Pop rock, MPB, funk, gospel, entre outros estilos musicais foram apresentados harmoniosamente no Prêmio Baden Powell de Novos Talentos que aconteceu no último sábado (25/11), no CIEP Dr. Miguel Couto Filho, em Varre-Sai. A noite foi de celebração pelos 26 anos de emancipação político-administrativa de Varre-Sai. A abertura do evento foi realizada pela centenária Lira Santa Cecília.
Entre as presenças ilustres estavam o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, o vice-prefeito João Said, presidente da Câmara Municipal, Cláudio Paulanti, secretários municipais e ainda o prefeito de Natividade, Severiano Rezende.
O Prêmio Baden Powell de Novos Talentos é uma realização da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e está inserido no Programa Cidade da Música, desenvolvido pela Attivitá Consultoria e Eventos, com o apoio do Sebrae.
A ideia é promover e destacar a obra do compositor e violonista Baden Powell no município onde nasceu e valorizar os novos talentos musicais das escolas do município.
O representante do Sebrae e da Attivitá Consultoria, Fábio Pimentel, agradeceu à Prefeitura por participar da elaboração do Prêmio Baden Powell de Novos Talentos.
“Aproveitamos o fato de Baden Powell ter nascido no município para valoriza isso junto à nova geração e aproximar as pessoas da história dele e nada melhor que trabalhar com os alunos das escolas. E o regulamento foi submetido à família do Baden Powell que aprovou”, disse.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Alberto da Silva, lembrou que a noite era muito esperada porque além da entrega do Prêmio ainda aconteceu a entrega do prêmio do Campeonato de Xadrez e do Concurso da escolha do Estandarte, Bandeira e nome da Banda Marcial.
“Agradeço à equipe da Secretaria de Educação que é muito afinada. Quero dizer que esse é o trato que a Secretaria dá aos nossos alunos para destacar os seus talentos. Não é tarefa fácil fazer Educação, por isso, contamos com o apoio de todos”, afirmou.
Todos alunos que participaram do concurso receberam tablets e os professores que orientaram os alunos também receberam tablets e as escolas onde estão matriculados receberam um notebook cada.
Os alunos que participaram do Prêmio Baden Powell receberam troféu de participação.
Como a aluna Alice Maria Ribeiro de Mattos, de 8 anos, do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vargem Alegre. Ela foi a primeira a se apresentar com a música “Trem Bala”, de Ana Vilela.
“No início estava nervosa quando subi no palco fiquei tranquila. Queria mostrar meu talento, minha música. Tenho o sonho de ser cantora e aparecer na televisão”, disse.
A representante da Escola Municipal Primo José Sobreira, aluna do 4º ano ensino fundamental, de apenas 9 anos, Alice Ferreira Sinis, encarou a responsabilidade de cantar Baden Powell e Vinicius de Moraes. Ela contou que escolheu “Formosa” porque era uma forma de homenagear o artista que deu nome ao Prêmio.
“Não conhecia as músicas de Baden, como todos em Varre-Sai falam muito nele, resolvi procurar na internet e virei fã”, afirmou.
Representando a Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes, o Quarteto formado por Patrícia Bernardes, Elen Aparecida de Oliveira Santos, Angélica Ferreira e Mara Corrêa Pires apresentaram a música gospel “O nome de Jesus”, de Isadora Pompeo.
“Foi muito bom participar pela primeira vez de um Prêmio e uma forma de mostrar o que sabemos”, disse Angélica.
Já Aline Crevelaro, 15 anos, do 1º ano do ensino médio, representou o CIEP Dr Miguel Couto Filho, cantando música “Meu Erro”, de Paralamas do Sucesso.
“Eu tenho uma banda e toco na igreja. Foi bem louca a minha participação, pois uma professora me inscreveu e gostei muito . Esse Prêmio é uma ajudinha para os novos talentos pois podemos mostrar nosso potencial”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Paulanti, fez um breve histórico sobre a emancipação de Varre-Sai.
“Varre-Sai completa 26 anos de emancipação, mas bem antes em 1879 foi decretada a lei que criava Varre-Sai e o tempo passou e um pequeno grupo lutou pela emancipação, como Dr Silvestre, meu pai Miguel Paulanti, entre outros e em 1990 foi realizado o Plebiscito”, lembrou.
O vice-prefeito João Said ressaltou a alegria e festa em participar da solenidade que também comemorava o aniversário do município.
“Varre-Sai significa para mim tudo, é o lugar que eu amo e me desperta o entusiasmo. O que for possível fazer por Varre-Sai, juntamente com o Silvestre, estaremos dispostos a fazer para que se torne maior”, disse o vice-prefeito.
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, falou da luta da emancipação e satisfação em ver Varre-Sai como município hoje e parabenizou a todas as crianças que participaram do Prêmio Baden Powell, da Banda Marcial e os vencedores do Concurso de Escolha do Estandarte, Bandeira e nome da Banda Marcial.
“Trabalhamos muito, juntamente com outros colegas, para ver Varre-Sai se tornar município e hoje é uma satisfação muito grande quando vejo a bandeira do município, quando vejo as placas de carros com o nome Varre-Sai e ver o município se projetar nacionalmente com trabalhos e realizações. Quero parabenizar as crianças que receberam prêmios, pois o importante é mostrar o talento. Quero parabenizar o secretário pelo belo trabalho na Educação e também ao Paraíba e ao Wagner pela Banda Marcial que toca tão bonito quanto nossa Lira Santa Cecília. E falar ainda do carinho de Baden Powell com Varre-Sai que no meu outro mandato me pediu para não deixar a cidade crescer para continuar acolhedora. Mas isso é impossível pois temos de trabalhar pelo progresso de Varre-Sai”, concluiu.
Também aconteceram apresentações da Banda Marcial Giuseppe Tupini e do Grupo de Dança de Varre-Sai. O evento foi encerrado com apresentação do cantor Glaudston Baptista Couto (Rimão).
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal Varre-Sai
Fotos:Sidney Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário