Atualmente, o botijão de gás é o combustível utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros e sua distribuição atinge praticamente todos os municípios. As empresas distribuidoras de gás atuam por meio de permissão do governo e têm uma grande responsabilidade com a população. Cabe a elas garantir o fornecimento regular e um produto confiável e seguro para seus consumidores. No entanto, o uso do produto em segurança requer alguns cuidados essenciais e o secretário Municipal de Defesa Civil e presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – COGEDESC -, Gláucio Mansur, alerta os munícipes sobre o manuseio dos botijões de gás.De acordo com o secretário, para evitar riscos, é importante saber manusear corretamente os recipientes, instalações e seus equipamentos, além de seguir os procedimentos de segurança em caso de vazamento.
Siga as instruções da Defesa Civil e não corra riscos:
1- Um botijão de gás não deve ser aceito se apresentar pintura danificada, ferrugem, partes soltas ou outros danos. Neste caso, deve-se solicitar a imediata substituição por outro em boas condições de uso.
2- Os botijões de gás devem estar em abrigos próprios, fora da edificação, em locais ventilados, protegidos do sol, da chuva e da umidade, com ventilação natural e de fácil acesso. O botijão de gás nunca deve ser instalado ou guardado em local fechado, como armários, porões, banheiros etc.
3- As mangueiras devem ter entre 0,80 m e 1,25 m e nunca devem passar por trás do fogão. O calor danifica o plástico ou a borracha, derretendo e/ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.
4- Para verificar vazamento de gás após a troca do botijão, utilize uma esponja com água e sabão sobre a conexão do cone-borboleta com a válvula. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão. Nunca utilize fósforo ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamentos nem procure solucionar o problema de maneira improvisada, com cera, sabão ou outro produto. Isso pode provocar graves acidentes.
5- As instalações de gás sofrem desgaste com o tempo. Para maior segurança, revisões periódicas devem ser feitas e a validade dos reguladores de pressão, da tubulação e demais equipamentos, verificada. Instalações muito velhas, malfeitas ou que não utilizam os materiais apropriados podem resultar em vazamentos. Fique atento! A validade de válvulas e reguladores nunca deve ultrapassar cinco anos.
6- Nas cozinhas, toda a atenção deve ser dada ao registro de gás. Ele deve ser fechado sempre que o gás não estiver em uso. Panos de prato ou outros objetos que possam pegar fogo não devem ser colocados junto do botijão, sobre registros, mangueiras ou perto dos queimadores.
7- Vazamentos de gás na fase líquida podem ocorrer sempre que o botijão for colocado na posição horizontal. Portanto, nunca deite o botijão!
Faça a sua parte! Viva com segurança!
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário