JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Quaresma já não é tão respeitada como antigamente

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quaresma já não é tão respeitada como antigamente



Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV. Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Em virtude da Quaresma ser tempo de reflexão e período em que o cristão procura se aproximar mais de Deus, a bebida alcoólica não é indicada pois, a palavra de Deus já nos deixa uma ordem expressa: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5:18), “Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.” (Prov 23:29-35).


Todo cristão temente a Deus deve se abster de bebida alcoólica não somente na Quaresma, mas em todos os dias no ano, buscando a Deus e servindo-o com um coração puro em todo o tempo.


Muitos alegam que beber não é pecado, mas que se embriagar sim, porém se não houver um controle pessoal, muitos acham que conseguem se segurar quando chega no seu limite mas, é melhor não testar o limite de Deus, não bebendo.


Como pode um cristão que bebe ser testemunha da Palavra do Senhor? Os que O buscam devem ser espelhos de Cristo, como farão isso se estiverem embriagados? Como a embriaguez irá refletir naquele que precisa de cura interior?


O Reino de Deus.


A Palavra do Senhor diz que bom é não beber vinho nem fazer outras coisas que teu irmão tropece (Rm 14.21) , todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm (1 Co 6.12), Daniel se absteve do manjar e do vinho do rei e finalizando, o Apóstolo Paulo recomendou a Timóteo que não bebesse mas água, mas que bebesse vinho, isso somente por causa das enfermidades de Timóteo. (1 Tm 5.23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário