O governador Sérgio Cabral, acompanhado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, inaugurou, nesta manhã de segunda-feira, o segundo tomógrafo móvel do Estado, na Cinelândia, onde ficará até o dia 20 de abril.
No mesmo local também está estacionado o caminhão preparado para fazer exames de ressonância magnética que também permanecerá ali pelo mesmo tempo, antes de seguir para Araruama, na Região dos Lagos, e, depois, para Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense.
Antes de visitar as duas unidades, Cabral anunciou que já está em estudo a compra de um segundo equipamento de ressonância magnética, que poderá ser adquirido de acordo com o crescimento da demanda. Ele também anunciou que está prevista para agosto a inauguração de um grande centro de imagem que está sendo construído em frente à Central do Brasil, voltado mais especificamente para o atendimento à mulher. Segundo ele, os investimentos do estado em saúde, nos últimos quatro anos e três meses, atendem a parte da população sem condições de pagar por exames especializados. "O Estado adotou um serviço de imagem que não existia na rede estadual de saúde. Os tomógrafos que os hospitais tinham, em janeiro de 2007, demoravam cerca de 40 minutos para realizar um exame, quando funcionavam. Agora, esses equipamentos que colocamos em toda a rede estadual fazem um exame em menos de um minuto e com um nível de qualidade muito superior aos antigos. E o que levamos para o interior e para a Região Metropolitana com o tomógrafo móvel foi exatamente esta qualidade que atende municípios e hospitais que não tenham o equipamento", afirmou Cabral.
O tomógrafo e a ressonância móveis, que estão na Cinelândia, prestarão serviços para pacientes da capital e das cidades de Belford Roxo, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Magé e São João de Meriti. O agendamento é feito pelas secretarias municipais de Saúde e o resultado, dentro de 15 dias, é enviado à prefeitura que o repassa ao paciente. O Governo do Estado investiu R$ 3 milhões para adquirir o segundo tomógrafo e R$ 5 milhões para montar a ressonância móvel.
O primeiro tomógrafo móvel está em funcionamento desde agosto de 2009 e já realizou 22,6 mil exames. Ele vai agora para Santo Antônio de Pádua, na Região Noroeste Fluminense, e lá ficará por duas semanas. A unidade, assim como a segunda inaugurada nesta segunda-feira, é instalada numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana. Ela fica estacionada num município-polo e atende também cidades vizinhas. Os dois tomógrafos têm capacidade para realizar 70 exames por dia, cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário