JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Pesquisadores da Alemanha visitam áreas rurais do estado Comitiva formada por seis universidades inicia ações para transferência tecnológica

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pesquisadores da Alemanha visitam áreas rurais do estado Comitiva formada por seis universidades inicia ações para transferência tecnológica



Uma comitiva formada por 18 pesquisadores de três universidades e seis empresas privadas alemãs visitou, durante quatro dias consecutivos, áreas de produção agrícola do interior fluminense. Acompanhados de técnicos do Programa Rio Rural, de extensionistas da Emater-Rio e de pesquisadores da Pesagro-Rio, os estudiosos conheceram de perto alguns locais de intervenção do projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro (Intecral) nas regiões Serrana, Norte, Noroeste e na Baixada Litorânea.
A visita ocorre após a assinatura de um termo de cooperação técnica, em 18 de setembro, entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha. O país europeu investirá cerca de R$ 9,2 milhões em pesquisas e na criação de soluções para melhorar a produtividade dos agricultores familiares.
No primeiro dia da visita a campo (19/09), em Nova Friburgo, técnicos executores do Rio Rural nas microbacias Santa Cruz e Barracão dos Mendes falaram sobre as ações de recuperação do município após a catástrofe climática de 2011, incluindo a transferência de recursos finaceiros não reembolsáveis para reabilitação produtiva, além da adoção de práticas sustentáveis no campo. No mesmo dia, a comitiva esteve no distrito de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu, para ver de perto os resultados do projeto Dinario, que atua no monitoramento hídrico da bacia do Rio Macacu, através de parceria entre uma universidade alemã (ITT) e a Embrapa Solos.
No Noroeste Fluminense, o roteiro incluiu reuniões e visitas de campo em Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Varre-Sai, onde os pesquisadores foram recebidos pelos irmãos Márcio e Sérgio Vargas, que representam a segunda geração de uma família de cafeicultores. No local, os estudiosos obtiveram informações detalhadas sobre os benefícios e a assistência técnica oferecidos pelo governo estadual para fortalecimento da cadeia do café.
Projeto viabilizará acesso a tecnologias sustentáveis
O projeto Intecral será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (através do Programa Rio Rural e das empresas Emater-Rio e Pesagro-Rio), em parceria com seis universidades brasileiras e alemãs, e prevê um conjunto de ações que unem ciência e prática. A iniciativa inclui o desenvolvimento de uma colheitadeira de cana específica para pequenas propriedades, o combate a degradação de solos, implantação de sistemas de saneamento em vilas rurais, monitoramento de recursos hídricos e de parâmetros meteorológicos, entre outras ações. A iniciativa proverá apoio técnico e operacional, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e os comitês de bacias hidrográficas.
As atividades do Intecral contemplam pequenas localidades rurais de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Porciúncula, Varre-Sai, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Quissamã e Macaé. O projeto começará a ser executado em 2014, durante três anos, a partir de um plano de ação. “Essa cooperação com a Alemanha vai melhorar a qualidade da nossa produção e aumentar a oferta. Para o consumidor, vai representar um produto mais fresco, aliado à preservação ambiental”, afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.
Para o secretário executivo do Rio Rural e superintendente de Desenvolvimento Sustentável da secretaria de Agricultura, Nelson Teixeira, novos investimentos no setor agropecuário fortalecem o produtor familiar e contribuem para assegurar a permanência das famílias no campo com qualidade de vida. De acordo com a pesquisadora Sabine Schlüter, do ITT (Institute for Technology and Resources Management), uma próxima visita de campo está prevista para a primeira quinzena de março de 2014. “O projeto Intecral é mais uma das ações de cooperação entre o Brasil e a Alemanha. Essa primeira visita foi muito importante para conhecer melhor as semelhanças e diferenças da agricultura fluminense. Esse primeiro contato vai ser fundamental para a confecção do plano de ação do projeto”, afirmou.





Fotos: Paulo Filgueiras.








Em Cachoeiras de Macacu, comitiva visitou projeto Dinario, de monitoramento das águas.

Recuperação de áreas degradadas foi um dos assuntos da visita às áreas rurais de Nova Friburgo, na Serra. 

Em Pádua, foram apresentados resultados de práticas sustentáveis em duas microbacias.

 Equipe do Rio Rural apresenta aos pesquisadores os trabalhos educativos do CRAA, em Itaperuna.

Em Varre-Sai, comitiva foi recepcionada pela família Vargas, que produz café. 


 Reunião de avaliação das visitas de campo pelas áreas produtivas do interior fluminense.
Foto: Flávia Pizzelli.da



Nenhum comentário:

Postar um comentário