JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Prefeitura de Itaperuna vai distribuir mais de 9.000 kits escolares para alunos da rede municipal

 





 

 

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Educação, vai distribuir 9.182 kits escolares para alunos da rede municipal de ensino.

Na última quarta-feira, 09, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; e a secretária Municipal de Educação, Tereza Cristina do Carmo; acompanharam de perto a chegada dos materiais, que começarão a ser entregues a partir da próxima semana.

De acordo com o prefeito Alfredão, todos os detalhes foram pensados, a fim de proporcionar o melhor para os alunos do município. “Nossa equipe se empenhou bastante nesse processo e todos os detalhes foram bem planejados, para que nossos alunos tenham bons materiais, material de qualidade, que os ajudem em seus estudos. Estou muito feliz e espero que nossos alunos gostem, por que preparamos tudo com muito carinho”, diz o prefeito.

Segundo a secretária Cristina, a programação para a distribuição está passando pelos ajustes finais. “Nossa equipe já está preparando todo o processo de logística, para a distribuição desses materiais. Nosso objetivo é começar a distribuição na semana que vem. Como o prefeito Alfredão mencionou, tudo foi muito bem planejado e pensado com muito carinho. Esperamos que nossos alunos gostem e tirem o melhor proveito de tudo”, finaliza Cristina.

O vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel; e o secretário Municipal de Gabinete Marcelo Poeys também marcaram presenças no dia da chegada do material escolar no município. Confira os itens que compõem os kits escolares, conforme os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e EJA.

KIT DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Agenda escolar, apontador com depósito, borracha, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, cola branca, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel número 8, tesoura sem ponta, tinta guache.

KIT DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Apontador com depósito, borracha escolar, caderno brochurão, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, cola branca, cola colorida, lápis de cor, lápis grafite, tesoura sem ponta.

KIT DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS | EJA

Apontador com depósito, borracha escolar, caderno universitário, caneta esferográfica, cola branca, conjunto geométrico, lápis de cor, lápis grafite, régua.

 

DECOM - Itaperuna

Alerj derruba veto de governador e dá isenção de ICMS a 11 municípios



O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou nesta quinta-feira (10/06) o veto do governador Cláudio Castro ao projeto de lei que amplia o regime tributário especial de ICMS para 11 cidades - Magé, Itaboraí, Araruama, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Mangaratiba, Maricá, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Itatiaia.


O projeto de 1119/2015, será enviado novamente para sanção do Executivo e, caso não seja publicado em até 48 horas, será promulgado pelo presidente do Parlamento Fluminense, deputado André Ceciliano (PT), e publicado no Diário Oficial do Legislativo.


A proposta original do PL 1119/2015, apresentada pelos ex-deputados Sadinoel e Renato Cozzolino, atendia apenas Magé e Itaboraí. Após emenda apresentada pelo deputado Anderson Alexandre (SDD) também foram incluídas na iniciativa as cidades de Araruama, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio Bonito. Já Itatiaia, Mangaratiba, Maricá, Nova Iguaçu e São João de Meriti foram incorporadas ao projeto de lei pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj.


O tratamento tributário especial de ICMS está previsto na Lei 6.979/2015, criada para diminuir as desigualdades regionais entre os municípios do Rio. As cidades enquadradas na norma têm direito ao diferimento do ICMS em operações como importação, aquisição interna e aquisição interestadual de máquinas, equipamentos e peças, além da importação e aquisição interna de matéria-prima e outros insumos destinados ao processo industrial.


“É fundamental criar condições para possibilitar um crescimento econômico e social mais igualitário de todo o Estado. A Alerj entendeu isso, a ampliação da lei certamente atrairá mais indústrias nessas 11 cidades, gerando empregos diretos e indiretos, ajudando a impulsionar a economia”, afirma o deputado Anderson Alexandre.

Projeto de lei da deputada Rosane Felix exige código de rastreamento para proprietários de veículos acompanharem processos no site do Detran-RJ*

 



Voltará à pauta da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para votação nos próximos dias o projeto de lei 678/2019, da deputada Rosane Felix (PSD), que obriga o Detran-RJ a disponibilizar em seu site um código de rastreamento da carta de notificação de autuação, carta de notificação de penalidade, multa e carta de notificação do direito de dirigir.

Rosane Felix justifica que não é correto proprietários de veículos perderem prazos por conta de atrasos recorrentes da entrega de correspondências pelos Correios.

“Tem sido frequente o motorista perder prazo de defesa e até mesmo de pagamento de multa por não receber a tempo pelos Correios as notificações. Então é mais do que justo o Detran utilizar a tecnologia para que o proprietário do veículo acompanhe todo o processo pela internet”, explica Rosane Felix.

A deputada sustenta que diversos são os casos em que o cidadão não consegue o teor da infração nem o seu número para poder recorrer, sendo surpreendido no momento da venda do veículo, quando são observadas possíveis restrições no registro.

A proposta já passou nas comissões e plenário, sendo aprovada novamente em segunda discussão, irá para avaliação do governador Cláudio Castro (PL), que terá até 15 dias para sancionar ou vetar a lei.

Rede de laboratórios IF Maker ampliará a cultura do aprender fazendo entre os estudantes

 Laboratórios de prototipagem serão instalados em nove unidades do IFF e ampliarão o desenvolvimento da cultura maker na instituição.



 

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) terá nove laboratórios de prototipagem, chamados Lab IF Maker, instalados em suas unidades. Três deles – Bom Jesus do Itabapoana, Campos Guarus e Macaé  , a partir do edital de apoio à criação de Laboratórios de Prototipagem nas Instituições de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, lançado em setembro de 2020, por meio do qual foram investidos R$ 230.200,00 do Ministério da Educação (MEC). Outras seis unidades, a partir de um esforço institucional de buscar recursos extraorçamentários de emendas parlamentares para trazer para um maior número possível de campi  essa cultura maker.

 Com o recurso de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ), em dezembro de 2020, no valor de R$600.000,00, para investir na aquisição de equipamentos para criação de laboratórios, também foram contemplados com o Lab IF Maker os Campi Cabo Frio, Campos Centro, Itaperuna, São João da Barra, Quissamã, além do Polo de Inovação.

 "Esse novo laboratório tem a concepção muito ligada à educação profissional e tecnológica que é de colocar suas ideias e seu conhecimento em prática, construindo artefatos e objetos com os recursos tecnológicos necessários. É o aprender fazendo!", comemora o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

 Os Lab IF Maker têm como função primordial estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes, integrando novas tecnologias e a sala de aula por meio de ferramentas como impressoras 3D, scanner 3D, CNC Laser, kit Robótica Arduíno e Lego, entre outros equipamentos. A partir da aquisição dos equipamentos, as unidades projetaram seus laboratórios para atenderem às demandas e necessidades de cada região.

 "O Campus Avançado São João da Barra trabalha desde o início de suas atividades educacionais centrado na Aprendizagem Baseada em Projetos. Entretanto, o campus carecia de equipamentos e um espaço adequado para compartilhamento de ideias. Desta forma, a implementação do Lab IF Maker será fundamental para ampliar as ações dos projetos já existentes, bem como proporcionar o desenvolvimento de novas frentes de pesquisa. Além de atender a comunidade interna, este espaço será utilizado para ampliar as ações de extensão, por meio da oferta de cursos e oficinas voltados às tecnologias para comunidade local", diz a diretora de Pesquisa e Extensão do campus, Fernanda Vidal.

 No Campus Quissamã foram adquiridos impressoras 3D de pequeno e médio portes, notebooks, scanner 3D, máquina CNC laser, caneta 3D e kit Arduíno/Robótica. "Alguns equipamentos já chegaram, tais como os notebooks, o scanner e a impressora 3D de médio porte. Já temos uma perspectiva de como ficará a sala que reservamos para o Lab, assim como os projetos a serem implementados para a prática dos nossos estudantes", conta a diretora de Planejamento Estratégico do Campus Quissamã, Natália Bousquet.

 Inovação e empreendedorismo a serviço do desenvolvimento

 O diretor do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, Henrique da Hora, avalia a inovação e o empreendedorismo como valores muito importantes para o IFFluminense. "Por meio da inovação, a gente coloca o estudante na fronteira do conhecimento, tendo os seus saberes articulados com o setor produtivo. E por meio do empreendedorismo é possível que o estudante desenvolva competências e habilidades proativas que ele pode aplicar em sua própria start-up no mundo 4.0 ou ainda ser empreendedor em outras instituições maiores", complementa.

 

 Legenda da imagem: Perspectiva do Lab IF Maker em São João da Barra (Arte: Divulgação/IFF)







quarta-feira, 9 de junho de 2021

EDUCAÇÃO DE PÁDUA -RJ DIVULGA SELECIONADOS PARA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Governo do Estado do Rio de Janeiro






Município de Santo Antônio de Pádua
Secretaria Municipal de Educação
Conselho Municipal de Educação - Ato de Criação Lei n° 2.415 de
27/05/1997.

EDITAL n° 01/2021 - C.M.E. DE 27 DE
ABRIL DE 2021 - PROCESSO DE ESCOLHA DE MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – ESTABELECE NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PARA O MANDATO DE JUNHO DE 2021 A
MARÇO DE 2023.

RESULTADO

Membro indicado pela Secretaria de Educação:

Àdma Silva Oliveira Souza


Representante do Poder Legislativo:

Eliana Blanc


Membro indicado pelos Diretores da Rede Municipal de Ensino:


Kellen Silva Correa


Membro indicado pelos Secretários das Unidades Escolares Municipais:

Graziela de Souza Belloti


Membro indicado pelos professores da Rede Municipal de Ensino:

Waldyr Barcellos Junior


Membro representante da Rede Estadual de Ensino:

Kátia Adriana Salles Pegorim



Membro representante da Rede Particular de Ensino

Marcilio Parreira Dos Reis


Membro Representante de Pais de Alunos:

Cassia Maria Silveira


Membro Representante da comunidade:

Adalbino Maia Cunha Junior


Membro Representante da Educação Superior:

Tibério Borges Vale


Os conselhos municipais de Educação estão presentes em 86% das cidades brasileiras. Com funções diversificadas, eles ajudam a estabelecer um maior controle da gestão municipal de ensino e, se bem conduzidos, podem ser um importante pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.

 

Quais são as principais funções dos conselhos municipais de Educação?

Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. Destacam-se cinco funções do órgão:

  • Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.
  • Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.
  • Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.
  • Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.

 

Como se dá a criação de um conselho?

Conselho Municipal de Educação (CME) é instituído por meio de lei municipal. Portanto, nas cidades onde ele ainda não existe, é preciso apresentar à câmara um projeto de lei. Após a tramitação, o projeto será submetido à aprovação em plenário e entra em vigor após a sanção do prefeito.

 

O passo seguinte é nomear os conselheiros, que serão definidos por eleição ou indicação, conforme a lei aprovada. A primeira atribuição dos conselheiros é elaborar um plano de atividades. O conselho também deve contar com infraestrutura que possibilite as reuniões periódicas, materiais e equipamentos. Para que possa iniciar suas atividades, o conselho deve recrutar e capacitar uma equipe administrativa, com apoio da secretaria municipal de Educação.

 

Quem faz parte do conselho?

Devem compor o conselho representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil em geral. O órgão deve contar com membros da secretaria municipal de Educação; docentes; diretores e funcionários das redes de ensino do município. Há a possibilidade também da participação de entidades religiosas, organizações não-governamentais, fundações e instituições de capital privado.

 

Todos os municípios são obrigados a ter um conselho próprio?

Não existe legislação no Brasil que obrigue uma cidade a ter um conselho municipal de Educação. A criação de um CME deve resultar da vontade da sociedade e do poder executivo. Debater com a comunidade e as lideranças do município as razões e o perfil do CME que será criado (ou reestruturado), definindo sua composição, funções, atribuições e estrutura, é a forma mais indicada para mobilizar a sociedade pela educação.

 

Os Conselhos estão previstos em lei?

Sim. A existência do conselho municipal de Educação como instituição encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e no Plano Nacional de Educação (PNE), como estratégia da Meta 19 (19.5) estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, inclusive por meio de programas de formação de conselheiros, assegurando-se condições de funcionamento autônomo;”

 

O que acontece com as cidades que não têm conselho?

As cidades que não têm conselho dependem do conselho estadual de Educação do Estado onde se localizam. Normalmente, a sede do órgão estadual é na capital.





Roubo na Caixa Econômica Federal de Pirapetinga-MG

Segue a caça aos ladrões no roubo da Caixa Econômica Federal de Pirapetinga-MG


Guarnições das polícias militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão atuando em conjunto com o intuito de capturar os criminosos.



                                                   


O setor de  Comunicação Social do 36 BPM, informa que por volta das 04h00min da manhã desta quarta-feira, ,09/06 Policiais Militares foram acionados por populares, que relataram que vários indivíduos armados estavam efetuando roubo na Caixa Econômica Federal de Pirapetinga-MG e não estavam conseguindo efetuar ligação para o Polícia Militar de Minas Gerais. O local do fato fica a poucos metros da divisa entre o estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo separado por uma pequena ponte.

                             

Diante disso, com o intuito de preservar a vida dos munícipes daquele estado, procederam até a divisa entre os dois estados, sendo constatado que os criminosos haviam se evadido sentido a Santo Antônio de Pádua-RJ e imediatamente foi efetuado cerco, bem como, diligências e buscas tendo os militares logrado êxito em apreender no Distrito de Paraoquena o automóvel 1, que foi um dos veículos utilizados na ação criminosa. 


O local está sendo preservado e a perícia foi acionada. Continuando as buscas e diligências pelas imediações os militares lograram êxito em localizar na RJ 186, Estrada Pirapetinga x Pádua-RJ, o automóvel 2. Guarnições das polícias militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão atuando em conjunto com o intuito de capturar os criminosos. Seguem as diligências e qualquer fato novo será imediatamente repassado.


                       


                               

                                                         



 


                                             


                                                 




















.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Mulher é executada a tiros e homem ferido

 Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após atentado a tiros na noite desta quinta-feira (03), na Rua Paulo Teixeira da Silva, no bairro Cehab, Itaperuna. De acordo com testemunhas, dois elementos armados com pistolas se aproximou, abriu fogo contra o casal e fugiu a pé, não sendo localizados apesar das buscas realizadas por militares do 29º BOM.


Emanuele Ferreira da Silva, de 34 anos, não resistius ao ferimentos e morreu antes da chegada de bombeiros, que socorreram Luciano Silva Souza, de 39, com ferimento no braço esquerdo ao Hospital São José do Avaí, onde permaneceu internado, sem, contudo, correr risco de morte. O corpo da vítima passou por perícia e removido ao IML. As investigações estão por conta do setor de homicídios da 143ª DP, que registrou.

Mulher morre após sofrer acidente na RJ 186, em Pádua e deixa duas feriadas

 Uma mulher identificada como Adriana de Oliveira Pereira, de 42 anos, morreu após sofrer acidente de trânsito no início da noite deste domingo (06), na RJ 186, altura da localidade de Mangueirão, São Antônio de Pádua.


Ela seguia pilotando a Honda Biz de cor azul, quando se chocou contra a caminhonete Fiat Strada de cor branca, conduzida por Jonas Dutra Caldeira, de 60. Com o impacto, a motociclista não resistiu aos ferimentos e faleceu no local antes da chegada dos bombeiros, que socorreram o motorista ao Hospital Hélio Montezzano, onde permaneceu em observação.

O corpo da vítima, passou por perícia sendo removido ao IML, enquanto a Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), assumiu a ocorrência, registrada na 136ª DP.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Policiais do 36º apreendem drogas no bairro Gerador em Pádua

 Na noite desta quinta-feira, 03/06, Policiais Militares deslocaram-se até a Rua Projetada, no bairro Gerador, em Pádua, de posse de informações dando conta que os “A” estariam praticando a venda de entorpecentes. 


No local foi observado os meliantes efetuando a venda de drogas, onde foi realizada a abordagem logrando êxito em apreender 96 pedras de crack (38,40 gramas) e 77 pinos de cocaína (49,20 gramas) em poder dos mesmos. O fato foi apresentado na 136ª DP  que registrou, sendo os “A” Autuados em fato Análogo ao Artigo 33 da Lei 11.343/06, sendo liberados aos cuidados de suas genitoras após prestarem depoimentos. Os dois  acusados têm 16 anos.