Sistema FIRJAN adere à campanha que estimula a compra de produtos de origem fluminen
O Sistema FIRJAN aderiu ao Movimento Sou do Rio com a proposta de estimular a população a priorizar a compra de produtos fabricados no estado do Rio. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da economia local e para o processo de retomada econômica fluminense.
Tendo a sociedade como peça-chave para a transformação do estado do Rio, o movimento busca alertar para a importância de conhecer a origem dos produtos. O movimento prevê que cada pessoa, ao comprar um produto ou um serviço, confira o rótulo e veja onde o mesmo é produzido. Segundo o manifesto do movimento, são “dois segundos que podem significar, no total, milhões de reais em novos negócios e empregos”.
Lançado por empresários de vários segmentos e portes, a adesão é espontânea e quer atingir ao maior número de empresas fluminenses em todas as regiões do estado. A ideia é seguir uma tendência mundial de defesa e consumo de produtos locais. O empresário pode aderir à campanha acessando o site www.movimentosoudorio.com.br . Ali, ele terá à disposição as peças da campanha e o manual de uso da marca a ser aplicado em diversos produtos de decoração, alimentos e bebidas, vestuário e etc.
Uma das estrelas da campanha é a reinterpretação da poltrona Lina, desenvolvida pelo carioca Fantastico Studio di Design e fabricada pela petropolitana Elon Móveis de Design. Vice-presidente da FIRJAN, Sérgio Duarte lembra que a campanha a tendência mundial de defesa e de consumo de produtos locais, e que essa é a hora do Rio abraçar a causa.
“Queremos que o movimento chegue ao consumidor. Dessa forma, ao olhar a qualidade e o preço de um produto, o fator desempate pode ser a origem, verificar se é fabricado no Rio. Queremos estimular o fortalecimento da economia local e o processo de retomada econômica fluminense”, afirma Duarte, destacando que o estado tem produção diversificada, com artigos que vão de alimentos a itens de limpeza.
O Movimento Sou do Rio não se restringe ao aspecto econômico, mas aborda também a questão emocional. Conforme a coordenadora de Suporte a Negócios do Sistema FIRJAN, Rachel Brasil, é importante resgatar o orgulho de ser do Rio. “Somos e sempre fomos lançadores de tendências. O estilo de ser do Rio atrai olhares de todo o mundo e, neste momento de dificuldade econômica do estado, precisamos valorizar cada vez mais o produto local, fazendo a escolha consciente pelo Rio. Assim, estaremos estimulando um ciclo virtuoso de desenvolvimento local e impactando também em questões fundamentais, como a melhoria do ambiente de negócios, a segurança pública, a educação e a saúde”, afirma.
_______________________Assessoria de Imprensa
Centro Norte Fluminense
Tel.: 55 (22) 2525-6230 / (22) 99877-2583