JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: secretário estadual de Saúde reúne com prefeitos em Itaperuna

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

secretário estadual de Saúde reúne com prefeitos em Itaperuna


O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e as equipes de Vigilância e Atenção a Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro estarão nesta terça-feira (22/01) no Noroeste Fluminense para reunião com os prefeitos das cidades em Itaperuna. O foco é aprimorar as ações de combate a dengue, já que a região – ao lado da Baixada Fluminense – é a que mais preocupa neste verão.
Será apresentada aos prefeitos a situação epidemiológica nestes municípios e avaliado o trabalho dos centros de hidratação – montados em Itaperuna, Miracema, Aperibé, Italva, Santo Antonio de Pádua e Cambuci – e de controle do vetor pelos agentes de endemia municipais.
10 Minutos Contra Dengue – Esta campanha – elaborada pelo Governo do Rio em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz – é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa da campanha foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.
Rio Contra a Dengue na internet – O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue
(*) Com informações da SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário