JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Papa manda bombeiros do Vaticano para região atingida por terremoto

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Papa manda bombeiros do Vaticano para região atingida por terremoto












ROMA — A operação de resgate aos sobreviventes no centro da Itália, atingido por um terremoto que já matou, até o momento, 159 pessoas, foi reforçada por seis bombeiros do Vaticano enviados pelo Papa Francisco com o objetivo de auxiliar no esforço.

Segundo o Vaticano, seis dos 37 bombeiros de sua equipe já foram mandados para Amatrice, a 140 quilômetros de Roma. Cerca de 40 pessoas morreram em Amatrice, uma das cidades mais atingidas pelos abalos sísmicos.
Na manhã desta quarta-feira, o papa cancelou um discurso planejado na audiência geral semanal sobre ensinamentos religiosos para rezar com uma multidão pelas vítimas e sobreviventes.
— Ouvir o prefeito de Amatrice dizer que a cidade não existe mais e descobrir que há crianças entre as vítimas me deixou profundamente triste — disse o papa a milhares de fieis na Praça São Pedro.
Fotos aéreas mostraram áreas inteiras de Amatrice, que no ano passado foi eleita uma das cidades históricas mais belas da Itália, arrasada pelo tremor. O prefeito Sergio Pirozzi disse à rede SkyTG24 que o centro do povoado foi destruído e que há pessoas sob os escombros.
Com apenas 2.600 habitantes, Amatrice é um povoado de montanha muito popular entre os romanos que desejam escapar do calor nos finais de semana de agosto. As estradas de acesso à cidade estão bloqueadas.
— Em uma das estradas há um deslizamento de terra e na outra caiu uma ponte — relatou o prefeito.
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m (horário local). Uma réplica de 5,5 graus atingiu a região uma hora depois do terremoto inicial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário