Com o objetivo de encontrar soluções e trocar experiências sobre a crise dos royalties e o desemprego no estado do Rio de Janeiro, a prefeita de Porciúncula, Mirian Porto e a secretária de Cultura, Ivana de Paula se reuniram com outros 20 prefeitos no 1º Fórum de Valorização dos Municípios do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no dia 24 de agosto, no Centro de Convenções de Macaé e também contou com a participação do presidente da Alerj, Jorge Picianni e do governador Luiz Fernando Pezão.
Durante o evento foram apontadas várias alternativas e soluções para melhorar a situação dos municípios, uma delas é a antecipação da receita dos royalties, feita através de empréstimos bancários. Liberado por uma resolução do Senado, a alternativa é polêmica, pois segundo o governador Pezão, há o risco dos municípios contraírem dívidas neste momento, e os empréstimos podem comprometer as receitas futuras.
Dentre as alternativas apresentadas no Fórum, foi destacada a busca por uma gestão mais eficiente, com resposta mais rápida ao munícipe. Apoiado na tecnologia é possível melhorar a eficiência dos dados para tornar os municípios mais competitivos. “Este Fórum acontece em um momento muito importante. Com a troca de idéias e experiências encontrarmos alternativas para o desenvolvimento”, disse a prefeita Mirian Porto.
O Programa de Artesanato do
Estado do Rio de Janeiro- PAB também teve uma participação atuante no Fórum de
Valorização dos Municípios, apresentando o artesanato do estado do Rio como atividade
econômica geradora de desenvolvimento regional, e buscando colocar em prática
ações que visam ao crescimento desta atividade no interior.
A secretária de Cultura, Ivana de
Paula, cita Porciúncula como exemplo, com a criação da Associação Casa do
Artesão. “A nossa associação é um modelo de geração de renda para muitas
famílias porciunculenses, há mais de 16 anos, sempre apoiados pela Prefeitura
Municipal. Em tempos de crise como agora, a agilidade e a criatividade são
importantes na busca de soluções”, afirma a secretária.
Fabiano
Júnior
Assessoria
de Comunicação
Prefeitura
de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário