JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Passarelas não são respeitadas e Paduanos pedem: “Mais segurança, menos multadores”

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Passarelas não são respeitadas e Paduanos pedem: “Mais segurança, menos multadores”


Ponte de ferro Alberíades Gabry precisa de segurança!



Ponte de ferro Alberíades Gabry, ligando o bairro Caixa D'água ao bairro Aeroporto  continua sem fiscalização da guarda municipal. 
Um sonho esperado  pelos moradores, que sofriam  com a espera do ônibus, facilita a chegada ao hospital, fórum, Copapa, e a outros locais que liga aos bairros.
 Mas que atualmente se tornou um pesadelo devido a falta de segurança no local.

 A passarela foi inaugurada no dia 04 de julho de 2012,  pelo prefeito José Renato,ligando os bairro Gerador aos bairros, São José, São Luís, Farol, Cehab e Dezessete.

Moradores questionam: A guarda Municipal não pode fiscalizar? Por quê?

Hoje pela manha o Professor Jamil  relatou um fato que se torna natural e permitido no local, o desrespeito do direito de ir e vir de cidadãos paduanos.

 O Prof. Jamil ligou para Radio Feliz e fez um desabafo, já não é nem uma reclamação:

“A gente fica sem segurança, sem proteção, as autoridades não tomam providencias. A guarda virou são Cosme e Damião, só andam Dois e Dois. Na ponte não fica ninguém. Sem segurança alguma, motoqueiros passam em alta velocidade, não respeitam o direito dos pedestres.

Hoje um motoqueiro, quase atropelou uma criança, o pai foi reclamar se deu inicio uma confusão rapaz que pilotava  a moto ainda queria brigar, como o pai foi uma pessoa de paz ,não deu continuidade ao ocorrido.

Pedimos providencias. Vão esperar matar uma criança? 

 Não sei quem é responsável pela Guarda, temos escolas no horário de 11. h ao 12  h e  as 5 h da tarde o movimento é grande de crianças utilizando a passagem e   acontece  a mesma coisa, o desrespeito às crianças e populares que utilizam a ponte para encurtar caminho. Desrespeito total.”


A reclamação foi enviada hoje (31.11) a Radio Feliz de Pádua e transcrevemos para o jornal. já que recebemos muitas reclamações da falta de segurança nessa ponte.

A passarela é um patrimônio, é necessária a guarda diretamente ali, não só 1,2 dias tem que ser diária a permanência no local.

Santo Antônio de Pádua quer mais segurança nas ruas e menos multadores de trânsito, o que vemos hoje é a Guarda Civil Municipal na rua só multando atrás de arvores, em baixo de coberturas, escondidos, não conversam com os motoristas, não se apresentam sequer para entregar a multa, multam de longe.


Foto: Pádua Livre
                                     


 A guarda foi criada no inicio de 2014 e mesmo com pouco tempo de existência ganhou destaque entre as instituições do estado, pois passaram a oferecer orientações em escolas e participando de campanhas educativas. E a população fica grata por isso, mas necessitam de segurança na pratica também, multando, coibindo, esses infratores das leis, que insistem em atravessar as passarelas de bicicletas, motos, eles precisam sentir no bolso o peso da irresponsabilidade de seus atos.

A prefeitura de Pádua poderia ter guardas municipais, agindo em todas as frentes de policiamento preventivo e ostensivo, proporcionando uma maior tranquilidade para a comunidade.
Para comunidade paduana, o prefeito Josias Quintal esta muito mal assessorado nas questões da segurança pública, pois ele tem em mãos uma guarda municipal altamente qualificada, mas que não está sendo aplicada no servir a população como prevê a legislação. Pois só é utilizada para multar,a  não ser que a guarda toda não esteja disponível a servir nas ruas de Pádua, são 49 integrantes da  guarda municipal, muito pouco para  atender 45 mil habitantes e se forem ocupar outras vagas,que não seja a qual prestaram concurso o de servir aos paduanos como guarda ,fica complicado.Pois a gurda não é só para multar e sim para proteger também.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Santo Antônio de Pádua, é o Ex.Policial, Sr. Francisco Siqueira Schelk, que a frente da guarda presta seu servir a comunidade.

Quanto a  Guarda foi criada em 2014 em seu discurso de posse afirmou o Prefeito Josias Quintal:

“A cidade espera que esta organização cumpra o seu trabalho da melhor maneira possível. Vocês desempenham uma postura disciplinadora. São guardiões, protetores da população. Vão construir a história da Guarda Municipal. É o resultado do trabalho de vocês que vai formar a imagem da Guarda junto à população. A criação da Guarda atende à necessidade de coibir os atos que perturbam a ordem pública. Todo cidadão de bem quer viver em uma cidade segura, com o trânsito possível. Quarenta e cinco mil pessoas estão olhando para vocês. falou o Prefeito, se referindo ao número de habitantes em Pádua.”

Bom então que esse discurso seja aplicado agora na segurança de nossas crianças, na Ponte de ferro Alberíades Gabry, que na verdade é uma passarela de pedestres.

A Guarda Municipal é uma instituição de segurança pública municipal de caráter civil, uniformizada e armada de acordo com a lei federal N° 10.826, sendo subordinada ao Prefeito da cidade, tendo o dever de gerar segurança nos limites do município. Essa lei Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas. 

E a população tem a Lei N 13.022 .art. 3o   tendo os  princípios  atuação da guarda municipal   ao seu favor:

I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;  

II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;  
III - patrulhamento preventivo;  
IV - compromisso com a evolução social da comunidade; e  
V - uso progressivo da força. 


Então que essa legislação seja usada em favor dos paduanos.

Bom, mas uma vez faço uma matéria a respeito, espero que tomem providencias e deixo aqui nada contra a guarda municipal, como Locutor Muniz  falou, só estamos fazendo nosso trabalho, é muita reclamação a respeito, nós também não aguentamos mais reclamar atendendo a população.  Esperamos não ser perseguidos e nem multados.


Não temos o poder nas mãos o poder se encontra nas mãos de Josias Quintal, torcemos para que ele atenda o clamor de seu eleitorado, pois afinal de contas sua reeleição comprova a confiança dada a ele pela população e agora merecem o devido respeito, pois se votaram é porque acreditaram em suas promessas de um governo melhor para todos.

Ufa! Cansei....

Nenhum comentário:

Postar um comentário