Um espaço específico autorizado para prática de voo livre. O que antes era provisório,
solicitado a cada campeonato, passou a ser definitivo. Porciúncula agora está no mapa da aeronáutica, através da criação do EAC (Espaço Aéreo Condicionado) Porciúncula – Ofício 105/DCC01/7025, de 22 de abril de 2020.
Com o ‘boom’ que houve no espaço aéreo nos últimos anos, a aeronáutica voou para organizar e garantir a segurança de todos. Crescimento da malha aeroviária, áreas de vôos ficando cada vez mais restritas e desenvolvimento de esportes aéreos levaram a Aeronáutica a publicar uma resolução específica para a prática do voo livre. O esporte agora precisa se adequar e ser realizado dentro de um espaço autorizado pela Força Aérea Brasileira.
Em casos de competição, o município solicitava uma autorização de voo (NOTAM). O NOTAM limita a região específica para a prática de voo livre, com regras de distância e altura. A autorização era emitida provisoriamente, em casos de campeonato. Agora, a conquista é permanente.
O presidente da Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro, André Celestino, comemora a conquista: “O mapa de Porciúncula agora entra na carta que os pilotos – comerciais ou não - recebem, que a aeronáutica disponibiliza como área destinada a práticas de voo livre. Importante para ratificar a tendência da cidade à prática de voo livre e gerar maior visibilidade no meio esportivo, uma vez que os pilotos procuram áreas seguras, que não tenham problemas com rotas aéreas”, concluiu o presidente da FVLERJ.
A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Marilda Prevatto, também comemora: “Diante de um cenário tão difícil para o turismo, esta conquista nos alegra e traz esperanças de dias melhores e voos seguros!”
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário