Os atletas porciunculenses do jiu jitsu têm alcançado novos pódios, se destacando em competições no Brasil e exterior. Com o apoio da administração municipal e de empresas privadas, estão levando o nome de Porciúncula para muito além da Região Noroeste Fluminense.
O município, por tradição, é berço de grandes atletas, que fizeram parte da história do esporte regional e nacional. São muitos nomes no futebol, como os jogadores: Friaça, que foi destaque na Copa de 50, Fábio Medeiros, que atuou no Cruzeiro, Atlético, São Paulo e Seleção Brasileira, Ernani, Carlos Catarina, Mandi, Messyas, Luiz Carlos Preto, Mauro Andrade, Coquinho, Jorge Lima, Marcelo Tavares e Litrão. No vôlei: Antônio Carlos, D. Lucy Ramos, Maria do Carmo do Simões, Crésio Guimarães, Gérzio Calzolari, Toninho do Roga, Pedro Paulo Coutinho; e o grande destaque no atletismo: Sargento Vilela, conhecido como Capitão, além de muitos outros.
A geração atual do jiu jitsu não deixa por menos, são dezenas de atletas, homens e mulheres que estão dando o que falar. Alguns foram entrevistados, falando sobre o apoio do município para suas gloriosas conquistas. “A Prefeitura e o os empresários da cidade sempre estão dando apoio e promovendo os atletas de Porciúncula, ajudando no transporte para as competições nacionais e internacionais, além de patrocinar também medalhas e camisas para os eventos locais”, disse o professor de Jiu jitsu, Carlos Fernando Filho.
Carlos Fernando Filho – Professor da Academia Porciúncula de Jiu Jitsu – Equipe Dela Riva, filiada à Confederação Brasileira. Destaque em competições nacionais e internacionais. Campeão mundial pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Desportivo –CBJJD; vice-campeão brasileiro, campeão internacional e 3º lugar no Sulamericano pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais – CBLP; 3º lugar da 2ª e 3ª etapa do Rank da Mineirinho FJJD, que dá como premiação a passagem para o Mundial da Califórnia, em 2016.
Felipe e Vinícius Coutinho – Os irmãos têm se destacado em quase todas as competições estaduais e nacionais, tendo participação também em circuitos internacionais. No Argentina Open 2014, conseguiram conquistar o mais importante título da liga BJJ; Na Taça Rio 2015, foram campeões nas categorias peso médio e absoluto; foram campeões também na categoria absoluto do Campeonato Panamericano de Jiu Jitsu Profissional, em Betim-MG; Campeões no Sulamericano da CBLP, no Rio; participaram da Copa Arnold Classic 2015 no HSBC Arena, no Rio de Janeiro; e também disputam o Rank da Mineirinho pela Federação Jiu Jitsu Desportivo – FJJD.
Tiago Aquino – O atleta também tem sido destaque em importantes torneios regionais e nacionais. E sua mais importante conquista, agora internacional, foram dois cinturões e dois troféus, que recebeu nos E.U.A., nos torneios Naga e Liga Americana.
Estes são alguns dos destaques porciunculenses, que se somam a outros excelentes competidores, como Maikon Ferreira, José Renato Santana, Sávio Perassole, Fernando Andrade, Rafael Gonzales, Daniele, Zilda, Valdiceia, Mônica, Priscila, Kethelen, entre outros.
Segundo a prefeita de Porciúncula, Mirian Porto, outro fator importante que contribui para o sucesso e bom desempenho dos atletas, é o trabalho sério realizado pelas academias e escolas esportivas. “Temos como bons exemplos disso, a Escolinha Municipal de Futebol Biguá, a Academia Porciúncula de Jiu Jitsu, além de muitas outras,” disse Mirian.
Fabiano Júnior
Assessoria de comunicação
Prefeitura de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário