O que é o órgão?
Através da Lei nº. 3189, de 22 de fevereiro de 1999, foi
instituído o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro -
RIOPREVIDÊNCIA, autarquia pública independente, com a finalidade de gerir os
ativos financeiros, visando o custeio de pagamentos dos proventos, pensões e
outros benefícios previdenciários.
Obedecendo a determinação legal da Emenda Constitucional nº.
41 de 19 de dezembro de 2003, a Lei nº. 5109, de 15 de outubro de 2007 determinam
a extinção do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro - IPERJ,
transferindo para o RIOPREVIDÊNCIA a competência para a habilitação,
administração e pagamento dos benefícios previdenciários previstos na
legislação estadual, que dispõe sobre o regime previdenciário dos servidores
públicos do Estado do Rio de Janeiro e seus dependentes. Em 11 de dezembro de
2007, a Lei nº. 5154 altera os anexos II e III da Lei nº. 5109, de 15 de
outubro de 2007.
O presidente Gustavo de Oliveira Barbosa conseguiu suspender
ao menos 3.529 pensões indevidas de filhas “solteiras”, corte é fruto de
recadastramento, medida com o objetivo de coibir fraudes e pagamentos indevidos.
O cancelamento dessas pensões representará economia de cerca de R$ 4,3 milhões
mensais, ou 56 milhões anuais, aos cofres do Rio.Isso ocorreu em 03 de dezembro
de 2012,isso significa dinheiro nos cofres do órgão. E tem a suspensão das
pensões que representou economia de R$ 100 milhões por ano, segundo o órgão
previdenciário do Estado. O trabalho foi iniciado em junho de 2012. Outras
ações de auditoria de benefícios feitas pelo RioPrevidência, sem contar com a
suspensão das filhas maiores, geraram economia anual de R$ 112 milhões para o
fundo, de acordo com a assessoria do RioPrevidência.
E tem mais a promessa do Secretário: mais recursos em 2016
O secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa. De acordo com o
secretário, o estado passará a receber mais recursos de royalties a partir de
2016, com a exploração do pré-sal. Fonte: http://oglobo.globo.com/
Será que Barbosa vai esperar esses recursos para pagar o que
deve as pensionistas?O que tem nos cofres com a economia feita em 2012 não daria
para pagar essas revisões atrasadas?
“Sou pensionista e minha
revisão nunca chegou sem que eu tivesse que correr atrás, eles dizem que é automática
MENTIRA!
Se não ficar de olho, acumula os atrasados e para pagar é um
verdadeiro inferno, sacanagem mesmo, falta de respeito!Como se não fosse um
direito nosso, a lei,o estado garante esse direito,porque negá-lo com essas
mentiras,agora é falta verba orçamentária,para onde foi o dinheiro dos cofre do
órgão em 2012,se foi feita uma economia,se tem essa grana,porque não pagar?Muitas
reclamam não ter o acesso direto ao presidente, às pensionistas querem um
atendimento direto como ocorria no antigo IPERJ,a diretoria atendia,tinha uma ouvidoria,
olho no olho, agora tudo informatizado, fica mais fácil negar o contato social
e humano. Isso acabou não existe mais, os atendentes educados fazem sua parte
como robôs orientados para responder da mesma forma. Falta humanização no
atendimento do presidente. Será que algum dia da sua gestão ele atendeu
diretamente uma pensionista? Pedi um agendamento direto com ele, pelo telefone
no dia 11 de agosto, a resposta foi “O presidente não atende aos pensionistas”.
Fazer o que se ela acha que é Deus, intocável, para nós
mortais pensionistas. Só quero minha revisão, já foi calculada, autorizada, falta
entrar no meu contracheque. Tudo aumentou e nós somos obrigados a viver com o
mesmo rendimentos de anos a atrás, gostaria que o presidente e toda diretoria, fizessem
essa experiência, viver com um salário de 5 anos atrás.Quero o meus direitos,só
isso senhor presidente Gustavo de Oliveira Barbosa,será possível? Estou cansada de lutar pelos meus direitos,mais
sou brasileira e não desisto nunca,mesmo com essa crise por roubos cometidos
por um governo corrupto,não estou roubando como eles,estou lutando por um
direito meu certo presidente Barbosa? E ai vai liberar a minha revisão?Márcia
Nogueira.”
.
Acompanhe abaixo todas as respostas enviadas por e-mail, a
pensionista, passo a passo:
Ouvidoria do Rioprevidência em 2010:
Prezada senhora. A sua pensão provavelmente ser reajustada no mês de outubro
diretamente pelo sistema. Aguarde seu pagamento no dia 29.10.2010 e, se não
houver pagamento de diferença, entre em contato conosco (Ouvidoria) . As
revisões de pensão, de agora em diante, ser elaboradas diretamente pelas
informações constantes do sistema.Atenciosamente.
Ouvidoria/Rio previdência,Prezada senhora,Sobre sua revisão
de pensão.Não foi feita para o mês de outubro/2010.Sugerimos de acordo com a
orientação da Administração, recebida nesta Ouvidoria HOJE, que as inscrições
que não constam da listagem apresentada, os pensionistas devem requerer revisão
de pensão em uma agencia Rio previdência mais próxima de sua residência.
Atenciosamente .Ouvidoria/Rio previdência
· Prezada Senhora, Entramos em contato com o setor responsável. Pedimos que
aguarde alguns dias para novo posicionamento. Estamos buscando a solução.
Atenciosamente, OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIA
*Prezada senhora
O Governo do Estado baixou uma Lei nº. 5758, de 29.06.2010 que aumenta a
remuneração dos servidores e pensionistas de servidores da FIPERJ, a contar de
julho/2010 a junho/2012. Que será aplicado pelo sistema tão logo seja este
Rioprevidência com as tabelas da FIPERJ.O aumento será de julho/2010 a
junho/2012. Não se preocupe se o processo está ainda arquivado, pois será feita
a revisão pelo sistema. Se implantado o aumento neste exercício/2010, receberá
diferenças desde julho/2010. Atenciosamente Ouvidoria/Rioprevidência
*Prezada senhora
O processo ainda se encontra arquivado. Atenciosamente Ouvidoria/Rioprevidência
Prezada Senhora,Conseguimos identificar
o seu problema. O número do seu processo é E-01/729855/1995 (que correrá a
revisão). Ele será encaminhado à secretaria de origem para anexar o DAP, após
será realizada a revisão. Pedimos que aguardasse mais um pouco.
Prezada Senhora,Em consulta ao sistema podemos observar que na data de hoje o
processo foi encaminhado à UERJ para anexar o DAP (documento de atualização de
pensão). Pedimos que aguarde, pois o processo está tramitando de acordo com os
procedimentos que devem ser realizado para a correta execução da revisão de
pensão. Atenciosamente,OUVIDORIA - RIOPREVIDÊNCIA.
|
Essa é estrutura humana do Rio Previdência,pensionistas sentem falta do social do olho no olho com a diretoria e presidente. |
Ouvidoria do
Rioprevidência em 2015:
Prezada
Senhora, a área informa que o processo está no protocolo do setor responsável e
será encaminhado para análise do pedido de revisão. Já em relação aos atrasados
de revisão, “ a
área destaca que o pagamento depende de liberação orçamentária.” Atenciosamente, Ouvidoria do
Rioprevidência
Prezada
Senhora, o Rioprevidência compreende sua apreensão e destaca que se empenha ao
máximo para conferir a maior celeridade possível à análise dos processos.
Destacamos que seu processo E-01/729855/1995, que se encontrava no setor
CPA/REC (Núcleo de Recebimentos de Processos) encontra-se, desde 17/07/15, no
CPA/NREV (Núcleo de Revisão). Desta forma, solicitamos que aguarde mais um
pouco, pois seu processo está sendo trabalhado. Destacamos, ainda, que todas
estas etapas são necessárias para a análise do processo.
Agradecemos sua
compreensão. Atenciosamente, Ouvidoria do Rioprevidência.
Prezado(a)
Senhor(a), Tendo em vista a data do tramite do processo, o volume de processos
a serem analisados e a ordem de entrada/análise a ser respeitada, pedimos que
aguarde mais um pouco.
Pois, brevemente seu processo será analisado. CPA
8/6/2015 Atenciosamente, Ouvidoria do Rioprevidência.
Prezada
Senhora, Informamos que deverá entrar em contato com o SAC pelo telefone 0800
285 8191 e/ou pelo sac@rioprevidencia.rj.gov.br que é a a área responsável por
atender sua solicitação. Atenciosamente, Ouvidoria do Rioprevidência.
|
A pensionista já teve atendimento na agencia em Miracema e no RJ |
|
A luta da pensionista não é de hoje! |
|
A pensionista ao longos dos teve mudança em sua aparência,os cabelos curtos cresceram como a sua espera da pensão tao sonhada. |
|
O atendimento em Miracema é mil,mais infelizmente a noticia nunca é boa,a resposta " Tem que esperar o andamento do processo". Até quanto? |
Agora em 2015, não tem porque o órgão não pagar as revisões de pensão, como conta essa pensionista que aguarda a revisão desde 2010.
A resposta do órgão sempre é a mesma até a data de hoje no inicio do atendimento, “Seu processo estar arquivado”. Até quanto vai ficar arquivado e sair para o pagamento como ela espera desesperadamente com outros pensionistas que sofrem da mesma forma.
Marcius
12 08 2015