Agência adota várias medidas para
colocar ponto final em ligações indesejadas que aborrecem o consumidor
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) extinguiu a
gratuidade das ligações até três segundos. A medida é mais uma tentativa de dar
um ponto final na chamada prova de vida: ligações
feitas por robôs, que são desligadas assim que o consumidor
atende.
Com isso, cria-se um banco de dados de pessoas dispostas a atender ligações de
números desconhecidos, para que, posteriormente, um atendente de telemarketing
ligue e ofereça produtos e serviços.
O início das cobranças das chamadas rápidas, sugerida pelo conselheiro Emmanoel
Campelo, é apenas mais uma das ações da Anatel para coibir o telemarketing
abusivo.
No início de junho, a agência publicou uma medida cautelar para suspender o
serviço de empresas que originassem mais de cem mil chamadas por dia com
duração inferior a três
segundos.
A Anatel passou a considerar que as ligações automaticamente interrompidas
fazem mau uso dos serviços de telecomunicações.
Segundo Campelo, cerca de 60% de todo
o tráfego de ligações é atualmente ocupado por robocalls (chamadas feitas por
robôs). Os usuários ofensores podem ter o serviço suspenso e receber multa de
até R$ 50 milhões.
Este mês também passou a ser implementada integralmente a medida da Anatel que
obriga o uso do prefixo 0303 para empresas que fazem telemarketing ativo — ou
seja, quem faz chamadas para vender produtos e serviços.
FONTE: O GLOBO