AMPLA EM SANTONIO DE PADÚA FAZ 90 FAMILIAS FELIZES,NA ENTREGA DE 90 GELADEIRAS.
NO PRIMEIRO DIA PREPARAÇAO DA CARRETA PARA ATENDIMENTO,CLIENTES JÁ AGUARDAVAM NA FILA.
Noventa consumidores paduanos da Ampla ganharam uma geladeira nova cada um, ao participarem, na última semana, do projeto Consciência Ampla Sobre Rodas. O evento teve a parceria da Prefeitura de Pádua. A concessionária de eletricidade trouxe para a cidade uma carreta adaptada para desenvolver o programa de conscientização sobre o consumo de energia elétrica. A parceria envolveu as secretarias municipais de Turismo, de Educação e de Meio Ambiente.
O programa aconteceu de 22 a 26 de agosto. A carreta ficou posicionada em frente ao Clube Social, no Centro. O veículo é equipado com uma maquete que explica o caminho percorrido pela energia elétrica, desde que é gerada até chegar às casas. A carreta tem sala de aula, televisão e outros recursos audiovisuais. Nela foram realizadas palestras, jogos e atividades recreativas para crianças e adolescentes, alunos da rede municipal de ensino, que receberam brindes sorteados. Na quinta, dia 25 distribuição de brindes, e a escolha das frases ganhadoras das geladeiras, não é um sorteio e sim um incentivo cultural.
Os adultos participaram também com troca de lâmpadas incandescentes, que consomem muita energia, pelas lâmpadas econômicas. E durante toda a semana os participantes responderam à pergunta: “O que você faz para consumir energia de forma consciente?”. Os autores das 90 melhores respostas receberam uma geladeira nova, entregando a antiga para a Ampla, que irá encaminhá-las para reciclagem. A troca das geladeiras para os vencedores aconteceu na sexta-feira, no Parque de Exposições de Pádua.
TEXTO E FOTOS: Márcia Mendes
.
-------------------------------------------------------------------------------------
Jornada Jovem agora é no Brasil!
O Rio será sede da 27ª Jornada Mundial da Juventude em 2013
Papa anunciou neste domingo, em Madri, no encerramento da 26ª edição do evento.
O papa Bento XVI anunciou oficialmente neste domingo que a cidade do Rio de Janeiro vai receber a 27ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013. O anúncio foi feito durante a missa de encerramento do evento, em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada.
"Quero anunciar, agora, que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será no Rio de Janeiro", disse o papa depois de missa na esplanada dos Quatro Ventos, na periferia de Madri.
"Peçamos ao Senhor, a partir deste instante, que assista com sua força os que vão organizá-la e libere o caminho dos jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o papa na bela cidade brasileira", desejou.
Nesse momento, no estrado de onde o papa celebrou a missa, um grupo de jovens espanhóis com camisetas vermelhas entregou a grande cruz de madeira e a imagem da Virgem da JMJ a brasileiros, vestidos de verde e amarelo, que saudaram a multidão com bandeiras do país.
O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, assistiram à missa. "Acho que o Rio vai dar uma moldura muito especial à Jornada de 2013, mais um evento que se dará pela primeira vez na América do Sul. Temos um povo carinhoso e que vai confraternizar com a juventude do mundo inteiro. Tenho certeza de que os cristãos, os não-cristãos, os de outras religiões, todos estarão juntos recebendo esses milhões de jovens, acima de qualquer crença", afirmou o governador.
No sábado, em um hotel de Madri, autoridades da Igreja brasileira e do governo do Rio de Janeiro se encontraram para falar da próxima jornada.
“Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente do Rio quando do encontro da Juventude com o papa”, disse o prefeito Eduardo Paes. O governador Sérgio Cabral afirmou que vai pôr à disposição toda a infra-estrutura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”, garantiu.
"Vale a pena acolher a chamada de Cristo no nosso interior", alenta o Papa
Centenas de milhar de jovens assistiram, em Cuatro Vientos, à vigília de oração presidida pelo Papa
Madrid, 20 de Agosto de 2011 – “Convido-vos a pedir a Deus que vos ajude a descobrir a vossa vocação na sociedade e na Igreja e a perseverar nela com alegria e fidelidade. Vale a pena acolher a chamada de Cristo no nosso interior e continuar com valentia e generosidade o caminho que Ele nos proponha”. Com estas palavras, respondia o Papa às perguntas que cinco jovens (dos Estados Unidos, Filipinas, Quénia, Alemanha e Reino Unido) lhe fizeram durante a vigília de oração que teve lugar em Cuatro Vientos
O Santo Padre deu-lhes vários conselhos, entre os quais se destaca a ideia de aprofundar a amizade com Jesus para conhecer a sua vontade: “E, como é que se mantém a amizade se não através do trato frequente, da conversa, do estar juntos e do partilhar alegrias ou tristezas? Santa Teresa de Jesus dizia que a oração é «tratar da amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama»”.
Consciente das adversidades do mundo em que vivem os jovens, Bento XVI exortou-os: “Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa debilidade. O Senhor concedeu-vos viver neste momento da história, para que graças à vossa fé continue a ressoar o seu Nome em toda a terra.
Terminou as suas palavras animando-os a que ponham todas as suas preocupações, interrogações e alegrias aos pés de Jesus Sacramentado.
A adoração eucarística, protagonista
A vigília de oração que ocorreu no aeródromo de Cuatro Vientos começou às 20 horas, quando o Santo Padre apareceu ao calor dos aplausos e gritos de todos os jovens ali congregados há várias horas.
Esta Vigília teve uma clara protagonista: a adoração eucarística, que teve lugar no final e para a qual se trouxe, desde Toledo, a custódia de Arfe, uma jóia de ourivesaria espanhola com mais de 500 anos de história. Por outro lado, a vigília contou com uma procissão na qual vários jovens transportaram a Cruz das JMJ.
Para além do coro e da orquestra da JMJ, também participaram na Vigília a Escolanía de El Escorial e o Orfeón Donostiarra. Entre o público estavam presentes os Príncipes das Astúrias, assim como numerosas personalidades.
Ao finalizar a cerimónia, o Santo Padre regressou à Nunciatura. Contudo, a maior parte dos jovens passará a noite no aeródromo, no qual se instalaram 17 capelas que permitirão a Adoração ao Santíssimo permanentemente, durante toda a noite.
O que é a JMJ?”
O que é a Jornada Mundial?
È o grande encontro global de jovens com o Papa que se realiza cada três anos num lugar do mundo. Desta vez o encontro foi em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.
-------------------------------------------------------------------------------------
ESCOLA TÉCNICA EM PADÚA UMA VITÓRIA E ORGULHO PARA OS PADUANOS,PARABÉNS SR.PREFEITO JOSÉ RENATO.
Santo Antônio de Pádua terá Escola Técnica Federal
Santo Antônio de Pádua tem mais um grande motivo para comemorar! O município terá em sua sede um campus do IFF – Instituto Federal Fluminense – com cursos técnicos profissionalizantes. O prefeito José Renato Fonseca Padilha e o procurador do município Dr. Rafael Lyons assinaram o convênio com o Governo Federal na terça-feira, 16/08, em uma solenidade em Brasília, que contou com a presença dos prefeitos das cidades contempladas em todo o país.
Para alcançar esta grande vitória, a prefeitura contou com o apoio do Senador Lindeberg Farias, que defendeu a importância da criação deste Instituto para o Noroeste Fluminense. O prefeito José Renato Padilha afirmou que a Instalação da Escola Técnica Federal em Pádua irá proporcionar um futuro melhor para os jovens de toda a região. “A ampliação dos cursos superiores oferecidos pela UFF, cuja sede está sendo construída em terreno doado pela prefeitura, representou um avanço. Em breve, com a implantação dos cursos técnicos profissionalizantes, os jovens da região terão a oportunidade de aprender uma profissão, em um renomado Instituto Federal, sem pagar nada. E com a oferta de mão de obra especializada, a tendência é que nossas indústrias se aprimorem e cresçam mais!”.
A reunião sobre a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica aconteceu no Palácio do Planalto. A presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhada do vice Michel Temer e do ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a implantação de 120 unidades de ensino profissionalizante em todo o país. No Estado do Rio de Janeiro serão sete: em Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Itaboraí, Pádua e duas no Rio de Janeiro. Os investimentos serão de cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional.
Para definir os municípios contemplados, entre outros critérios, o governo federal considerou a microrregião abrangida, os Arranjos Produtivos Locais (APL) e a infraestrutura das cidades. A instalação da Escola Técnica em Pádua mostra que o município está se desenvolvendo e se transformando em um ponto de referência para a região. “Pádua atendeu aos requisitos técnicos e logísticos necessários para receber o Instituto. Temos um número considerável de indústrias, o nicho de mineração, e há uma carência de cursos profissionalizantes na região”, disse Dr. Rafael Lyons.
Durante a reunião, os prefeitos conheceram o funcionamento dos institutos federais e foram informados sobre as especificações dos terrenos a serem doados. A prefeitura de Pádua assumiu o compromisso de doar ao IFF um terreno que tenha entre 20 mil e 50 mil m². Após a doação, o Governo Federal será o responsável pela construção do campus. O instituto paduano estará vinculado ao IFF sediado em Campos dos Goytacazes. A previsão é de que sejam criadas 1200 vagas e os cursos serão definidos posteriormente. A Reitora do IFF, Cibele Daher, participou da solenidade, e cumprimentou o prefeito José Renato pela conquista.
Sobre o acesso à educação, a presidente Dilma Rousseff destacou: “a expansão possibilitará o atendimento às demandas do mercado de trabalho por formação profissional, ampliando as oportunidades de atuação dos brasileiros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário