Este foi o primeiro procedimento neurocirúrgico dessa classe realizado na Região e possivelmente, um dos poucos realizados até hoje no estado.
ITAPERUNA - A Equipe de Neurocirurgia do Hospital São José do Avaí, situado em Itaperuna, no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, - referência nacional em procedimentos de alta complexidade - , realizou nesta semana o primeiro procedimento cirúrgico com um paciente acordado. Na ocasião, a técnica foi aplicada numa mulher de 47 anos, portadora de um tumor localizado na área de controle dos movimentos no cortex cerebral.
A Equipe, composta pelos médicos, Celso Ávila (Chefe da Neurocirurgia), Carlos Eugênio Monteiro (Coordenador do Programa de Residência Médica em Neurocirurgia e Cirurgião Responsável pelo Setor de Tumor), Pedro Nunes Boechat (preceptor do Programa de Residência e Cirurgião Responsável do Setor de Neurocirurgia Vascular), Ângelo Guarçoni Netto e Caíque Castro (preceptores do Programa de Residência e Cirurgiões Responsáveis pelo Setor de Cirurgia da Coluna), contou com a brilhante performance do anestesista Dr. Eduardo Nassif Martins, que se utilizou de técnicas mistas para garantir absoluta segurança durante todo o procedimento cirúrgico.
- A técnica anestésica empregada no caso é chamada 'sleep-awake-sleep surgery' e permite que o paciente possa ser avaliado durante a cirurgia. Isso se faz necessário para saber se a manipulação do cérebro esta comprometendo a função do órgão - explicou Dr. Carlos Eugênio M Barros.
Ainda de acordo com o neurocirurgião Carlos Eugénio, o quadro foi descoberto em função de crises convulsivas e perda discreta de força no lado esquerdo, que a paciente apresentou.
A sleep awake surgery é um procedimento que busca otimizar a retirada do maior volume de tumor cerebral possível quando localizado nas áreas cerebrais chamadas de 'eloquentes', ou seja, com funções reconhecidamente importantes como a fala ou o controle dos movimentos.
Segundo informações do boletim médico, o paciente encontra-se acordado, em ótimas condições clínicas, acordado e sem dor.
(Por Lili Bustilho)
Estou orgulhosa do nosso estado, é muito bom ver essa técnica sendo aplicada em nossa região, parabéns, sucesso a equipe.
ResponderExcluir