JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

terça-feira, 20 de maio de 2014

Portabilidade de crédito: entenda o que é e como funciona



As taxas de juros variam muito entre os bancos e a mesma instituição financeira pode adotar diferentes taxas por algum período. Você tem o direito de mudar o banco de seu financiamento para aproveitar essas variações, saiba como
Muitos consumidores não sabem exatamente como funciona a portabilidade de crédito, ou seja, a possibilidade de trocar a dívida de um banco para um outro que tenha uma taxa de juros menor. Por isso, o Idec orienta como o consumidor pode conseguir economizar a partir de linhas de crédito mais atraentes.

1) Primeiro o consumidor deve consultar as taxas praticadas pelos bancos (através de consulta ao site do Banco Central ou agências) consulte a gerência e verifique se o banco aprova o seu cadastro;

2) Percebendo que outro banco possui taxa de juros inferior ao banco onde o já possui o crédito, o consumidor pode optar pela portabilidade. Para isso, precisa solicitar o saldo de suas dívidas no banco onde possui o empréstimo. O banco tem obrigação de fornecer as informações no prazo máximo de até 15 dias;

3) Com esse valor em mãos, deve solicitar ao novo banco uma simulação da portabilidade de crédito, com o detalhamento dos custos que serão incluídos na composição do novo cálculo, o CET (Custo Efetivo Total), que corresponde a soma de todas as despesas que são incluídas nas operações de crédito. Atenção! Verifique se foram incluídos novos serviços ou tarifas, as quais podem ser questionadas. 

4) Compare o valor da prestação e a taxa de juros para o mesmo período. Lembre-se que se aumentar o número de parcelas, a prestação pode ficar menor, mas a dívida será maior, pois o saldo permanecerá mais tempo exposto à taxa de juros, podendo eliminar o benefício da redução da taxa de juros;

5) Antes de finalizar a portabilidade, certifique-se que a operação de fato será benéfica, consulte o banco que possui a dívida e questione a possibilidade do banco reduzir a taxa de juros, argumentando o tempo de relacionamento e serviços que utiliza e, se não houver negociação, procure outro banco. A quitação de sua dívida com o banco do qual pretende transferir sua dívida deve ser feita pelo banco para onde você a está levando, e não por você.

Vale ressaltar ainda que o banco que oferece a taxa de juros menor pode negar a portabilidade de crédito, mas nesse caso os motivos da recusa devem ser informados por escrito conforme prevê o CDC (Código de Defesa do Consumidor). No entanto, o banco que possui o crédito antes da portabilidade não pode negar as informações, não podendo criar dificuldades para que o consumidor tenha acesso ao seu saldo devedor. Não pode, por exemplo, demorar mais do que 15 dias para entregar informações solicitadas e não pode negar a quitação quando solicitada pelo banco que assumirá o crédito.

O Idec ainda aconselha: a portabilidade de crédito é uma boa opção não somente para os consumidores. É também um instrumento de estímulo à concorrência entre as instituições financeiras na busca por oportunidades de atrair bons pagadores, oferecer taxas de juros menores para aumentar a carteira de clientes, oferecer qualidade no atendimento e oferta de crédito mais responsável para reduzir a inadimplência e os juros no país. 

Quais dívidas podem ser transferidas para outra instituição?
O consumidor pode fazer a portabilidade das linhas de crédito para pessoa física (cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículo, crédito imobiliário, crédito pessoal e crédito consignado).

O consumidor tem o direito de escolher livremente para qual instituição realizará a portabilidade. Se encontrar qualquer dificuldade para portar seu crédito, o cliente deve buscar o auxílio do Banco Central pelo telefone 0800 979-2345, carta ou fax. 

O que pode ser cobrado? 
Somente os juros pelo valor do saldo das contas podem ser cobrados na nova operação de crédito. A portabilidade de crédito não prevê a cobrança de tarifas e é proibida a venda casada de serviços, ou seja, condicionar a oferta da portabilidade a contratação de seguros, títulos de capitalização, abertura de conta, adesão a pacote de tarifas específicos, tarifa de transferência TED, tarifa de emissão de boleto entre outros serviços.

Conforme o tipo de crédito a ser transferido a outra instituição (financiamento de bens, como veículos, por exemplo), não aceite a imposição de ter de abrir conta corrente no novo banco credor. No entanto, isso pode ser necessário para créditos em que há depósito direto em conta corrente.

Não pode ser cobrado sobre o crédito passado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), isto é, o imposto que incide sobre todas as operações de crédito ao consumidor.  

Já na portabilidade de crédito imobiliário existem custos adicionais que podem ser cobrados, como as despesas com cartório de registro de imóveis, por exemplo. Ao fazer a portabilidade do crédito imobiliário, o contrato do financiamento precisará ser alterado transferindo a dívida para o banco que terá a guarda da hipoteca no caso de inadimplência. A certidão de registro do imóvel também será necessária, pois a portabilidade não é uma quitação e sim uma transferência de dívida e, por essa razão, não deve ser quitado o contrato pelo primeiro banco e feito novo pelo banco que assumir o crédito. O contrato é mantido.

Porém, fique atento aos custos com a documentação no cartório e a vistoria do imóvel: isso pode tornar a operação desvantajosa.

Outras dicas
- Se o banco do qual pretende sair lhe impuser sanções, como a retirada de benefícios ou produtos como cheque especial e cartão de crédito, denuncie e não aceite a prática, que é abusiva, pois equivale à uma venda casada “às avessas”, pois condicionam um produto ou serviço em função de outro;

- Se o banco para onde vai portar seu crédito exigir de você o ingresso ao cadastro positivo, reconsidere a proposta, lembre-se que a adesão é voluntária e se aderir os seus dados estarão disponíveis para consulta por todas as instituições financeiras e estabelecimentos comerciais;

- Se não estiver seguro dos cálculos, certifique-se sobre a operação com um especialista, parente que tenha algum conhecimento sobre cálculos ou mesmo o Procon. Os bancos podem propor venda de outros serviços e tarifas não autorizadas, sem conhecimento do consumidor, o que pode encarecer o crédito e põe a perder a vantagem da taxa de juros menor.


Caixa define regras para portabilidade de crédito com recursos do FGTS


A portabilidade permite ao cliente bancário pedir a transferência de operações de crédito de um banco para outro que ofereça taxa de juros mais baixa.

Escrito por: Agência Brasil

A edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União traz publicada a Circular 650 que determina critérios e procedimentos operacionais para a portabilidade de crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A circular é da Caixa Econômica Federal, agente operador do fundo. A portabilidade permite ao cliente bancário pedir a transferência de operações de crédito de um banco para outro que ofereça taxa de juros mais baixa.
A circular lista os procedimentos operacionais, após o Conselho Curador do FGTS ter aprovado, em março, a portabilidade. No ano passado, a Lei 12.810/13 e a Resolução 4.292/13 do Conselho Monetário Nacional definiram novas regras sobre portabilidade de crédito, mas era necessária a aprovação do Conselho Curador do FGTS para o caso específico dos financiamentos em que os bancos usam o fundo como fonte de recursos para oferecer os empréstimos.
De acordo com a circular, os bancos podem reduzir o ganho com os juros e a taxa de administração cobrados dos clientes para incentivar a portabilidade. O valor e o prazo da operação não podem ser superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito. Outra regra é que o sistema de amortização da operação do crédito objeto da portabilidade não pode ser alterado.
Se houver divergência entre as informações enviadas pelos bancos, a Caixa poderá rejeitar a transferência da dívida ou solicitar a complementação de informações. De acordo com a circular, os motivos que podem implicar a negativa da transferência da dívida são o não recebimento de informações dos bancos envolvidos e fornecimento de dados cadastrais e financeiros inconsistentes.
A circular reforça que o custo operacional acordado entre as instituições financeiras para fazer a portabilidade não poderá ser cobrado ou repassado ao devedor.
As novas regras de portabilidade entram em vigor no próximo dia 5.
Fonte: Agência Brasil

Integração das crianças com espectro autista nos CAPSI será debatida na Alerj

I

A integração dos autistas nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) será o tema da próxima audiência pública promovida pela Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O evento, que acontece no próximo dia 22/5, às 10h, na Sala 316 do Palácio Tiradentes (Alerj), é aberto à sociedade e tem por objetivo ampliar o debate sobre o atual modelo de atendimento de crianças, jovens e adultos com aspectro autista oferecido pelas prefeituras do estado do Rio. Os interessados devem ficar atentos à inscrição prévia e reserva de lugares, pois a entrada está sujeita à lotação. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (21) 2588-1140 ou através do e-mail comissaopcd.alerj@gmail.com até 21/5.

Os CAPSI são unidades de saúde mantidos pelas prefeituras, para viabilizar o tratamento de pessoas com distúrbios e doenças psiquiátricas - especialmente decorrentes de riscos sociais como drogadição e alcoolismo. O problema é quando crianças e jovens com aspectro autista recebem, nesses espaços, os mesmos tratamentos (clínicos) que outros usuários, quando deveriam ser tratados com medidas multidisciplinares. Só no município do Rio de Janeiro, são sete centros neste modelo de atendimento.

O presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, deputado Márcio Pacheco defende que o atendimento de crianças e jovens com aspectro autista deve ser feito pelas prefeituras de outra forma. “Historicamente os CAPSI foram criados para tratar jovens e adultos com problemas decorrentes de debilidade mental, por conta do uso de drogas. É evidente que há outros transtornos tratados nesses centros, mas o foco do CAPSI são doenças em decorrência de risco social. O problema é que autismo não e doença, mas uma deficiência intelectual; é preciso reabilitação e tratamento multidisciplinar”, pontua.

A partir da implementação da Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, conhecida como Lei Berenice Piana, o autismo passou a ser reconhecido como deficiência. Para com Márcio Pacheco, os CAPSI são um retrocesso no tratamento do autismo. “O tratamento oferecido nosCAPSI é apenas clínico, e deficiência não se trata com remédios. Por isso acredito que lugar de autista não é nesses centros. Se queremos gastar dinheiro para fortalecer o CAPSI, este dinheiro deve ser utilizado para melhorar locais como Apaes e Pestalozzis, que já tratam do aspectro autista há anos, com excelência”, defende o parlamentar.

Sobre a Comissão
A Comissão da Pessoa com Deficiência, da Alerj, atua na perspectiva de fazer valer todas as leis, direitos e deveres das pessoas com deficiência, orientando, encaminhando e fiscalizando todas as demandas relativas ao segmento. O atendimento é realizado através dos seguintes canais: e-mail: comissaopcd.alerj@gmail.com ou pelos telefones 2588-1140 ou 2588-1139. Para denúncias ou reclamação, é possível  entrar em contato com o Alô Alerj da Comissão da Pessoa com Deficiência, pelo telefone: 0800-285-5005.

Serviço:

Audiência Pública Integração dos autistas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSI)
Local: Sala 316 do Palácio Tiradentes (Alerj)
Data: próxima quinta-feira, 22/5
Horário: 10h

Assessoria de Imprensa
Jersey Simon Ferreira

Atraso de verbas: aprovada na Alerj convocação de gestores da Secretaria de Assistência e da FIA



Eles deverão comparecer em audiência pública da Comissão da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 5 de junho, para prestar esclarecimentos a 131 entidades como Apaes e Pestalozzi

O Secretario de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio (SASDH) e o diretor da  Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) estão oficialmente convocados para comparecer à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Eles deverão prestar esclarecimentos sobre o atraso de quatro meses no repasse de verbas públicas. 131 entidades beneficiadas pelas verbas estão há quatro meses sem receber do Governo. A convocação foi aprovada em reunião na Alerj, no último dia 14, pelos deputados Paulo Ramos, Graça Pereira e Márcio Pacheco, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj.

Os representantes da SASDH e da FIA não compareceram à nenhuma das audiências públicas realizadas pela Comissão da Pessoa com Deficiência. A convocação de representantes do poder público está prevista na Constituição Estadual, no parágrafo 100, e no Regimento Interno da Alerj, parágrafo 213. Os convocados terão a obrigação legal de comparecer e prestar os esclarecimentos devidos - e previamente acordados, no próximo dia 5 de junho, em audiência pública, na Alerj. O descumprimento acarreta Crime de Responsabilidade para os ausentes, que poderão, inclusive, ser acompanhados por força policial.

Caso os atrasos continuem, cerca de 20 mil crianças e adolescentes em situação de risco e pessoas com deficiência podem deixar de ser atendidos pelas instituições imediatamente. “É um total desrespeito às instituições, aos seus assistidos, ao meu mandato e à Assembleia Legislativa a ausência dos representantes da SASDH e da FIA. Por isso convocamos legalmente seus representantes. Estas entidades já têm seus contratos assinados, só estão pedindo que o pagamento seja feito em dia. Chega de pires nas mãos”, alertou o deputado estadual Márcio Pacheco.

As federações Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Rio de Janeiro (FEBIEX/RJ), dos Pais e Amigos dos Excepcionais (FEAPAE/RJ) e das Associações Pestalozzi (FEASPERJ); o Movimento Rehabilita Rio, a Federação de Instituições Beneficentes (Feinb), a Associação de Integração dos Deficientes Físicos, a Federação das Apadas-RJ, o Movimento Ressurgir e o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) estão entre as instituições que solicitaram a convocação.


Assessoria de imprensa


Jersey Simon Ferreira

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua instala torre de celular em São Pedro de Alcântara











São Pedro de Alcântara, distrito de Santo Antônio de Pádua, ganhou antena de telefonia celular da operadora Vivo. A torre foi instalada pela Prefeitura e a inauguração aconteceu no último sábado, 17/05, com a presença do prefeito Josias Quintal de Oliveira, do vice Otony Faria, vereadores, lideranças locais e toda a comunidade.
Uma das metas de governo do prefeito Josias Quintal é garantir que toda a população paduana tenha acesso a comunicação. Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito está buscando meios de viabilizar a cobertura de telefonia celular para os distritos e vilas mais afastadas da sede. “Eu quero que na nossa cidade todos tenham acesso à saúde, à educação. Eu quero mais qualidade de vida, e a comunicação é um item muito importante neste processo. Quem mora em áreas sem cobertura de celular sabe o quanto é difícil. A implantação desta torre é de grande relevância para o município e para toda a comunidade de São Pedro”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito também falou sobre a importância deste ato. “Propiciar um novo meio de comunicação é muito gratificante. O celular vai aproximar as pessoas, pode ser útil em um momento de emergência. Que Deus nos abençoe. Continuaremos na campanha de melhoramento do distrito”, disse Otony Faria.
A presidente da Câmara Vanderléia Marques parabenizou a comunidade e o prefeito pela iniciativa. “A expansão do sinal de telefonia celular é um marco na historia do nosso município”, disse Vanderléia.  Os vereadores Neidimar Machado (Masa) e Elton Amaral também ressaltaram a importância da obra. “O prefeito Josias quintal não esqueceu o distrito de São Pedro. Estamos felizes, e ainda há outras obras para serem concluídas”, disse Masa.
 “Cadu é o responsável por esse feito. Ele se empenhou muito, estamos inaugurando hoje, mas o sinal pode oscilar. É necessário paciência, até que tudo se estabeleça. Quero de maneira especial agradecer ao Josias pela nova administração, um novo trabalho que vem sendo feio em equipe. Em breve a reforma da quadra será inaugurada,teremos o baile da terceira idade. Nossa comunidade merece. É uma vitória para todos nós”, garantiu o vereador Eltinho.


Outras localidades também já ganharam torres de telefonia celular, instaladas pela prefeitura. Até o final do governo, Josias Quintal pretende instalar antenas em todas as áreas sem cobertura, proporcionando acesso a comunicação a toda a população paduana.

Torneio de pesca ao Piau reuniu pescadores e promoveu a preservação ambiente




ASCOM -Pádua





                     
No último domingo, 18 de maio, a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a APESCA realizaram o tradicional Torneio de Pesca ao Piau, Além da pesca esportiva, onde os peixes são soltos em seu habitat natural logo após a captura,houve um outro torneio ecológico: o de coleta de lixo nas margens do rio Pomba.
Presente no evento, o prefeito de Pádua, Josias Quintal de Oliveira ressaltou a importância da preservação do Pomba na garantia da vida de toda a comunidade. Ressaltou também que a prefeitura dará todo apoio aos pescadores amadores, que tem no rio o meio de subsistência, de sustento de suas famílias. “Os pescadores precisam se unir, precisam trabalhar juntos para fortalecer a pesca. O peixe é um alimento importante, rico, e a prefeitura vai incentivar o crescimento desta atividade no município”, afirmou Josias Quintal.
A pesca está entre as mais antigas atividades desenvolvidas pelos seres humanos. Há milhares de anos o homem pesca, para se alimentar ou por diversão. No caso da pesca esportiva, além da emoção de “duelar” com o peixe, o contato direto com a natureza,ouvindo os pássaros e o som das águas, permite relaxamento e alívio do stress.
O torneio reuniu pescadores de Pádua, Itaocara, e das cidades mineiras Pirapetinga, Bicas e Carangola, e tem duas categorias, por tamanho e por quantidade. Os vencedores da pesca por tamanho do Piau foram:
1º lugar: Hélio Afonso, de Bicas (Piau com 59cm).
2º e 3º lugar:Edmilson (Piaus de 57cm e 56cm).
4º lugar:Sidney Costa, substituindo Tuia (Piau com. 55cm).
5º lugar: Fernando Sdorinho (Piau com 54,5cm)
E no torneio de coleta de lixo, onde os grandes vencedores são o meio ambiente e a comunidade paduana, destacaram-se:
1º lugar: Flávio Preá, com 8 volumes de lixo.
2º lugar: Ari e Beto, com 3 volumes de lixo.
3º lugar: Otony Júnior e Kiko, com 2 volumes de lixo.

Também participaram do evento os secretários municipais de meio ambiente, Otony Júnior, de esportes, Aliciano Brum, de agricultura, Leonardo Moura, o vereador paduano Carlos Assef e o vereador de Pirapetinga, Fabrício Ruback, membros da APESCA, e Caroline Lisboa,coordenadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (FIPERJ) em Pádua.

 REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
APESCA

Várias obras estão sendo realizadas em Aperibé


As obras em Aperibé não param, seja tanto de convênios como aquelas realizadas pela própria secretaria de Obras do município. Assim, foi realizada a limpeza do córrego que corta o Bairro Serrinha até o Distrito de Porto das Barcas. Isso irá facilitar o escoamento de água, porque o mato toma conta das margens e muitas vezes dificulta o curso natural da água. A limpeza foi feita até o encontro do córrego com o Rio Paraíba do Sul.
Outra obra que está sendo realizada é a preparação de um terreno no Bairro Ponte Seca que irá beneficiar tanto o bairro como adjacências. No terreno será construído um campo de futebol municipal e também uma praça de lazer. Com isso os moradores terão mais um local para a diversão.
Além das duas obras já citada, está sendo preparada a rua alternativa que dá acesso ao hospital. Isso se faz necessário porque dentro em breve, será inaugurada uma Unidade de Básica Saúde (UBS) que está sendo construída em terreno anexo ao hospital. Então facilitará as pessoas que se dirigirem a Clínica da Família como é conhecida a UBS. Além disso, está sendo limpa e reestruturada a ciclovia às margens da via que liga Aperibé a Funil.
O prefeito Dr. Flávio Gomes de Sousa declarou que a cada dia irá levar mais benefícios aos bairros. “Vamos trabalhar para que as comunidades de Aperibé possam ter em seus bairros os benefícios que se tem na sede. Isso vai proporcionar que os jovens tenham uma área de lazer próxima de casa, e não precisarão correr o risco de atravessar a rodovia para ter um momento de lazer,” disse.

Terreno no Bairro Ponte Seca em que será construído um campo e uma praça.

Córrego que corta o Bairro Serrinha até o Distrito de Porto das Barcas foi limpo em toda a sua extensão

Prefeito Mauro Henrique tem encontro com o deputado estadual Christino Áureo em São Sebastião do Alto



Na sexta-feira, 16 de maio, esteve em São Sebastião do Alto o deputado estadual Christino Áureo.Na oportunidade conversou com o prefeito Mauro Henrique e colocou o mandato a disposição do chefe do executivo. A conversa rendeu frutos de possíveis investimentos para a cidade.
Mauro Henrique considerou a conversa com o deputado muito proveitosa. “Coloquei para ele as nossas carências e dificuldades e ele prontamente se propôs a nos ajudar. Christino é um político que tem um carinho especial pela zona rural e sabe o que o homem do campo enfrenta no dia-a-dia. Não é por menos que ficou durante vários anos como secretário de agricultura e pecuária do estado e guarda um carinho do produtor rural pelo trabalho realizado,” frisou.
Ainda de acordo com o prefeito São Sebastião do Alto necessita de pessoas como o Christino Áureo. “Político como Christino é muito importante para município como o nosso, um homem que conhece o interior do Rio de Janeiro e sabe de como é a vida no campo. Precisamos de alguém assim lutando no governo do estado em prol de nossa cidade. Nossa agricultura e pecuária e forte e a parceria com o governo junto com Christino vai ser melhor ainda. Já contamos com o programa estrada da produção que nos ajuda na recuperação das estradas e com essa parceria vamos fazer muito mais,” declarou. 
Na ocasião, o deputado ressaltou a importância de São Sebastião de Alto contar com o prefeito jovem e cheio de ideias inovadoras para o município. “Apreciei muito a vontade do prefeito Mauro Henrique em realizar transformações no município, admiro jovens que tenham a coragem de se envolver na política e fazer o melhor pela população. Informei para o prefeito que ele pode contar com um amigo na Alerj, que estaremos buscando colaborar para trazer para São Sebastião do Alto programas importantes para o desenvolvimento econômico altense,” salientou.  

São Sebastião do Alto homenageia deputado

Em uma sessão extraordinária, na Câmara Municipal, na última sexta-feira, 16/05, que contou com a presença do prefeito Mauro Henrique Silva Queiroz Chagas, os vereadores de São Sebastião do Alto realizaram a entrega do título de cidadão altense a Christino Áureo. De acordo com a vereadora Vanessa Vogas, autora da homenagem, o deputado vem trabalhando com afinco para o desenvolvimento do município. 

MPRJ assina escritura de terreno para construção de sede em Santo Antônio de Pádua



O procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, e o prefeito Josias Quintal de Oliveira assinaram, nesta sexta-feira (16/05), escritura de doação de terreno onde será construída a nova sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) em Santo Antônio de Pádua. As futuras instalações abrigarão as quatro Promotorias de Justiça atualmente existentes na comarca, com previsão de área de expansão.

O terreno doado pelo município situa-se na Avenida João Jasbick, ao lado do prédio do fórum da comarca, e possui área de 4.250 m². Para a construção da sede, será elaborado um projeto de arquitetura atendendo ao padrão do Programa de Expansão da Estrutura Física do MPRJ.

“A doação do terreno é um marco importante para o Ministério Público na cidade de Pádua e propiciará, em breve futuro, uma estrutura de trabalho ainda melhor para os promotores e para o atendimento da população”, disse o coordenador do CRAAI Itaperuna, Waldemiro José Trócilo Júnior, que participou do ato de celebração da escritura, na sede do MPRJ, juntamente com o secretário-geral, Dimitrius Viveiros Gonçalves.

MUNICÍPIO DE ITALVA-RJ RECEBE MÁQUINA MOTONIVELADORA‏



"Tão importante quanto financiar a produção da agricultura familiar é garantir o escoamento dessa produção para os mercados compradores e a circulação de bens e serviços, como transporte escolar e ambulâncias. O aumento da qualidade de vida dos trabalhadores e moradores dos municípios só é possível com estradas em boas condições, o que as máquinas do PAC2 vão garantir."
A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (19) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, durante a solenidade de entrega do último lote de máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamentos) destinado ao estado do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado no Campus "Campos dos Goytacazes" da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Participaram cerca de 300 pessoas. Foram entregues aos prefeitos, simbolicamente, as chaves de 25 motoniveladoras adquiridas pelo Governo Federal, com recursos do MDA que totalizaram R$ 10,3 milhões.






Foto 01 - Luiz Carlos Gomes, Secretária de Assistência Social de Italva Cristina Rios, Vereador Marcão de Campos dos Goytacazes, Luciano D' Ângelo, Vice-Presidente do PT André, Vice-Prefeito de Italva Glycério Rocha, Secretário de Agricultura de Italva Ledir Rangel e Superintendente de Convênios de Italva Elizabeth Rangel.


Foto 02 -Vice-Prefeito de Italva Glycério Rocha, Secretário de Agricultura de Italva Ledir Rangel, Secretária de Assistência Social de Italva Cristina Rios, Luiz Carlos Gomes e Superintendente de Convênios de Italva Elizabeth Rangel.

Foto 03 - Vice-Prefeito de Italva Glycério Rocha, Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto e Secretária de Assistência Social de Italva Cristina Rios.

FOTO 04 - Secretário de Agricultura de Italva Ledir Rangel, Secretário de Obras de Italva Paulo Cesar Domingues, Vereador João Batista Nogueira, Secretária de Assistência Social de Italva Cristina Rios, Produtor de Eventos Luiz Carlos Gomes e Presidente da Cãmara Municipal de Italva Wilson Nogueira

Foto 05 - Secretária de Assistência Social de Italva Cristina Rios e Ministro do Desenvolvimento Social Miguel Rosseto

Foto 06 - Secretário de Agricultura de Italva Ledir Rangel, Vereador João Batista Nogueira e Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto.