JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Deputado João Nacif Recebe Foliade Reis em sua residência

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Deputado João Nacif Recebe Foliade Reis em sua residência



Na manhã do dia 29 o Deputado Estadual João Nacif (PDT), recebeu em sua casa a Folia de Reis com o grupo Branca de Neve do bairro Cidade Nova, com toda a sua família presente e populares que apreciam essa cultura. 

Você sabia?

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8). Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.1
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.


Por Marcius Mendes

Fotos: Pricila Nacif

 Deputado recebendo a tradição da Folia de Reis em sua residência


O Deputado João Nacif com os seus irmãos o Vereador Assef Nacif com sua filhota Amanda e Dr Nilton, que se divertiram bastante com as rimas ditas pelos palhaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário