JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Saúde do Noroeste pede socorro

terça-feira, 26 de março de 2013

Saúde do Noroeste pede socorro


Após solicitação dos prefeitos, em recente encontro com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, integrantes da equipe da Secretaria estadual de Saúde visitaram, no dia 25 de março, as unidades de saúde municipais do Noroeste Fluminense. A equipe passou por 12 hospitais e postos de atendimento da região, acompanhados dos respectivos prefeitos e secretários municipais de saúde. O objetivo é entender potencialidades e fragilidades da região e definir, em conjunto com os municípios, propostas de adequações, ampliações, mudanças e investimentos.

Em Porciúncula, a equipe chegou às sete horas da noite e, acompanhada da prefeita Mirian Porto e de membros da secretaria municipal de Saúde, conheceu as instalações de PSFs, visitou a unidade do P.U., atualmente fechada para reforma, e seguiu para o hospital  municipal, onde os funcionários, em greve há 21 dias, aguardavam.

Hoje, o secretário de Estado de Saúde se reúne com a equipe e os secretários do Noroeste às 11 horas no distrito de Raposo, em Itaperuna, para discutir o atendimento dos postos de saúde e hospitais públicos da região. O Hospital de Porciúncula não é administrado pelo município; mesmo assim, a prefeita está incansável na busca de soluções junto aos governos estadual e federal. A Associação Hospital de Porciúncula tem um dívida de quase 2 milhões de reais com funcionários e fornecedores e, no início de março, os funcionários decidiram entrar em greve, e dizem que só retornarão às atividades caso seja pago ao menos cinco meses de salários atrasados. O total é de 22 meses de pagamentos em atraso. 
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
A reunião com o secretário de Estado tem por finalidade oferecer ajuda na resolução da grave situação por que passa a saúde regional e discutir a redefinição do perfil dos hospitais para que façam atendimento de média e alta complexidade.  A ideia é que cada hospital ofereça uma ou duas especialidades e, assim, disponha de uma equipe médica mais bem-estruturada e melhor  infraestrutura e sirva de referência para o atendimento dos moradores dos municípios próximos.



Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário