JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Prefeitura de Itaperuna-RJ capacita equipes para atendimento de pré-natal em UBS

 



A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem se estruturando e planejando levar os serviços de pré-natal para os bairros e distritos. O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) está realizando capacitação junto a médicos e enfermeiros, visando a descentralização do atendimento, que será efetuado nas UBS (Unidade Básica de Saúde).

De acordo com Itaeci Brum Ruas, coordenadora do PAISM, 50% das equipes já foram capacitadas. “Nós terminamos na última semana a capacitação de 50% da equipe. E realizamos reunião de alinhamento de algumas ações desenvolvidas no pré-natal; e teremos outras ações mais. Precisamos valorizar os profissionais que ficarão na linha de frente nas UBS e esperamos capacitar os 50% restantes da equipe”, comenta a coordenadora.

Elisabete Teixeira da Silva, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, explicou que ainda não foi possível iniciar os serviços de pré-natal em todas as unidades. “A UBS São Manoel já realiza o pré-natal! A UBS Carulas deve ser a próxima unidade a realizar. As outras UBS com profissionais capacitados são Aré, Frigorífico, Costa e Silva, Guaritá, Retiro, São Mateus, Venâncio, Carulas, São Francisco, São Manoel; quando os serviços de pré-natal forem começar efetivamente nessas unidades, vamos informar a população”, menciona Elisabete.

A outra fase da capacitação está sendo iniciada e, provavelmente, seja finalizada no mês de agosto, objetivando iniciar em setembro, o atendimento a gestantes nas outras unidades. “Para que possamos realizar o pré-natal de risco habitual nas unidades, precisamos da adesão das mulheres. Entendemos que seja necessário um trabalho de conscientização junto às mulheres e, talvez, esse seja o nosso maior desafio”, finaliza a coordenadora de Atenção Primária à Saúde.

INÍCIO DA CAPACITAÇÃO

Em um primeiro momento, foram distribuídos material teórico, impresso, aos profissionais e realizadas reuniões online com as equipes.

A partir do mês de maio foram realizados encontros para a capacitação prática. O enfermeiro e o médico da UBS participaram da capacitação prática, acompanhando a consulta de um obstetra. Ao final das consultas realizadas eles também participaram de um momento de estudo de caso, analisando e trocando informações sobre as consultas realizadas.

Para a capacitação prática, o Programa Saúde da Mulher tem uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, com a atenção primária; e ainda conta com o apoio do Dr. Júlio Marco Soutelino Costa. Após o término da capacitação e, consequentemente, com o processo de descentralização concluído, o Programa Saúde da Mulher continuará sendo referência de alto risco; e atendendo as pacientes de baixo risco, que residam em localidades sem a cobertura das unidades básicas.


Secretaria de Obras e da Empresa Vieira Stones realizam serviço de limpeza e pintura de meio fios na área central de Santo Antônio de Pádua - RJ

 


O trabalho no Centro da Cidade Prossegue.
Equipes da Secretaria de Obras e da Empresa Vieira Stones realizam no dia 13/07, serviço de limpeza e pintura de meio fios na área central de Pádua. As ações de melhorias aconteceram na Rua dos Leites e no entorno da Praça Pereira Lima. Na foto pode ser visto o trabalho dos servidores da secretaria e funcionários da Vieira Stones na Rua dos Leites e na Praça Pereira Lima.

Vacinômetro Miracema - RJ

VOCÊ SABE QUANTAS PESSOAS FORAM VACINADAS EM NOSSA CIDADE (MIRACEMA)?

Para ter acesso a lista completa de vacinados contra a COVID-19 em nosso município, basta acessar o link abaixo e você será direcionado ao VACINÔMETRO:

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua - RJ recebeu mais doses da vacina Contra a Covid-19.

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua informa que no dia 14/07 o município recebeu mais doses da vacina Contra a Covid-19.
530 doses (D1) de AstraZeneca
Em breve a Secretaria Municipal de Saúde estará publicando o novo Calendário de Vacinação contra a Covid-19.


Sessão Legislativa Extraordinária da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua


No dia 14 de julho de 2021, na parte da tarde às 12h00min, ocorreu uma Sessão Legislativa Extraordinária da Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua. A sessão legislativa aconteceu no Plenário Prefeito Renato Alvim Padilha, cumprindo todas as normas contra o Covid 19.
Na ordem do dia, está em discussão e votação única:
1- Emenda Modificativa n°. 005/2021, ao Projeto de Lei (Mensagem n°. 039/2021):
"Art. 1° - A presente Lei visa a regulamentação da Gratificação por Regência de Classe (G.R.C.), que se destina a remunerar o Professor Regente l e ll em efetiva atuação nas unidades escolares do âmbito da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Santo Antônio de Pádua ante a necessidade de suprir omissões da Legislação Municipal quanto a critérios e regulamentos inerente ao tema".
Foi aprovada.
2- Emenda Aditiva n°. 006/2031, ao Projeto de Lei (Mensagem n°. 039/2021):
"Art. 8° - (...)
Parágrafo Único - A presente Lei obedecerá de todo modo, o estabelecido por meio da Lei Complementar n°. 173/2020 (Programa Federativo de enfrentamento ao Coronavírus Sars-CoV-2) especialmente quanto aos aspectos jurídicos contidos em seu artigo 8° e demais dispositivos".
Foi aprovada.
3- Projeto de Lei (Mensagem n°. 039/2021) - Regulamenta a Gratificação por Regência de Classe (G.R.C) em consonância a manutenção do pagamento do referido adicional, garantido pelo Artigo 7° da Lei n°. 4.092 de 28 de Maio de 2021.
Foi aprovada com as referidas emendas.

 

Assistência Social de Trajano entrega kit Julino para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos





Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, marcou presença na vida dos participantes das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Para não deixar passar em branco as festas Juninas/Julinas tão comemoradas em nosso país, a gestão pública municipal estabeleceu novamente uma relação de apoio neste momento de pandemia. 

 

O objetivo foi estar presente na vida dos participantes do programa e não perder o vínculo. Para isso, a secretária da pasta, Juliana Esteves, entregou um Kit Julino contendo itens como maçã do amor, pipoca, paçoca, broá e doces típicos. Toda ação seguiu dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde – OMS, ou seja, seguindo todas as normas de segurança.

 

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS,  que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. Ele é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). As pessoas que receberam os kits estão matriculadas no Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

 

Quem ainda não se inscreveu pode procurar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Trajano de Moraes e Visconde de Imbé. “É uma alegria, uma oportunidade e tanto, nos fazer presente na vida dessas pessoas, neste momento tão difícil de pandemia, é uma forma de dizer a eles que eles não estão sozinhos. Aproveito a oportunidade para dizer que estaremos na semana que vem, estaremos atendendo aos outros distritos com o programa CRAS ITINERANTE que em breve iremos divulgar, onde levaremos todos os nossos atendimentos  oferecidos nos CRAS(Centro de Referência da Assistência Social ),facilitando o acesso dos usuários à política de assistência social”, disse Juliana Esteves.

 


 

Conselho de Desenvolvimento Rural de Porciúncula - RJ tem primeira mulher na presidência



Conselho de Desenvolvimento Rural realiza eleição para nova diretoria. No dia 13/07/2021, foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura a eleição para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Os novos membros diretores do conselho são: Angela Maria Gripe (Presidente); José Antônio Bento (Vice-Presidente); Flavio Gonçalves de Souza (Secretário) e Andrio José Peixoto Leal Zanirati (Sub-Secretário). A proprietária rural Angela Gripe é a primeira presidente feminina do conselho. A dinâmica Angela é uma professora aposentada, que há muitos anos se dedica a ajudar a comunidade rural. A nova presidente é totalmente envolvida com as questões de apoio à agricultura, aos proprietários e moradores da zona rural. O Conselho de Agricultura é responsável pela coordenação na elaboração de planos, fiscalização, acompanhamento e avaliação das ações programadas e executadas no meio rural, com a participação efetiva dos produtores e da sociedade.


 

Policiais Militares investigam célula de facção criminosa em Cardoso Moreira


A Seção de Comunicação Social do 29º BPM informa que no dia 14/07/2021, policiais militares (Cardoso Moreira), após receberem informações privilegiadas de que elementos que estariam tentando fundar uma célula de facção criminosa no município, equipes da Polícia Militar montaram um ponto de observação na Rua Manoel Azevedo, Bairro Cachoeiro e localizaram uma escopeta calibre 12 de fabricação caseira com seis cartuchos intactos e um rádio transmissor em uma casa abandonada.
Nenhum suspeito foi encontrado e o fato seguiu para a 148ª DP em Italva, onde o material foi apreendido.


 

Prefeitura faz distribuição de canos de rede de esgoto em Trajano e Barra dos Passos

 





A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando a ligação da rede de esgoto na sede do município e, em Barra dos Passos. As obras de expansão estão sendo realizadas após solicitação do prefeito Rodrigo Viana. Elas além de melhorias em infra-estrutura levam benefícios ao meio ambiente e à saúde da população. 

 

De acordo com o chefe do executivo, essa obra é de extrema importância para Trajano de Moraes, e para os moradores de Barra dos Passos, por exemplo. “Investir no saneamento básico é cuidar melhor da saúde do nosso povo. Essa obra trará dignidade para a população. Estamos trabalhando para proporcionar conforto a cada trajanense que depender da rede coletora de esgoto”, comentou o prefeito.

 

A população de Trajano de Moraes agora vê o dinheiro de seus impostos sendo investidos na cidade. “Essas obras eram demandas antigas. Os servidores da secretaria instalaram vários metros de tubulação para coleta dos resíduos. Conseguimos em curto prazo atender essa demanda antiga da população. A ação se faz necessária pela falta de infraestrutura e pela ineficácia dos métodos antigos de coleta de esgoto adotado tanto na sede como em Barra dos Passos”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Alves Nogueira – o Batista.

 

É fato que o saneamento básico afasta a possibilidade de contato das pessoas com dejetos, ou seja, o maior benefício do saneamento básico está relacionado à prevenção. “Estudos mostram que para cada cerca de R$ 1 investido em esgotamento sanitário, o poder público economiza R$ 4 em assistência médica. A meta é fazer com que a população não adquira doenças transmitidas pelo contato com a água suja”, concluiu Batista.


Inscrições abertas para Processo Seletivo e Concurso Vestibular 2021.2

 


Permanecem as novas formas de ingresso, por sorteio e nota do Enem, já adotadas na última seleção. Inscrições são gratuitas.
 
 

O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação 2021 - 2º Semestre. Devido à pandemia da Covid-19, estas seleções continuarão com formas diferenciadas de ingresso – conforme ocorreu no Processo Seletivo e no Vestibular 2021 - 1° Semestre – aprovadas pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, conforme a Resolução N° 30/2021.

 A seleção e a classificação dos candidatos do Processo Seletivo para Cursos Técnicos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Já o Concurso Vestibular utilizará a nota dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, cabendo ao candidato escolher o ano a ser considerado – 2018 ou 2019 ou 2020. 

  Ao todo, estão sendo disponibilizadas 944 vagas em diversos cursos dos campi do IFFluminense, para o 2° semestre letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, online, de 14 de julho até às 22h do dia 02 de agosto de 2021

 Fale conosco - Para tirar quaisquer dúvidas, o candidato poderá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processo Seletivo do campus ofertante do curso pretendido, conforme especificado no Art. 10 do Edital do Processo Seletivo e no Art. 9° do Edital do Vestibular

Cursos Técnicos de Nível Médio

 São ofertadas 575 vagas para o 2º semestre letivo de 2021 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes nos Campus Avançado São João da Barra e nos Campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã. Os cursos são: Hospedagem, Edificações, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Química, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho e Farmácia, conforme estabelecido no Edital Nº 123/2021.

 As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. É fundamental que os candidatos tenham os seus dados cadastrados no portal de inscrições atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles serão utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração.

 Cada candidato inscrito no Processo Seletivo para Cursos Técnicos receberá um número para sorteio, cuja listagem será divulgada no dia 04 de agosto, no Portal de Seleções.

 A seleção e a classificação dos candidatos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube, no dia 05 de agosto, às 11h. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. A classificação dos candidatos será feita de acordo com a ordem do sorteio e, após sua realização, o sistema de resultados fará a classificação final de acordo com o curso, turno e cota a que concorrem.

 O resultado final está previsto para o dia 10 de agosto. Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Cursos de Graduação

 Nesta seleção são ofertadas 369 vagas para Graduação – Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia – dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química), Geografia, Letras - Português e Literaturas, Teatro, Música, Educação Física e Matemática, conforme estabelecido no Edital Nº 124/2021.

 O Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2021 – 2º Semestre é destinado aos portadores de Certificados de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso equivalente. O candidato deve ter participado de uma das edições do Enem de 2018 ou 2019 ou 2020, já que escolherá, no momento da inscrição, uma delas para ter a nota considerada para o processo de seleção.

 As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. Além disso, será necessário informar o número de inscrição do Enem. Atenção: não informar nenhum dado de terceiros, sob risco de ser eliminado do processo.

 No dia 04 de agosto será divulgada no Portal de Seleções a lista de inscritos no Concurso Vestibular. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de agosto. A relação de candidatos selecionados em cada curso será publicada em ordem de classificação, respeitadas as devidas reservas de vagas. A classificação final será por meio da média aritmética das notas obtidas nas áreas de Linguagem e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem, de acordo com o ano escolhido pelo candidato, considerando a ordem decrescente do total de pontos obtidos.

 Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Ambos os editais trazem, no Anexo III, recomendações para realização da inscrição, com um passo a passo explicativo para auxiliar o candidato.

 Distanciamento social

 Os editais também deixam claro que, considerando a situação de emergência em saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19, não haverá atendimento presencial. Portanto, qualquer atendimento aos candidatos será realizado por meios eletrônicos de comunicação.

 Excepcionalmente, e enquanto perdurar a emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão através de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) com a utilização de equipamentos digitais como celulares, tablets ou computadores e internet.


Secretário de Saúde de Itaperuna participa de aula inaugural na UNIG

 




No dia 13/07/2021, o secretário Municipal de Saúde Marcelo Ferreira participou da aula inaugural do curso de ‘Atendimento Pré-Hospitalar Móvel | Suporte Básico de Vida’, ministrado pelo professor Whalas Mendonça da Silva, enfermeiro e especialista em APH Móvel; na Universidade Iguaçu (UNIG - Campus V).

De acordo com o secretário Marcelo, a UNIG disponibilizou o espaço e toda a estrutura, para que os funcionários do Posto de Urgência (P. U.), recebam este treinamento.

“A UNIG nos cedeu esse espaço e todos os funcionários do P. U. vão realizar o treinamento. Nós somos muito gratos ao professor Whalas Mendonça, ao Dr. Agostinho, e a todos os outros profissionais envolvidos neste projeto, que é de suma importância. Qualificar os nossos profissionais é um compromisso da atual gestão, e uma solicitação do prefeito Alfredão, que vem acompanhando de perto, todas as ações da Secretaria. Desejo a todos os participantes, um excelente aprendizado”, finaliza o secretário.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, não compareceu à aula inaugural devido a outros compromissos de trabalho.

Também participaram do evento o Dr. Agostinho Boechat Neto; Danielle Teixeira, subsecretária Municipal de Saúde; Pedro Renato Teixeira Baptista, coordenador Administrativo da Urgência Emergência; o vereador Carlos Assis Eufrasio (Carlinhos Peixeiro), representando o Legislativo Municipal; demais autoridades e convidados, além dos funcionários participantes do curso.


quarta-feira, 14 de julho de 2021

Supermercado & Açougue da Rose


 

Manancial Serralheria e Vidraçaria


 

Turco's VET-PET


 

Messias Pavan - Churrasqueiras


 

Padaria Campo Alegre


 

Ótica Boa Visão Cuidando sempre da sua visão


 

Oliveira salgados, doces e bolos


 

Multi Car - Oficina


 

Mr. Boom Som & Acessórios


 

Lu Stok Móveis, Máquinas e Equipamentos


 

Lavanderia Nossa Senhora Aparecida Lavagem e Recuperação


 

Izalene Coiffeur Studio de Beleza


 

Irmãos Frauches Comércio de Pedras


 

Gráfica 2 Amigos Digital e Offset


 

COPAL Contabilidade


 

Prefeitura Municipal de Aperibé - RJ aumenta repasse para a APAE

 


O Prefeito Roninho participou no dia 13/07, de uma reunião para assinatura do termo de fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, onde foi realizado um aumento do valor de repasse, que possibilitará melhor funcionamento, custeio e manutenção da entidade, que cuida de pessoas com necessidades especiais, oferecendo cuidados, saúde, educação, capacitação e assistência, atuando em nossa cidade há vários anos.
Participaram também da assinatura do termo a Presidente da APAE, Penha Rodrigues, a Secretária de Saúde, Ilcilani Lourenço e a Secretária de Educação, Adriana Motta, o Chefe de Gabinete, Leonardo Moreira, o Secretário do Ambiente, Marcos Sardinha, o Secretário de Controle Externo, Antônio Carlos, e vereadores do município.
É com enorme prazer que comemoramos mais esta conquista tão importante.


Prefeitura Municipal de Itaocara-RJ convoca cidadãos a participarem do PPA

 


O Orçamento Participativo é uma maneira de estimular a participação direta da população na melhoria da arrecadação e na definição das prioridades de uso dos recursos públicos e no planejamento dos serviços e ações com as comunidades e bairros.
O Plano Plurianual (PPA) estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. Com o PPA o Governo busca planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente.
Participe da elaboração do PPA de Itaocara!
Ajude a definir prioridades e programas para o Governo nos próximos 4 anos!
Quem participa faz acontecer!

Boletim Epidemiológico Covid-19 Santo Antônio de Pádua-RJ 180/2021 atualizado dia 13/07/2021

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaocara apresenta seu Boletim Epidemiológico 180/2021 atualizado dia 13/07/2021 às 11:00hrs.

 


Pádua avança na vacinação contra à COVID 19.



Nos dias 14 e 15, serão vacinados, o público em geral, de 38 e 39 anos. A vacinação acontecerá nos Postos de Saúde dos bairros e distritos.
Tem também vacinação de gestantes, puérperas e lactantes. E a segunda dose, completando o calendário vacinal.
Fique atento ao calendário de vacinação acessando as redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde @secretariasaudepadua e compareça quando for convocado.
Continuem se cuidando que seguiremos trabalhando.

Pesquisa mostra que consumo de bebida alcoólica por diabéticos aumentou durante a pandemia: saiba os perigos

 


Estudos anteriores já mostraram que o consumo de álcool aumentou na pandemia. Uma nova pesquisa, contudo, mostra que essa elevação também aconteceu com portadores de diabetes tipo 1. Segundo dados da Glic, uma plataforma de telemedicina e dá suporte a indivíduos com essa doença, o estudo indica que a frequência desse hábito praticamente dobrou nesse grupo. As informações são da Agência Einstein.

De acordo com a pesquisa, dos 56.870 usuários com diabetes tipo 1 inscritos na base de dados desse sistema, 20.829 registraram a ingestão de bebidas alcoólicas entre janeiro de 2019 e dezembro do ano passado. A partir dessas informações, notou-se que foram contabilizados 178.574 registros de consumo de álcool em 2020, contra 95.357 em 2019. Isso representa um aumento de 1,84 vez de lançamentos no sistema — houve, portanto, uma maior frequência de ingestão. O levantamento também indica que mais indivíduos com diabetes tipo 1 passaram a beber durante a pandemia. Em março de 2020, quando os casos de Covid-19 no Brasil ainda eram poucos, 5% dos usuários registraram a ingestão de álcool. Já em outubro do mesmo ano — época em que o Sars-CoV-2 estava disseminado, esse número subiu para 20% (quatro vezes mais, portanto). A pesquisa foi apresentada no 4º Workshop de Diabetes, da ADJ Diabetes Brasil.

A endocrinologista Karla Melo, da equipe de diabetes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é uma das autoras da investigação. Ela agora pretende descobrir se, na pandemia, o volume de bebidas ingeridas por sessão também aumentou para avaliar se há abusos. Segundo Karla, ainda não dá para saber ao certo se o exagero nas bebidas é especialmente nocivo para pacientes com diabetes: "Os resultados são controversos. A maioria dos estudos aponta um risco adicional de hipoglicemia, que alguns indivíduos têm e outros, não". A hipoglicemia é marcada por uma queda abrupta da glicose no sangue, o que pode provocar mal-estar ou consequências mais graves. O álcool favorece o quadro, porque compromete a atuação do fígado, justamente um dos responsáveis por dosar a concentração de glicose no sangue. E como indivíduos com diabetes tipo 1 já sofrem com a regulação da glicose, os efeitos das bebidas alcoólicas seriam mais acentuados nesse quesito.

Até três drinques por dia

A endocrinologista Karla Melo também lembra que o abuso pode provocar ganho de peso e afetar o coração, o que complica o tratamento do diabetes. Por isso, ela recomenda limitar esse hábito: "Para mim, proibir a bebida não funciona. Devemos orientar e educar quanto aos volumes e limites aceitáveis". Sociedades médicas indicam ingerir, no máximo, dois drinques por dia para mulheres e três para homens. Para minimizar a probabilidade de hipoglicemia, o recomendado é não fazer isso em jejum — considerando a medicação, claro. A diabetes tipo 1 é uma doença marcada por um ataque das próprias células de defesa do organismo ao pâncreas. Com isso, o órgão deixa de produzir insulina adequadamente. E é esse hormônio o responsável por inserir a glicose nas células como forma de combustível, fazendo a glicemia aumentar. Não há cura para o diabetes tipo 1, mas os tratamentos atuais permitem um bom controle.

Fonte; Jornal Extra