JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: CAMPANHA POLITICA: Drogas e álcool em 2012

domingo, 5 de agosto de 2012

CAMPANHA POLITICA: Drogas e álcool em 2012

“Quais os candidatos que se preocupa em garantir para seus eleitores uma campanha menos alcoolizante”.


Em tempo de campanha política virá o tema da prevenção às drogas. Para ajudar os candidatos, aqui faremos algumas reflexões.

O álcool é a droga que mais mata, traz graves danos à saúde e seu abuso põe em risco a segurança de todos. Provoca intoxicação aguda e crônica, além da dependência. Não pode ser oferecido,vendido de qualquer jeito, nem para qualquer pessoa, nem por qualquer um. Sua venda e distribuição em troca de votos precisa ser criteriosamente monitorada pelo poder público e fiscais do TER.

Perguntamos: que gestor está assumindo esta responsabilidade? Qual é o prefeito que se preocupa em garantir para seus munícipes um ambiente menos “alcoolizante”?

Qual é a ajuda que os produtores de eventos esportivos, artísticos e culturais recebem das prefeituras para organizarem atividades que possam ajudar os jovens a se divertir sem álcool?

Que incentivos os comerciantes do ramo de lazer têm para servir bebidas não-alcoólicas? E quanto às “benesses” que a indústria do álcool oferece?

Os distribuidores de bebidas dão mesas, cadeiras, geladeiras, pintura da fachada, placas de propaganda, mercadoria em consignação, rapidez na entrega. Patrocinam festas e financiam campanhas. São mil e uma facilidades para vender cerveja, cachaça! E quais são os incentivos para vender água de coco, cajuína e sucos?

Em quais municípios é exigido o alvará de funcionamento para estar vendendo bebida? Quem monitora isso? Em quais cidades existe a fiscalização das condições sanitárias dos bares e botecos? Qual ponto de venda ao consumidor emite nota fiscal? Quais prefeituras monitoram horários, locais e condições de comércio?

Pelo Código de Contravenções Penais é proibido servir bebida a menor, a quem esteja em estado de embriaguez, a quem sofra das faculdades mentais, sob pena de prisão. Quem está fiscalizando isso?Qual o candidato que se propõe a fazer uma campanha em beneficio das famílias, evitando dar aos jovens bebidas alcoólicas, são poucos até alguns que pregam religião, estão usando este mal para angariar votos, um absurdo.

Quais estabelecimentos aferem a identidade dos seus consumidores de bebidas?Quem cuida para que “biroscas” não vendam para quem tenha conhecido histórico de agressividade?

Que municípios fiscalizam a propaganda de bebida e de festas patrocinadas nas ruas, praças e fachadas?

São perguntas importantes para se avaliar qual gestor público realmente está fazendo prevenção, quais os candidato estão se preocupando com o sofrimento de famílias que sofrem com seus filhos chegando alcoolizados, drogados em casa, qual? temos que pensar e repesar em quem você vai votar e escolher,para combater este mal ,precisamos lutar unir forças.

MARCIA MENDES

Um comentário:

  1. Vcs sabiam que a prefeitura de Pádua recebe repasse federal para prevenção do crack?
    Alguém sabe como é aplicado este dinheiro?

    ResponderExcluir