JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Todas Paróquias de Santo Antônio de Pádua- RJ, iniciaram quaresma católica e encerraram no Domingo de Ramos.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Todas Paróquias de Santo Antônio de Pádua- RJ, iniciaram quaresma católica e encerraram no Domingo de Ramos.

 


O Jornal sem Limites acompanhou esse momento de preparação das Paróquias no município, deixamos para postar todos momentos, algumas fotos foram registradas pela Jornalista Marcia Mendes, outras fotos retiradas das Páginas das respectivas Igrejas, então confiram como foi esse momento de Fé Católica.



                               
                          Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco


As Missas nas Paróquias do Município foram celebradas pelos sacerdotes responsáveis e Diaconato, Nossa Senhora das Graças, Padre Fagner Ribeiro, Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Padre Paulo Henriques, Padre Adriano,  Paróquia Pessoal Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio, Revmo. Pe. Ivoli Fernando Latrônico  e Quase Paróquia Santa Rita em Monte Alegre, Padre Kennedy Edward.

A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa.

No tempo Quaresmal é vivenciado os quarenta dias que antecedem a Páscoa. Esse tempo está dentro do grande Ciclo Pascal. Se inicia com a quarta-feira de Cinzas e se encerra na quinta-feira Santa, porém a Missa Vespertina da Ceia do Senhor já não faz parte da Quaresma e sim do Tríduo Pascal, que contempla a Quinta, Sexta e Sábado Santo.

O tempo Pascal celebramos do Domingo de Páscoa até Pentecostes. E para cada tempo litúrgico usa-se uma cor específica.

 

O nome Sábado de Aleluia vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “aleluia” na missa durante a Quaresma. Ao final do sábado de aleluia, é celebrada a celebrada a Vigília Pascal, “a mãe de todas as vigílias”. Nessa missa, a vida de Cristo e a esperança são comemoradas. Ao final da vigília, pode-se dizer “glória” e “aleluia”, que foram omitidos durante o período da quaresma.

 Em Campos ocorreu a Missa da Unidade, que reuniu padres e marca bênção e consagração dos Santos óleos. Que ocorreu, restritos aos sacerdotes da Diocese de Campos.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco presidiu no dia 28/05, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador em Campos a Missa do Crisma com a Bênção dos Santos Óleos. A celebração Eucarística com a Igreja com as portas fechadas e número reduzido de sacerdotes que receberam os Santos óleos que serão usados nas paróquias e comunidades religiosas na administração dos Sacramentos durante o ano.

A Santa Missa tradicionalmente é celebrada no Tríduo Pascal, pelo isolamento social neste tempo de Pandemia do Coronavirus a Santa Missa foi celebrada nesta semana dentro do Tempo da Páscoa, por orientação da Congregação do Culto Divino. Dom Roberto Francisco destacou:

– Recebemos da Santa Sé a orientação de adiar e trasladar  a Santa Missa Crismal ou Missa dos Santos Óleos para a frente, mas deve ficar no Tempo Pascal por significar a Páscoa da Igreja que nasce do lado aberto de Cristo, que é antecipada na Quinta Feira Santa e essa missa retrata todo mistério de comunhão e celebramos de forma reservada com o governo e o Conselho Presbiteral a portas fechadas. Essa missa vai nos passar essa experiência que está viva e que é mistério de comunhão e tem um rosto e que acompanha o povo em todas as situações, no sofrimento, no isolamento, mas que é a Igreja de Cristo fundou uma, santa e católica e apostólica e vamos rezar por ela que é a esposa fiel de Cristo. Ela é o centro de nossa fé. –

 

 

Neste ano, as procissões e via sacras, tradicionais na Semana Santa, foram suspensas em cumprimento às recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de autoridades de saúde e sanitárias, assim como em respeito aos decretos do Governo estadual e da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, devido ao isolamento social necessário para frear a transmissão do novo coronavírus. Contudo, a Arquidiocese de Campos orientou que os fiéis participassem das celebrações pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus em casa, através de cerimônias transmitidas on-line. Como ocorreu programação em diversas paróquias, Capelas, da cidade de Pádua.

 




                                   













 

 























Domingo de Ramos:





















Fotos da Quaresma na Paróquia Nossa Senhora Das Graças:
















 

Fotos: Jornal Sem Limites

Jornalista: Marcia Mendes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário