JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Curso transforma artesanato em jóias

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Curso transforma artesanato em jóias








A proposta encantou a prefeita Mirian Porto, que viu como oportunidade de incrementar o artesanato e o nome de Porciúncula. “Acredito no potencial Curso transforma artesanato em jóias
Está acontecendo no Centro Cultural o curso de Produção de Jóias com Bordados. O objetivo é produzir jóias a partir do artesanato do Ateliê Bangalô, da artesã Eponina Sanches, vencedora do prêmio de melhor bordado do Estado do Rio de Janeiro de 2013.
O curso é uma parceria da Prefeitura de Porciúncula/Secretaria de Cultura com a AJORIO – Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro. A designer de jóias Karina Achôa, na cidade do dia 26 a 31 de janeiro, traz técnicas de uso de pedras preciosas para serem inseridas no artesanato local. “O objetivo é destacar o bordado e levá-lo ao mercado consumidor de peças exclusivas. Este bordado tem história, tem identidade, é arte”, afirma Karina, com conhecimento de causa.
deste bordado e dessas mulheres, e podemos ter maior destaque para todos.”
As cerca de 20 mulheres que estão realizando o curso, fazem parte da rede de economia criativa da artesã Eponina Sanches, que oferece oportunidades a pessoas da zona urbana e rural. A artesã criou uma técnica de bordado mostrando cenas da cidade, motivos religiosos e outros temas relativos à realidade do interior. O bordado ganhou destaque e correu o mundo em painéis, bolsas, tiaras, entre outras peças. Agora é a vez de transformá-lo em jóias. “Este bordado é artesanal, é único. A ideia é preservá-lo e complementá-lo com a utilização de técnicas de joalheria e pedras preciosas apenas como um detalhe. As pedras vêm complementar o bordado, que é maravilhoso e pode trazer mais benefícios para esse grupo de mulheres e, consequentemente, para toda a cidade”, conclui Karina Achoa, que compara o bordado do Ateliê Bangalô com o bordado búlgaro pela sua originalidade e o classifica como arte naif.
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula












O bordado pronto para se transformar em jóias


      Eponina Sanches acompanha as bordadeiras em cada passo

  Mulheres em ação

A prefeita Miriam Porto em visita à oficina com a designer Karina Achôa


      Pedras são usadas como detalhes no original bordado

1  

Nenhum comentário:

Postar um comentário