troca de favores, já observaram como os jovens estão sendo inserido cedo demais nessa sujeira, são drogas oferecidas, festas, roupas novas, facilidades de ganho fácil, depois quanto acaba as eleições os jovens são esquecidos e jogados nessa sarjeta de uma falsa sociedade, muitos se prostituem para garantir o vicio ou se tornam traficantes.
E as promessas de oportunidades de empregos um novo inicio?
Ficaram para as próximas eleições.


È necessário manter esses jovens presos a um sistema para o resto de suas vidas, se torna um circulo vicioso e vai passando de pai para filhos.
Nossos jovens precisam ser valorizados e respeitados, muitos estudam com sacrifício, se formam, fica desempregados, a maioria não trabalha na aérea em que se formou menosprezado pelo sistema e pelo o dedo que indica, porque infelizmente assim que funciona o mundo.
Concursos públicos Estaduais, Federais e municipais são difícil de acontecer, os políticos perdem votos, se derem empregos com garantias, essa dependência leva a vitória de muitas campanhas eleitorais.
As promessas de emprego mesmo que seja por um curto tempo como contratados, já é uma forma de manter nossos jovens presos ao sistema politico. Ou pode acontecer também o contrário o jovem pode demonstrar garra, interesse em crescer, pode mudar esse jogo e ser contratado como efetivo tudo depende de esforços e capacidade.

Que oportunidades de empregos sejam aberta a esse publico como aparece oportunidade para entrar ao mundo das drogas e prostituição.
O primeiro emprego é uma oportunidade que as empresas devem dar aos nossos jovens, e sem o dedo que indica, porque a maior dificuldade  do jovem é não ser filho daquele amigo, políticos, empresários, olhem esses os jovens como merecem. Abram apenas uma janela, quem sabe outras portas serão abertas pela capacitada e empenho daqueles que demonstrarem que valeu a confiança depositada neles ,por eles mesmo ,não por indicação de ninguém.


Empresas novas estão sendo abertas, inauguradas em Pádua, quantos jovens foram contratados? Quantos jovens vão ter a chance de se tornarem profissionais em diversas aéreas, gerentes, chefes, padeiros, eletricistas, engenheiros, advogados, professores, vendedores, se não forem dados a eles o primeiro emprego, ninguém cresce sem oportunidades.

                      




Nossos jovens precisam de boas oportunidades, nossos jovens precisam estar mais antenados ao seu futuro do que as redes sociais e joguinhos nos celulares. Nossos jovens precisam ocupar suas mentes com trabalho e não só diversão.
Liga-se jovem o futuro pertence a Deus e a vocês, fiz minha parte agora é com vocês de correr atrás e demonstrar que são capazes, vão a luta em busca do seu futuro.

 Hoje em dia trabalhar não é só uma necessidade e sim a chance de afastar nossos jovens das drogas e formar verdadeiras famílias.



Márcia Mendes


04 de Maio de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário