Carnaval Total Itaocara 2014: a festa popular da alegria!
O Carnaval de Itaocara é uma tradição consolidada. Devemos isso às gerações anteriores que há décadas fizeram nosso carnaval ser conhecido e reconhecido em toda a região e até em todo o Estado. Isto traz a cada ano um novo desafio: como superar a edição anterior do carnaval? Poder público (Prefeitura – Governo do Povo), Secretaria de Cultura, Turismo e Urbanismo, a LIGAC (Liga Itaocarense de Grupos de Animação e Carnavalescos) e a sociedade (Escolas de Samba e Blocos) se superaram mais uma vez e garantiram um carnaval de alta qualidade para a cidade inteira, superando o público do carnaval anterior.
Escolas, Blocos, Coleta Seletiva, Banho de Espuma...
Três Escolas de Samba (Unidos de Última Hora – Laranjais -, União e Nacional), 20 Blocos, 4 Bandas (Beijo de Mulher, Glauco Zulu, Alex Campanha e Júnior e Gustavo) foram as atrações que garantiram uma presença massiva de público todos os dias de carnaval. Os blocos de distritos, de bairros, de amigos garantiram a alegria e a participação de todos.
A implantação do projeto piloto da Coleta Seletiva Solidária durante o Carnaval foi uma grande novidade. Os catadores tradicionais comemoravam o saldo da coleta e a participação do comércio no esforço de garantir a mesma. Também não foi incomum populares procurarem se informar e participarem da ação. O pontapé inicial foi dado, agora a Secretaria de Meio Ambiente promete eleger um primeiro bairro da cidade para iniciar a coleta nas casas.
O Banho de espuma que aconteceu nas tardes em frente aos quiosques fez a alegria em especial da criançada. Os “jovens a mais tempo” também participaram e relembraram dos antigos tempos dos carnavais nos clubes em que tomavam o banho de espuma.
Som, intervalo entre os blocos e estrutura da Coronel Pita de Castro.
Dentre os itens que deixaram a desejar a qualidade da sonorização da Avenida do Samba certamente é um deles. Nos primeiros dias a qualidade foi baixa, o que foi recuperado do terceiro dia em diante. Outro ponto negativo foi a demora no intervalo entre um bloco e outro, o que fez o carnaval atrasar muito, além de cansar os que aguardavam para assistir aos desfiles. Também nos dias finais se conseguiu minimizar este fato, mas mesmo assim ele não foi resolvido por completo.
Há muitos anos o carnaval é realizado na Rua Coronel Pita de Castro. Este ano a Prefeitura propôs a alteração para a Rua Sebastião Penha Rangel, com um trajeto que iria da concentração na Praça da Alfarroba até à frente da Prefeitura Municipal de Itaocara. A maioria das Escolas de Samba e dos blocos preferiram continuar na Pita de Castro e a administração concordou, com o compromisso de todos construírem juntos para 2015 essa mudança de local. No fim de alguns desfiles, como da Escola União e Nacional, ficou claro que a altura dos belos carros e alegorias não condizem mais com a fiação elétrica da Pita de Castro. O próprio espaço físico diminui e limita a quantidade pessoas nas arquibancadas. Sem falar no prejuízo para o conjunto do trânsito da cidade, pois parte importantíssima do comércio e de uma das principais vias fica interditada. São várias as razões. É necessário um grande engajamento e debate democrático de todos os que fazem o carnaval – Governo, LIGAC, Escolas, Blocos e cidadãos em geral -, para a construção da viabilidade dessa alternativa para 2015. O desafio está lançado e é necessário darmos um passo à frente no carnaval de Itaocara.
Balanço final
O balanço final do Carnaval é extremamente positivo. Mais uma vez nossa cidade foi palco de alegria e animação. A grande maioria do tempo – com exceção de algumas brigas isoladas durante os últimos dois shows – o carnaval se realizou com extrema tranquilidade. O volume de visitantes e da movimentação financeira, embora não quantificáveis, também foram pontos muito positivos. O Carnaval Total 2014 foi um sucesso e o sentimento que fica é de orgulho para toda a cidade, por ter sediado, mais uma vez, um grande evento regional. Parabéns Itaocara!
ASCOM-PMI
Créditos da Foto:Wilson Saraiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário