JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Consulta do Auxílio Brasil pelo CPF será liberada; veja como fazer

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Consulta do Auxílio Brasil pelo CPF será liberada; veja como fazer

 Ministério da Cidadania abre consulta ao Auxílio Brasil. Veja como descobrir se você terá direito ao novo benefício.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Pádua Claudineia Valéria Cardoso Pinheiro e Cilimara Matos Gestora do Cadastro único do município


O Ministério da Cidadania anunciou que já liberou a consulta para saber quem irá receber o Auxílio Brasil. Desde que foi anunciado o calendário de pagamento do novo programa, milhares de brasileiros têm procurado os Centros de Assistência Social (CRAS) em diversas cidadesda região como Pádua, Aperibé Itaocara, Cambuci, São José de Ubá, Itaperuna e  Pirapetinga-MG para verificar se estão na lista de aprovados do Auxílio Brasil em novembro.

O governo lançou na última semana o Aplicativo do Auxílio Brasil onde por meio do CPF o beneficiário pode consultar se irá receber. O download do app está disponível para celulares Android (clique para baixar). Por enquanto, para smartphones com sistema iOS, apenas o app do Bolsa Família segue disponível (clique para baixar).

Outra forma do cidadão verificar se terá direito ao benefício é ligando para a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121.


A consulta do Auxílio Brasil tem sido buscada principalmente pelos brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial entre abril e outubro deste ano. Com o término do programa, que teve duração desde 2020, beneficiários querem saber se perderão a ajuda do governo a partir de novembro. Confira o que se sabe até o momento sobre esse assunto:

Você precisa ver
Auxílio Brasil: beneficiários do Auxílio Emergencial irão receber?
Auxílio Brasil 2021: nem todos que estão no CadÚnico irão receber; entenda
Recentemente o governo informou que não será preciso fazer novo cadastro para receber o Auxílio Brasil em novembro. No primeiro mês do programa serão beneficiadas as 14,6 milhões de famílias que já fazem parte do Bolsa Família.

"Serão migradas as familias do Bolsa Família que estavam na folha de pagamento do Programa de outubro/2021, com exceção daquelas em que foi verificado, em qualquer momento do mês de outubro, o descumprimento das regras de gestão de benefícios do Programa Bolsa Família", informou o órgão em nota.


A pasta da Cidadania comunicou também que não é necessário realizar a atualização do Cadastro Único para ter direito ao Auxílio Brasil em 2021. "Somente precisa atualizar se o seu cadastro estiver desatualizado. Caso o cadastro esteja atualizado a menos de 2 anos e não tenham ocorrido mudança de endereço, renda ou outras informações da sua família não é necessário realizar uma nova atualização."

Para saber se estão no Cadúnico os beneficiários podem fazer a consulta por telefone no número 0800 707 2003. A ligação é gratuita e o atendimento funciona das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

O Cadastro Único é feito e coordenado pelas prefeituras, que fazem a análise do beneficiário e inserem os dados no sistema do Governo. Quem opera o Cadastro Único é a Caixa, que faz os pagamentos dos benefícios.

Você precisa ver
Auxílio Brasil terá ingresso de novos aprovados todos os meses, diz governo
Aplicativo do Auxílio Brasil é lançado; veja como baixar e consultar o valor a receber

Auxílio Brasil começou dia 17 de novembro
Cerca de 14 milhões de famílias começaram a receber o Auxílio Brasil a partir da quarta-feira, 17 de novembro. O calendário do novo programa irá seguir as mesmas datas definidas para o pagamento do Bolsa Família, cujo depósito era feito sempre na última quinzena de cada mês.

Confira o calendário do Auxílio Brasil para novembro:

17 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 1;
18 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 2;
19 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 3;
22 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 4;
23 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 5;
24 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 6;
25 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 7;
26 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 8;
29 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 9;
30 de novembro - depósito para os beneficiários com NIS final 0;

Segundo o Ministério da Cidadania, o depósito do Auxílio Brasil será feito por meio de conta poupança social digital, conta corrente de depósito à vista, conta especial de depósito à vista e conta contábil (plataforma social do programa).

O crédito dos valores será realizado em conta contábil apenas nos casos em que o Responsável Familiar não possuir nenhuma das outras modalidades de conta bancária ou caso opte por receber por meio desta.

O órgão ressalta que os valores do Auxílio Brasil poderão ser sacados com o Cartão Bolsa Família até emissão de um novo cartão. A abertura da conta poupança digital para depósito do Auxílio Brasil poderá ser feita de forma automática em nome do Responsável Familiar inscrito no Cadúnico. O prazo para sacar a parcela do Auxílio Brasil será de 120 dias após o depósito dos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário