JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PRESO EM PÁDUA UM PROCURADO PELA JUSTIÇA DE GOIÁS

Em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela justiça do Estado de Goiás, Policiais do 36°. Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Pádua prenderam na tarde de ontem, dia 20/04, Alderico Matias Pereira, vulgo Derico, como é conhecido pela polícia.

Os Militares chegaram acompanhados com um Oficial de Justiça, no endereço do acusado em Marangatu, distrito de Pádua. Após fazerem o cerco, os PMs conseguiram prender o suspeito que segundo alguns moradores, também era suspeito de promover furtos em casas e sítios no distrito.

Um sitiante que não quis se identificar, afirmou que teve o cachorro envenenado após ver o Derico rondando sua propriedade.

Alderico foi levado para delegacia de Pádua e recolhido ao presídio de Itaperuna onde ficará à disposição da justiça.

Trail Club Miracema na volta da Trilha de Santana em Venda das Flores












Após três anos de interrupção, a trilha do distrito de Venda das Flores, em Miracema, está de volta, para a satisfação dos motociclistas miracemenses e de toda a região adeptos desta prática que une o esporte ao lazer. Com apoio da Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, O Trail Club Miracem a (TCM) vai promover a denominada Trilha de Santana no próximo dia 24 de julho.











A última edição deste evento no terceiro distrito miracemense aconteceu há três anos. Segundo os organizadores, agora em 2011, além do café da manhã, almoço, camisa e troféus para os 200 (duzentos) primeiros inscritos, os participantes da Trilha de Santana concorrerão a equipamentos de off-road no valor de R$ 3,5 mil. Também serão disponibilizados novos caminhos para os trilheiros, além dos já tradicionais, como Morro do Desafio, Indigesto e ABS.











A inscrição para participar da Trilha de Santana custa R$ 25,00. Para se inscrever, os interessados devem acessar o blog do TCM (http://trailclubmiracemarj.blogspot.com/2011/04/5-encontro-de-trilheiros-de-venda-das.html), enviar e-mail (trailclubmiracema@hotmail.com) ou telefonar para (22) Cristiano Derossi (3852-1359 ou 8808-8913), Edson (3850-2146 ou 9854-6194), Luciano Poeys (9992-5048) ou Paulinho (9967-6630).

PROCURA - SE



terça-feira, 19 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Concurso Publico Prefeitura e Câmara Municipais de Miracema




Abertas inscrições para concurso da Prefeitura e Câmara de Miracema



A Prefeitura e a Câmara municipais de Miracema lançaram os editais contendo as normas do concurso público unificado que vão realizar. As inscrições são feitas pela Internet (www.miracema.rj.gov.br), no período de 18 de abril a 8 de maio próximo. Há vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior e as taxas de inscrição dos candidatos são de R$ 25,00, R$ 50,00 e R$ 90,00, respectivamente.



O concurso visa ao preenchimento de vagas dos seguintes cargos nos poderes Executivo e Legislativo miracemenses:



* Nível Superior


Médicos (Otorrinolaringologista, Cardiologista, Ortopedista, Plantonista, Radiologista, Clínico Geral), Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico / Bioquímico, Biólogo, Biomédico, Auditor Contador, Auditor Eng. Civil, Auditor de Recursos Humanos, Auditor de Licitações, Auditor de Almoxarifado / Patrimônio.


- Taxa de inscrição: R$ 90,00.



* Nível Médio


Técnicos (Laboratório, Saúde Bucal, Administração, Informática), Fiscal de Tributos, Agente Administrativo.


- Taxa de inscrição: R$ 50,00.



* Nível Fundamental


Ajudante de Obras e Serviços, Jardineiro, Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Guarda Municipal, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Tributação.


- Taxa de inscrição: R$ 25,00.



O concurso público da Prefeitura e Câmara de Miracema é organizado pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj), uma das mais conceituadas do país, e em cujo site (http://www.cepuerj.uerj.br/insc_online/miracema_2011/miracema_2011.aspx) também podem ser obtidas mais informações sobre o concurso, bem como os candidatos fazerem a sua inscrição. “Isto garante a seriedade do concurso que estamos realizando”, concluiu o prefeito Ivany Samel.



Ascom - Prefeitura de Miracema

Departamento de Cultura e a Casa da Cultura e Museu de Aperibé realiza durante todo o mês de abril, o Projeto Conta e Reconta a História do Município





O Departamento de Cultura e a Casa da Cultura e Museu de Aperibé realiza durante todo o mês de abril, o Projeto Conta e Reconta a História do Município. São atividades simples, mas que instiga os estudantes a olhar para a construção de nossa história de uma forma muito mais dinâmica. São quase 150 anos de construções e de reconstruções em 19 de emancipação político-administrativa. Levar aos jovens as tantas histórias da História, somente através de atividades lúdicas, que apresentadas pela equipe do Departamento da Cultura e Biblioteca com atividades de recreação, conto de histórias, artes cênicas, brincadeiras e muito mais, e que acontecem na Tenda Cultural, na Praça Francisco Blanc.


Enquanto isso, simultaneamente, a equipe da Casa da Cultura e Museu de Aperibé apresenta um pouco da história de seus munícipes através da dramatização improvisada e que mostra como era a vida há muitos anos. Tradicionalmente vestidos como os primeiros imigrantes europeus, os visitantes podem viajar ao passado e descobrir os anseios, as dificuldades e também as alegrias dos pioneiros. Neste diálogo de improvisação, os visitantes são levados a questionar, através da instigação dos personagens “sinhozinho e sinhazinha”, bem como a “escrava Mariana”, que resgata a história de uma cativa comprada por François Fellippe Boechat no ano de 1876 para trabalhar em sua casa, aqui em Aperibé.


Durante toda a visita, os personagens chamam a atenção do visitante para alguns objetos em especial, tais como ferramentas, telégrafo, escarradeiras e penicos entre outros curiosos e que despertam a atenção da garotada. São ainda instigados a observarem bem as fotos, como que a procurar por algum familiar, além da documentação original do século XIX e que comprova muito do que é representado apenas em palavras.


Por meio de agendamento prévio, as escolas públicas das redes estadual e municipal, APAE e rede particular de ensino, têm participado destas atividades que pretendem despertar o desejo de aprender e participar da construção de novos capítulos da História de Aperibé.


Exposição Agropecuária e Industrial de Miracema 76º ANIVERSÁRIO DE MIRACEMA



sábado, 16 de abril de 2011

ESPAÇO EL SHADAI


Corte Unisex

Escova Definitiva

Luzes

Coloração

Noivas

relaxamentos

e muito mas .

venha e confira

ou ligue marcando uma hora .

Greve dos Vigilantes já ultrapassa 15 dias prejudicando população de muitas cidades da região Norte e Noroeste do estado do RJ





Greve dos vigilantes continua e agora começa faltar dinheiro nos caixas eletrônicosAgora em todo o estado do Rio de Janeiro são mais de 140 agências bancárias estão fechadas ao público desde o dia primeiro de abril, por causa da greve de vigilantes, que começou no Norte e no Noroeste Fluminense, no dia 23 de março. A categoria está reivindicando 10% de reajuste salarial.


No noroeste do estado, a paralisação afeta as agências bancárias de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Italva, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-e-Sai, Cambuci, Laje do Muriaé, São José de Ubá e Miracema.


Em algumas cidades já falta dinheiro para reabastecer os caixas eletrônicos. De acordo com o presidente da Federação Estadual dos Vigilantes, Fernando Bandeira, no estado do Rio de Janeiro o piso salarial dos vigilantes está cada vez menor.


“A gente está reivindicando 10% do reajuste acima da inflação exatamente porque os empresários estão oferecendo apenas 1,5%”, disse Bandeira. Atualmente, o piso da categoria é de R$ 800.


A greve dos vigilantes das agências bancárias do Norte/Noroeste Fluminense chegou ao seu 20º. dia trazendo transtorno principalmente para os aposentados e pensionistas do INSS que têm que renovar a senha para o recebimento e não estão conseguindo fazer, visto que, os bancos não montaram um esquema para atender esta demanda. Com isso o dinheiro dos aposentados e pensionistas está ficando retido sem qualquer rendimento por isso. Gerando revolta e desespero dos clientes. Mas porque a justiça não toma uma atitude?


Na Caixa Econômica Federal em Santo Antônio de Pádua, não tem dinheiro, contas estão sendo cobradas com juros, por não ter Dinheiro em Caixa .



O Banco do Brasil em Santo Antônio de Pádua é o único, que está dando atendimento, individual ao cliente,são todos sem distinção de classe, atendidos pelos gerente e funcionários. Como disse o Srº Júlio Cezar Funcionário do BB “ A greve é dos vigilantes , e não do Banco, ele tem por obrigação atender os seus clientes e nós estamos na medida do posivel fazendo isso”.


Procon – Com a greve dos vigilantes, as agências bancárias não podem funcionar e, por consequência, o pagamento e recebimento de títulos e outras modalidades de serviços não podem ser realizados em caixas convencionais. Pensando em resguardar os direitos da população sanfranciscana, o Procon de São Francisco de Itabapoana entrou com medida cautelar solicitando que o serviço fosse oferecido e a decisão foi favorável.


Como nem todas as pessoas sabem operar o caixa eletrônico e não possuem outros meios para efetuar pagamentos, ficou determinado que os bancos irão disponibilizar funcionários para auxiliar os munícipes. O descumprimento acarretaria em multa de R$ 1.000,00 por dia. O atendimento já está acontecendo na parte externa dos bancos. De forma geral, os serviços têm sido cumpridos e os direitos dos consumidores resguardados.


O consumidor não pode ser prejudicado pelas empresas com multas, juros e encargos caso ele não efetue o pagamento de suas obrigações durante a greve dos vigilantes. Esse é o entendimento do Procon/Campos que está preparando uma ação cautelar para resguardar o interesse dos consumidores. O cliente não pode ser penalizado se não lhe foi dada outra opção para o pagamento de suas contas.


A relação de consumo entre cliente e bancos, se interrompida por motivos alheios a vontade do consumidor, não pode trazer prejuízos ao seu interesse. Porém, se o consumidor encontrar as agências fechadas, ele deve tentar formas alternativas de pagamento antes de ignorar os prazos. Se há outras formas de se efetuar o pagamento é obrigação do consumidor buscar essa alternativa. A orientação é procurar caixas eletrônicos, tentar pagar pela internet, em casas lotéricas ou na sede da empresa credora.


De acordo com a secretária executiva do Procon, Dr.ª Rosangela Tavares o consumidor já está sendo penalizado com o desconforto da greve.” É inconcebível que o consumidor tenha que pagar juros se quis quitar seu débito e não havia como”, destaca a secretária. O consumidor pode encaminhar uma notificação a empresa dizendo que tentou de todas as formas quitar a dívida – por carta ou e-mail.


Segundo entendimento dos técnicos do Procon/Campos, caso não seja possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, a dívida não poderá ser cobrada com juros e multa de mora ou outras penalidades.


Ainda de acordo com o Procon o cliente que se sentir lesado nessa greve pode entrar com uma ação judicial contra a instituição que ignorar a norma e aplicar juros sob os boletos que não foram pagos dentro da data de vencimento.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aperibé está acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica




Com apenas 10.200 habitantes, a cidade do interior alcançou média 6,1 no IDEB, enquanto a média nacional é de 4,6.


Localizada no norte do Estado do Rio, Aperibé fica a quase 280 quilômetros da capital. Com 10.200 habitantes, a cidadezinha do interior tem motivos para comemorar: alcançou média de 6,1 no IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2009, na primeira fase do Ensino Fundamental, na avaliação de turmas de 1º ao 5º ano. O resultado está acima da média nacional, que é 4,6.


reportagem de Narayanna Borges e Osiel Azevedo.


FONTE: IN 360

LEI SANCIONADA TRAZ AUMENTO DE 9,86% NOS PISOS SALARIAIS REGIONAIS - RJ



Agora é lei: com um acréscimo de 9,86%, conquistado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nenhum piso salarial do estado será inferior a R$ 600. A determinação é da Lei 5.950/11, sancionada pelo governador Sérgio Cabral, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta quinta-feira (14/04) e que beneficiará mais de dois milhões de trabalhadores de todas as áreas, do setor agropecuário ao médico e farmacêutico. Para minimizar o impacto para os empregadores, o Parlamento acabou com a retroatividade do reajuste a janeiro.




A norma aprovada na forma de um substitutivo, e defendida por muitos parlamentares, vale a partir de 1º de abril. “Além de elevar o percentual em mais 3%, incluímos todas as categorias pleiteadas pelos deputados. Depois de termos observado tanta dificuldade na aprovação do mínimo nacional de R$ 545, chegamos no Estado do Rio a um patamar mínimo de R$ 607”, salientou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que fez o substitutivo, deputado Rafael Picciani (PMDB).




O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), posicionou-se em nome do Parlamento, dizendo que a Casa entendeu os argumentos dos empregadores e do Governo – que estavam irredutíveis na manutenção do índice inicial –, mas optou por atender a necessidade dos trabalhadores. Das 89 emendas apresentadas pelos parlamentares, 38 foram aglutinadas pelo texto da CCJ. Elas também incluíram algumas carreiras nos nove níveis de piso.




Os cabineiros de elevador, por exemplo, passarão a integrar a quarta faixa, que será elevada a R$ 686,34. A sexta faixa, de R$ 860,14 será a base para o pagamento de técnicos de diversos tipos, como em farmácia, em radiologia e em transações imobiliárias. Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, biólogos, professores de educação física, enfermeiros entre outros passarão a integrar o último nível, de R$ 1.630,99, anteriormente dedicado apenas a administradores, advogados e contadores.




Dizendo-se satisfeito com o resultado, o presidente da Comissão de Trabalho da Casa, deputado Ricardo Abrão (PDT), que intermediou parte das negociações, disse que houve avanço. “Conseguimos o entendimento e o nosso objetivo de avançar no índice foi alcançado”, comemorou.

Abaixo, a lista de pisos:

I - R$ 607,88 - Para os trabalhadores agropecuários e florestais;

II - R$ 639,26 - Para empregados domésticos; serventes; trabalhadores de serviços de conservação; manutenção; empresas comerciais; industriais; áreas verdes e logradouros públicos, não especializados; contínuo e mensageiro; auxiliar de serviços gerais e de escritório; empregados do comércio não especializados; auxiliares de garçom e barboy;

III - R$ 662,81 - Para classificadores de correspondências e carteiros; trabalhadores em serviços administrativos; cozinheiros; operadores de caixa, inclusive de supermercados; lavadeiras e tintureiros; barbeiros; cabeleireiros; manicures e pedicures; operadores de máquinas e implementos de agricultura, pecuária e exploração florestal; trabalhadores de tratamento de madeira, de fabricação de papel e papelão; fiandeiros; tecelões e tingidores; trabalhadores de curtimento; trabalhadores de preparação de alimentos e bebidas; trabalhadores de costura e estofadores; trabalhadores de fabricação de calçados e artefatos de couro; vidreiros e ceramistas; confeccionadores de produtos de papel e papelão; dedetizadores; pescadores; criadores de rãs; vendedores; trabalhadores dos serviços de higiene e saúde; trabalhadores de serviços de proteção e segurança; trabalhadores de serviços de turismo e hospedagem; motoboys
;

IV - R$ 686,34 - Para trabalhadores da construção civil; despachantes; fiscais; cobradores de transporte coletivo (exceto cobradores de transporte ferroviário); trabalhadores de minas e pedreiras; contadores; pintores; cortadores; polidores e gravadores de pedras; pedreiros; trabalhadores de fabricação de produtos de borracha e plástico; cabineiros de elevador; e garçons;

V - R$ 709,84 - Para administradores; capatazes de explorações agropecuárias, florestais; trabalhadores de usinagem de metais; encanadores; soldadores; chapeadores; caldeireiros; montadores de estruturas metálicas; trabalhadores de artes gráficas; condutores de veículos de transportes; trabalhadores de confecção de instrumentos musicais, produtos de vime e similares; trabalhadores de derivados de minerais não metálicos; trabalhadores de movimentação e manipulação de mercadorias e materiais; operadores de máquinas da construção civil e mineração; telegrafistas; barman; porteiros, porteiros noturnos e zeladores de edifícios e condomínios; trabalhadores em podologia; atendentes de consultório, clínica médica e serviço hospitalar;

VI - R$ 731,43 - Para trabalhadores de serviços de contabilidade e caixas; operadores de máquinas de processamento automático de dados; secretários; datilógrafos e estenógrafos; chefes de serviços de transportes e comunicações; telefonistas e operadores de telefone e de telemarketing; teleatendentes; teleoperadores nível 1 a 10; operadores de call Center; atendentes de cadastro; representantes de serviços empresariais; agentes de marketing; agentes de cobrança; agentes de venda; atendentes de call Center; auxiliares técnicos de telecom nível 1 a 3; operadores de suporte CNS; representantes de serviços 103; atendentes de retenção; operadores de atendimento nível 1 a 3; representantes de serviços; assistentes de serviços nível 1 a 3; telemarketing ativos e receptivos; trabalhadores da rede de energia e telecomunicações; supervisores de compras e de vendas; compradores; agentes técnicos de venda e representantes comerciais; mordomos e governantas; trabalhadores de serventia e comissários (nos serviços de transporte de passageiros); agentes de mestria; mestre; contramestres; supervisor de produção e manutenção industrial; trabalhadores metalúrgicos e siderúrgicos; operadores de instalações de processamento químico; trabalhadores de tratamentos de fumo e de fabricação de charutos e cigarros; operadores de estação de rádio, televisão e de equipamentos de sonorização e de projeção cinematográfica; operadores de máquinas fixas e de equipamentos similares; sommeliers e maitres de hotel; ajustadores mecânicos; montadores e mecânicos de máquinas, veículos e instrumentos de precisão; eletricistas; eletrônicos; joalheiros e ourives; marceneiros e operadores de máquinas de lavrar madeira; supervisores de produção e manutenção industrial; frentistas e lubrificadores; bombeiros civis; técnicos de administração; técnicos de elevadores; técnicos estatísticos; terapeutas holísticos; técnicos de imobilização ortopédica; agentes de transporte e trânsito; guardiões de piscina; práticos de farmácia; e auxiliares de enfermagem; a telefonistas e operadores de telefone e de telemarketing; teleoperadores nível 1 a 10; operadores de call Center; atendentes de cadastro; representantes de serviços empresariais; agentes de marketing; agentes de cobrança; agentes de venda; atendentes de call Center; auxiliares técnicos de telecom nível 1 a 3; operadores de suporte CNS; representantes de serviços 103; atendentes de retenção; operadores de atendimento nível 1 a 3; representantes de serviços; assistentes de serviços nível 1 a 3; telemarketing ativos e receptivos, cuja jornada de trabalho seja de 06 (seis) horas diárias ou 180 (cento e oitenta) horas mensais.

VII - R$ 860,14 - Para trabalhadores de serviço de contabilidade de nível técnico; técnicos em enfermagem; trabalhadores de nível técnico devidamente registrados nos conselhos de suas áreas; técnicos de transações imobiliárias; técnicos em secretariado; técnicos em farmácia; técnicos em radiologia; técnicos em laboratório; e técnicos em higiene dental;

VIII - R$ 1.188,20 - Para os professores de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com regime de 40 (quarenta) horas semanais e técnicos de eletrônica e telecomunicações; técnicos em mecatrônica;

IX - R$ 1.630,99 - Para administradores de empresas; arquivistas de nível superior; advogados; contadores; psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas; fisioterapeutas ocupacionais; terapeutas ocupacionais; arquitetos; engenheiros; estatísticos; profissionais de educação física; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; biomédicos; bibliotecários de nível superior; farmacêuticos; e enfermeiros.






Everton Silvalima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Dia Mundial da Saúde é comemorado com grande evento em Pádua












A Prefeitura de Pádua e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram um grande evento na Praça Visconde Figueira, em frente à Igreja Batista, no dia 07 de abril em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Esta data comemorativa foi criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada em manter o bom estado de saúde das pessoas, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. E estes foram, também, os objetivos dos organizadores. Por isso, levaram à praça pública os serviços de saúde que são oferecidos na rede municipal.


O prefeito José Renato Fonseca Padilha esteve no local. Conversou com populares que foram abraçá-lo e com funcionários da rede municipal de saúde. “Este evento mostra que a saúde no nosso município está muito bem. Enquanto a TV mostra o caos na saúde do Brasil, como foi exibido no programa Globo Repórter recentemente, temos o segundo maior hospital da região, o programa de saúde da família atendendo toda a comunidade, atendimento odontológico nos postos de saúde, centenas de atendimentos na policlínica. Tudo isso funcionando de forma integrada, para garantir o melhor para a população paduana”, disse o prefeito.


A secretária de saúde Andréa Siqueira Freire e a subsecretária Vanderléia Franco Souza acompanharam todas as atividades. Centenas de pessoas participaram e puderam fazer, gratuitamente, exame de glicemia e aferição de pressão arterial. O salão da cidadania, uma parceria com o SENAC, ofereceu corte de cabelo gratuito. A equipe de odontologia distribuiu kits de higiene bucal.


Todos os setores da rede municipal de saúde estavam presentes, com seus coordenadores e equipe de trabalho: o Hospital Municipal Hélio Montezano de Oliveira; a Policlínica Dr. Juarez Amaral; o Centro de Atenção Integral Materno Infantil (Caimi), o Programa de Saúde da Família; o PSF Bucal; o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); o Centro de Atenção Psicossocial (Caps); as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária; Erradicação do Aedes Aegypt (Combate a Dengue); o Programa Nacional de Imunização; a Fisioterapia; o Laboratório; o Serviço Social; e o Tratamento contra o Tabagismo.


Cada equipe informou à população como é o trabalho no setor e como as pessoas podem ter acesso aos programas e tratamentos oferecidos na rede municipal de saúde. Também foram passadas informações importantes para a população, como prevenção de doenças e hábitos que podem garantir uma vida mais saudável.

Conselho de Segurança pública se reune para discutir trânzito em Pádua - RJ







A reunião aconteceu no dia 06 de abril, conduzida pela Presidente Dilma, do vice Sr. Martiello e com a presença de alguns diretores do Conselho de Segurança Pública.


A palavra foi aberta ao Comandante Baracho que iniciou dizendo: O Batalhão vem intensificando o seu policiamento, com um olhar vigilante para os possíveis condutores infratores. Sendo preciso ter uma visão sistêmica por parte do administrador de Polícia, como por exemplo, no caso do triste acidente do último sábado, o cidadão condutor do veículo Punto antes de se envolver em tal sinistro saiu de Miracema, portanto ações de polícia ostensiva desencadeadas naquele município possibilitariam bons reflexos para Santo Antônio de Pádua.


Infelizmente esse fato aconteceu aqui, apesar do nosso intenso labor e com todo o rigor, mas não somos adeptos de ações “carnavalescas” ou de “perfumarias”, buscamos um trabalho discreto, eficiente e eficaz, com algumas blitz que vêm sendo realizadas na área urbana da cidade, mas, teremos que agir com mais rigor.


Somos cidadãos e temos que preservar a vida humana, no maior patrimônio. Cada um fazendo a sua parte, o cidadão tem que questionar, tem que estar aqui presente, começar a trabalhar em união, juntamente com os Órgãos Públicos, discutindo e buscando soluções para a problemática do trânsito.


Estivemos com o Senhor Prefeito e com o Senhor Vice Prefeito, que vêm estudando uma forma de agir no setor de trânsito do Município, sendo ponto pacífico a necessidade de verbas para a educação no trânsito. É com a criança, desde pequena que se inicia esse trabalho. Essa educação no trânsito não é da nossa competência, cabe aos órgãos ligados ao sistema nacional de trânsito. A Polícia Militar sozinha não vai sanar tão grave problema, mas terá sucesso com a união de todos.


O trânsito rodoviário compete a Polícia Estadual, convidamos aos responsáveis para esta reunião, mas, outros compromissos os impediram estar aqui, porém é de grande importância essa parceria, devido ao grande número de acidentes em nossas estradas.


Até o final de abril teremos um Bafômetro Operacional no Batalhão, algumas coisas na vida são aprendidas pelo amor, outras infelizmente pela dor. Para alguns cidadãos o amor parece não funcionar, então devemos agir com rigor. Precisamos de projetos da cultura, educação, juntamente com o Corpo de Bombeiros, que já faz um trabalho com os jovens. Podemos citar Itaperuna, onde fazíamos encenação sobre o trânsito, quando as pessoas paravam e se chocavam com a veracidade das cenas, contribuindo com a diminuição do número de acidentes, chegamos a zero acidente com vítimas ao mês. Pela conscientização das pessoas, sobre o que o álcool pode ocasionar não só a própria vida, mas a do próximo também. E logicamente o depósito veio representar uma força muito grande, na apreensão de veículos irregulares, que também contribuiu para a prevenção não só dos acidentes, mas de muitos outros delitos criminais.


Entristeceu-me muito receber um telefonema em Itaperuna com a notícia dos seis falecimentos assim como dar uma entrevista à Rede Globo sobre esse incidente infeliz, algo que desejo do fundo da alma que não mais aconteça por meio de uma à prevenção e a conscientização de todos, mudando esse quadro em todo o noroeste do estado. Finalizou o comandante Baracho.



A representante da Escola Viva fazendo uso da palavra começou dizendo: “Quando vi o corpo daquela menina resolvemos tomar essa atitude, fizemos um abaixo assinado naquele dia, ficamos muito assustados. No outro dia aconteceu outro acidente, dois acidentes seguidos, e ambos por imprudência.


A velocidade que estão dirigindo não é prudente, mesmo o condutor estando documentado, habilitado, não pode andar em alta velocidade, principalmente perto de escola. Até chegar ao acidentado é complicado, o Corpo de Bombeiros demorou a chegar, não por culpa da corporação, mas pelo local do acidente e o transito que estava o corpo ficou lá no chão. A culpa é de todos nós, por isso fizemos esse abaixo assinado:



Abaixo assinado da Escola Viva ao Excelentíssimo Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Pádua, com cópias para o Comandante da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação, Pais e Responsáveis.



Os abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados em Santo Antônio de Pádua, motivados pela grande quantidade de acidentes veiculares, com vítimas, que estão ocorrendo neste Município e alguns próximos à Escola Municipal Viva, envolvendo crianças que estudam na referida Escola, solicitam de V. Exª., a adoção de medidas educativas de conscientização e disciplinares levando os motoristas, motociclistas e pedestres a mudanças de (maus) hábitos visando à melhoria do trânsito e melhor qualidade de vida da população.


Solicitamos também a viabilidade de serem tomadas as seguintes medidas:


1) Proibição do estacionamento em frente à Escola Municipal Viva até a Casa de Saúde Santa Mônica;


2) Instalação de quebra-molas tipo “pé de moleque” próximo à Escola Municipal Viva;


3) Apoio da Guarda Municipal nos períodos de entrada e saída de alunos;


4) Solicitação de Radar Móvel e apoio da Polícia Militar a fim de coibir o excesso de velocidade nas nossas vias urbanas;


5) Campanhas de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres através de palestras, vídeos, placas próximo a Escola, divulgação de mensagens em carros de som, panfletos etc.;



Outrossim, vale lembrar que evitar acidentes é diminuir o gasto público com tratamentos de saúde e garantir a felicidade das famílias.


Na certeza de sermos atendidos, encaminhos este documento em __ folhas numeradas e assinadas pelos moradores, e em duas vias que serão protocoladas em seu Gabinete.


Nomeamos o Diretor Municipal Denílson Parreira dos Reis, fone 3851-3408 e 3853-3511, como nosso representante, caso V. Exª. necessite de outras informações.


Santo Antônio de Pádua, 1 de abril de 2011.



Pedimos que se faça um controle no trânsito, ruas mais largas e gostaríamos de parabenizar a Policia. É dessa polícia que precisamos, da via pública. São nove anos que estamos nessa rua apertada, mas, é o primeiro acidente grave, que chocou a população paduana. Devemos estar atentos e fazer a nossa parte. As pessoas que assinaram o abaixo assinado já estão tomando consciência disso. Estamos entregando em sete vias protocolado através do nosso representante Denílson. Qualquer dúvida podem procurar o Colégio Viva.


O meu muito obrigado a todos, finalizou a representante.



O representante do Deputado Glauber Braga, Janderson Aleixo, a convite da presidente Dilma, esclareceu que não foi possível à presença devido a outros compromissos. E citou a grande importância da reunião, que a comunidade tem que participar. Essa disposição é que faz a mudança, às vezes ela demora, mas acontece. Cabe às autoridades a responsabilidade de coibir quem está no volante. Esse movimento é um trabalho de conscientização muito bom, tem que cobrar para que as coisas aconteçam O Deputado coloca o seu contato a inteira disposição desse Município para o que for preciso, mais uma vez muito obrigado a todos.



Outros cidadãos colocaram suas opiniões, como Marcus Melo, Marcos Tobias, comandante do corpo de Bombeiros Leandro.


O Vice Prefeito Ralph Kezen, fazendo uso da palavra; “Boa Noite ao Comandante e a todos os presentes, parabenizo ao Comandante, o trabalho feito pelo Olavo em em Santa Cruz.


Aproveito para reiterar o convite da Loja Maçônica para as reuniões do Conselho, já se encontra à disposição da diretoria. Na nossa loja o espaço está cedido para o Conselho de Segurança,


Ressalto o trabalho sobre educação com Denílson, Dona Vera, Sr. Antônio, Sheila e Marcinha. Que conseguiram ter essa visão de educação no trânsito ambiental e fizeram este trabalho com a Escola Viva. Esses acidentes de trânsito que vêm ocorrendo não podem continuar.


Não é só carro, mas também moto e bicicleta. Tem ciclista que ocupa a pista inteira.


Quebra mola na cidade é absurdo, tem que reduzir, mas motoristas e motociclistas não respeitam o limite de velocidade, não estão respeitando a vida e quando começa dessa forma, sofre na pele. O corpo de bombeiro tem sido atuante.


Leandro em dezembro de 2008 ficou aqui ajudando e hoje quer dar continuidade a este trabalho em prol do Município em parceria com o DPO da Cidade, DPO Santa Cruz, DPO Monte Alegre e IML.


Quando vier abastecer, passem nos Distritos, estarão assim nos trazendo visibilidade. Não é para mudar a rota, passar nas escolas, só complementar já que vão passar naqueles Distritos que ficam abandonados.


Essa relação é sadia. A Guarda Municipal já tinha informado este aumento no trânsito e o foco maior é no Colégio Viva.


O chefe da Guarda Municipal o Sr.Bastos tem ligação com o trânsito Municipal, pode explicar todo este aparato que é este trânsito de Pádua.


O que aconteceu de sexta para sábado na Escola Viva, foi muito triste, mas não é só carro que está estacionando na calçada, é a cidade que está crescendo, falta espaço para tantos carros.



O progresso vem para Municípios, e temos que acompanhar, projetos estão sendo estudados pelo engenheiro juntamente com o prefeito José Renato.



O Tenente Bastos cumprimento ao Vice Ralph e a todos os presentes disse: “O nosso efetivo é pequeno são seis homens, é para resguardar praça, hospital, rodoviária, não foi criado para o trânsito, não tem essa missão, entretanto a vida está acima de tudo, prefiro errar por mais do que por omissão. Temos duas situações no trânsito perto do caos, a população está aumentando, o poder aquisitivo também; é mais carros e motos transitando. Tem que fazer o convênio com a Polícia Militar, sendo criado o talão podemos multar, o policial vai notificar no talão do Município, uma parcela vai para o Estado e outra para o Município. Agente de trânsito é independente da guarda de trânsito, ele vai ter a função de notificar. Precisa de engenheiro de trânsito, aonde pode estacionar, verificar outros locais para carros, fazer esse convênio urgente! Em relação ao Colégio Viva teremos uma guarda permanente, vai ficar exclusiva no Viva. Vou levar ao conhecimento do Prefeito esse pedido, urgente”.



Leandro Corpo de Bombeiro também em uso da palavra começou dizendo: “Cumprimento a todos aqui, é muito bom ver essas crianças aqui, poderiam estar na internet ou brincando, esta consciência é que precisamos. A estatística de acidentes em Pádua assusta em 2010 foram 1389, na faixa de 4 a 5 acidentes por dia. Este ano em janeiro foram 21, fevereiro 29, março, 37 e agora em abril até o dia 04 foram 20, em 6 dias 6 óbitos. Estamos com um efetivo maior, mais material, ambulância equipada, barcos para atender a população e em breve estaremos na nova sede. Pádua tem que ser tratada de maneira diferente, nossa fiscalização vai ser maior. O que pode ajudar é o bombeiro mirim, formamos uma turma no Salim Simão e ofereço a Escola Viva essas 40 vagas, para um próximo curso, no segundo semestre. A sede em novo local vai melhorar o socorro com mais qualidade no atendimento à população”.


O Delegado Dr.Rivelino começou dizendo: “A polícia civil lamenta, mas esse assunto já foi exaustivamente exposto aqui, deve ser analisado, os seis falecimentos, vamos acompanhar, pedir vias em especial nessas estradas, trânsito de caminhão, e com certeza é importante estar mobilizando, como esta reunião os órgãos no DER, melhor sinalização, iluminação nas estradas, a fim de que essa situação possa ser melhorada. A polícia civil vai acompanhar as investigações até apurar os fatos. Esses acidentes, vamos esclarecer os fatos e conduzir ao Ministério Público, que terá acesso nos autos. Pedimos que estejamos preocupados com esse tema, segurança, bebida e direção, temos o direito de ir e vir, é pertinente a todos, autoridades, cidadãos. Evitar de estar passando trote que atrapalha o atendimento ao cidadão, em seguida Marcus Mello, Marcos Tobias, Márcia Mendes, presidente do Gerador, fizeram suas colocações.


A presidenta deu como encerrada a reunião, agradecendo a presença de todos em especial ao representante do deputado Glauber, o Sr. Janderson.



Em tempo: A reunião do Conselho de Segurança surtiu efeito pois no dia seguinte com o ajuntamento da policia militar e policia civil,foi feito na cidade uma mega operação de blitz. É a polícia trabalhando para o bem estar da população paduana.