A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (07/08), em segunda discussão, o projeto de lei 629-A/11, do deputado Thiago Pampolha (PSD), que autoriza o Poder Executivo a instituir no Estado do Rio de Janeiro o Programa Cão-Guia. Destinado a pessoas com deficiência visual, ele inclui a criação da Escola Estadual do Cão-Guia para o Deficiente Visual, a ser implementada e desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Pampolha explica que o animal, essencial para a independência dessas pessoas, só tem treinamento oferecido por “três ou quatro” ONGs. “E a importação desses cães custa de R$ 28 mil a R$ 30 mil, ou seja, é inviável para boa parte das pessoas que necessitam do auxílio”, aponta o parlamentar. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
(texto de Fernanda Porto)
Quando pensamos em um cão, vemos aquela imagem do animal companheiro, brincalhão e totalmente peralta. Além de transbordar vida e amor para todos, eles podem fazer diversas coisas sensacionais. Entre elas, ser um ótimo cão-guia. Enquanto isso vamos ficar na torcida para que seja sancionado pelo governo do estado.
ResponderExcluirCURIOSIDADE:
ResponderExcluirA forma como os cães-guia surgiram perdeu-se no tempo. Porém, a primeira real tentativa de se treinar um cão para guiar deficientes visuais, data de mais ou menos 1780, em Paris. Nessa mesma época, Josef Riesinger, um cidadão de Viena, treinou tão bem seu cão que as pessoas duvidavam com freqüência de sua cegueira.
A história moderna dos cães-guia se inicia durante a 1ª Guerra Mundial, quando milhares de soldados voltaram cegos da batalha. Um músico alemão teve a idéia de treinar um grande número de cães para auxiliar estes soldados. A partir de então, várias escolas foram criadas e até hoje trabalham em prol de deficientes visuais pelo mundo todo.
Fidelidade Canina: Com Dono Internado, cadela dorme na calçada do Hospita.
ResponderExcluirFonte: UOL.COM.BR
Publicação: 9 de agosto de 2012
Fidelidade Canina: Com Dono Internado, cadela dorme na calçada do Hospital.
ExcluirFonte: UOL.COM.BR
Publicação: 9 de agosto de 2012