JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Pracinhas contam historia no Clube Militar da Lagoa para alunos de escola de Realengo.

domingo, 25 de agosto de 2013

Pracinhas contam historia no Clube Militar da Lagoa para alunos de escola de Realengo.

Alunos da Escola Municipal Coronel Corsino conheceram nossos pracinhas e ouviramum pouco de suas aventuras na Segunda Guerra Mundial.




Fotos:Martha Nogueira












Pracinha é um termo referente aos soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial. Os pracinhas, membros da Força Expedicionária Brasileira, lutaram na Itália e participaram de importantes batalhas, como a batalha de Monte Castello. Estes eram os soldados que estavam na linha de frente das batalhas.
Segundo os historiadores, o envio dos "pracinhas" foi muito contraditório, pois, Getúlio Vargas, então presidente, conduzia seu governo de uma maneira similar ao sistema autoritário dos fascistas.
Um dos motivos pelos quais Getúlio Vargas enviou os soldados brasileiros à Europa foi o apoio e incentivo econômico do governo dos Estados Unidos, concretizados pelos Acordos de Washington, notável pelo empréstimo para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce.
Como consolidação desse apoio, o governo americano implantou uma base militar americana na cidade de Natal localizada na nordeste do Brasil para lançar seu ataque às tropas inimigas na África. E o governo Brasileiro agilizou a realização do campânhia da extração de borracha pelo SEMTA, também contraditório pois programa teve o intuito de colonizar a Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário