JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: INSS - RJ: Confira perfil dos gestores nomeados e abrangência da Superintendência Regional Sudeste III

sábado, 16 de abril de 2022

INSS - RJ: Confira perfil dos gestores nomeados e abrangência da Superintendência Regional Sudeste III

 Com a implementação do Decreto n° 10.995 de 14 de março de 2022, a região Sudeste recebe a nova SR Sudeste III, a sexta superintendência regional do INSS. Após 21 anos vinculado à SR II, junto a Minas Gerais e Espírito Santo, o estado do Rio de Janeiro volta a ser uma Superintendência. Composta por seis Gerências-Executivas, a nova estrutura permite que o estado tenha maior autonomia no cenário nacional.

Para a gestão da nova SRSE III, Caio Maia Figueiredo, então gerente-executivo Rio de Janeiro - Centro, assume agora o cargo de Superintendente Regional Sudeste III.

“O estado possui particularidades importantes e sensíveis no cenário nacional, como questões populacionais, econômicas, midiáticas e quantitativo de benefícios em manutenção. Então a criação da SR Sudeste III vem sendo pleiteada junto à Presidência do INSS e ao Ministério do Trabalho e Emprego há muitos anos”, afirma Caio Figueiredo.

“Com essa medida, o Rio de Janeiro consegue voltar a ter a sua merecida importância no cenário nacional. As políticas e todo nosso trabalho operacional passam a estar vinculados à Direção Central, garantindo uma maior autonomia para o estado na implantação de diretrizes”, complemente o superintendente.

Gerência-Executiva Rio de Janeiro

A partir deste momento, as Gerências-Executivas Rio de Janeiro – Centro e Rio de Janeiro – Norte compõem uma só Gerência: Rio de Janeiro. Abrangendo a capital do estado, a nova estrutura é composta por 26 Agências da Previdência Social, localizadas em bairros das zonas central,sul, norte e oeste do estado.

A servidora Dina Keller Ferreira Matias assume a gestão da nova Gerência. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Direito pela Universidade Estácio de Sá, ingressou no INSS em 2004, passando por diversos setores durante seus 18 anos de serviço público.

Dina Keller atuou na Seção de Orçamento, Finanças e Contabilidade da GEX Rio-Norte, onde permaneceu até 2010. Durante os sete anos seguintes, esteve nas funções de Chefia de Benefícios e substituta de gerente nas APS Avenida Brasil, Presidente Vargas e Marechal Floriano. Entre 2017 e 2022, assumiu a GEX Rio de Janeiro – Norte. Agora, tem o desafio de gerir toda a capital do estado.

As unidades de atendimento que compõem a atual GEX Rio de Janeiro são responsáveis pela manutenção de mais de 4,3 milhões de benefícios previdenciários. Além disso, só no último ano, as agências da capital realizaram mais de 283 mil atendimentos a cidadãos.

Gerência-Executiva Campos dos Goytacazes

Abrangendo a Região Norte e Noroeste Fluminense, a Gerência-Executiva Campos dos Goytacazes conta com 18 agências de atendimento ao público, localizadas em mais de dez municípios, sendo eles: Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Miracema, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, Casimiro de Abreu, Macaé, além de Campos dos Goytacazes.



Em 2021, levando o atendimento a mais de 109 mil cidadãos, a GEX Campos dos Goytacazes mantém mais de 1,05 milhão de benefícios. Desde novembro, Daniel Mussi Molisani comanda a GEX Campos, cargo que já havia ocupado entre 2012 e 2015. Graduado em direito pela Universidade Estácio de Sá, o advogado iniciou sua carreira no INSS em 2004 como Analista do Seguro Social.

Dentro do Instituto, teve sua carreira desenvolvida nas áreas de atendimento ao público, Monitoramento Operacional de Benefícios, Reconhecimento Inicial de Direitos, Atendimento de Demandas Judiciais e Manutenção de Benefícios. Exerceu as funções de chefe de Benefícios e gerente da APS Macaé, além da função que ocupa atualmente.

Gerência-Executiva Duque de Caxias

Localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Gerência-Executiva Duque de Caxias abrange a Baixada Fluminense. Composta por 16 Agências da Previdência Social, a GEX está presente nos municípios de Paracambi, Japeri, Queimados, Itaguaí, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Magé, São João de Meriti e Guapimirim, além de Duque de Caxias.

Sendo uma das regiões mais populosas do estado do Rio de Janeiro, Marcos de Oliveira Fernandes ocupa o cargo de gerente-executivo desde abril de 2017. Com mais de 30 anos de serviço público, Marcos é graduado pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG) e já atuou como Chefe de Benefícios e Gerente de APS Queimados e Japeri.

Com destaque para o número de atendimentos realizados nas agências, mais de 198 mil só em 2021, a GEX Duque de Caxias ainda mantém cerca de 2,1 milhões de benefícios.

Gerência-Executiva Niterói

Levando o atendimento do INSS a Região das Baixadas Litorâneas, a Gerência-Executiva Niterói conta com 15 unidades de atendimento em dez municípios, sendo eles: Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia e Tanguá.

O atual gerente-executivo Niterói, Marcus Vinícius Torres Vasconcelos, é graduado em Ciências Econômicas na Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá.

No INSS, teve sua carreira iniciada em agosto de 2008 como Analista do Seguro Social. Atuou em diferentes seções da área de benefícios, além do cargo de Chefe de Benefícios da APS Niterói até 2010. Entre 2013 e 2018, assumiu a chefia da Seção de Reconhecimento de Direitos e do Serviço de Benefícios da GEX Niterói. Desde 2018, Marcus Vinícius ocupa o cargo de gerente-executivo Niterói.

Responsável pela manutenção de mais de 1,5 milhão de benefícios, a GEX Niterói também obteve o maior número de atendimentos realizados dentro do estado do RJ , somando mais de 209 mil em 2021.

Gerência-Executiva Volta Redonda

Abrangendo as regiões da Costa Verde, Médio Paraíba e Centro-Sul Fluminense, a Gerência-Executiva Volta Redonda possui 12 agências localizadas nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paraty, Piraí, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Há mais de um ano, Fabiane Azevedo de Jesus ocupa o cargo de gerente-executiva Volta Redonda. Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Previdenciário, Fabiane iniciou sua carreira no INSS em 2003 como servidora da Agência Volta Redonda e, logo após, atuou na Seção de Reconhecimento de Direitos por treze anos. Entre 2017 e 2021, ocupou o cargo de Chefe do Serviço de Benefícios.

No ano de 2021, as agências que compõem a Gerência de Volta Redonda, quem mantém mais de 900 mil benefícios, realizaram cerca de 43 mil atendimentos ao público.

Gerência-Executiva Petrópolis

Contando com 11 Agências da Previdência Social nas regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense, a Gerência-Executiva Petrópolis leva o atendimento ao público dos municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Teresópolis, Três Rios, além de Petrópolis.

Responsável pela manutenção de mais de 990 mil benefícios e pela realização de cerca de 36 mil atendimentos no ano de 2021, a gestão da GEX é feita por Fernando Mascarenhas dos Santos Júnior, servidor público desde 2003. No INSS, o gestor iniciou sua carreira como servidor na Agência Alagoinhas, naBahia.

Entre os cargos que já ocupou, Fernando Mascarenhas foi chefe do Serviço de Benefícios na GEX Niterói, gerente-executivo Niterói, gerente das agências Almirante Barroso e Copacabana no Rio de Janeiro. Após ocupar o cargo de Coordenador Geral de Integridade e Gerenciamento de Riscos do INSS entre 2020 e 2021, Fernando assumiu a Gerência-Executiva Petrópolis pela segunda vez, onde permanece até hoje.

Com a criação da SR Sudeste III, Caio Figueiredo reconhece a importância dos servidores do RJ para enfrentar o desafio que tem pela frente: “É uma grande missão, teremos muito trabalho, mas contamos com uma equipe excelente de colaboradores. Confio que grandes esforços serão depositados por todos. Estarei dedicado em fazer a Superintendência do Rio de Janeiro funcionar”, afirma o superintendente.

Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário