JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

quinta-feira, 10 de março de 2011

Inauguração do Ponto de Cultura “Dó, Ré, Mi faz arte e cultura” em Santo Antônio de Pádua











Aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2011, onde a Banda Lyra de Arion, através de seu presidente Jorge Luis Rodrigues de Souza e diretoria, receberam convidados para o cerimonial de abertura do Ponto de Cultura “Dó, Ré, Mi Faz Arte e Cultura” no município de Pádua.

A Banda Lyra de Arion foi fundada em 12 de maio de 1888, pelo maestro Virgínio de Andrade Reis e tornou-se Ponto de Cultura, mantendo viva a cultura de nossa cidade, onde o espaço é palco de apresentações musicais com revelações de grandes talentos e formação profissional.

Durante o cerimonial foi cantado o hino nacional brasileiro e o hino a Pádua, com o acompanhamento da centenária banda Lyra de Arion.

A cerimônia foi aberta pelo Coordenador do projeto, professor Namir Machado Jorge, com o pronunciamento do vice-prefeito Ralph Kezen, em seguida passando a palavra à secretaria de cultura Camila Moura Pinto.

Juntos somos mais e somos mais fortes porque estamos imbuídos de uma cultura cava vez mais relevante no mundo atual. Uma cultura que se orgulha em ser igualmente negra, branca, índia e mestiça. Uma cultura que não nega o papel na política, nem a relevância do estado, que teve as veias abertas pelo colonialismo e padeceu a vergonha da escravidão, mas que hoje é capaz de dar respostas inovadoras aos desafios de uma história marcada pela desigualdade.

Lutamos para que toda nossa população possa ir ao cinema, ao teatro ou a um espetáculo de dança, ter acesso aos livros, aos museus ou à instrução musical. “A gente não quer só comida”, já diziam os Titãs, antevendo os debates que hoje travamos: “A gente quer comida, diversão e arte / A gente não que só comida / a gente quer saída para qualquer parte”. Direito de produzir a cultura e consumir a cultura, sem isso não há cidadania, democracia ou felicidade..

Na oportunidade foram apresentados ao público presente a Banda Lyra de Arion que tocou a canção Asa Branca, sob a regência do maestro Jorginho, Mineiro Pau, sob a direção do mestre Nico, a Associação Grupo Sócio Cultural Cara da Rua que apresentou miniatura das cores com a coordenação de Alex Sandro Brasílio do Município de Miracema, a Dança de rua, Twister Dance com coreografias do mestre Chuleba, o jongo sob a coordenação de Maria das Graças Caetano, a Capoeira sob a coordenação do mestre Pitu. No final das apresentações todos os presentes foram convidados a acompanhar a Banda Lyra de Arion até sua sede para inauguração das instalações que abrigarão o Ponto de Cultura. O prefeito José Renato, participou do descerramento da fita simbólica, juntamente com a secretaria de educação, prof.ªVera, prof.Namir e demais alunos e convidados. E passaram a visitação nas dependências, da nova sede reformada pela prefeitura, e com a aquisição de novos instrumentos, multimídia, aparelhos de instrumentos musicais, mobiliário.

Os Pontos de Cultura são espaços permanentes do programa Cultura Viva. Não possui modelo único, mas sim um aspecto comum a todos que é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Partindo desse ponto, inicia-se um processo orgânico que agrega novos agentes e parceiros, identificando assim os novos pontos de apoio, que pode ser a escola mais próxima, o salão de uma igreja e assim sucessivamente. Namir em entrevista ao jornal,contou que entre 750 inscritos,150 foram aprovados,sendo um de Pádua,ele foi o autor do projeto.uma verba direcionada diretamente para lira de orion,onde já foi liberado 60,00,investidos em material para sede.e convida a todos,a participarem do espaço,destinado ao âmbito cultural.agradece em especial a aplac,a D.Tereza que foi uma parceira nas dificuldades da banda,onde muitas das vezes guardou instrumentos e matérias em sua casa,principalmente na época da enchente,e a todo povo da cultura.

Texto e fotos: Márcia Mendes

Associação de Moradores de Monte Alegre parabeniza diretora do Jornal sem Limites

A Associação de Moradores de Monte Alegre e Adjacências leva à você na data de hoje os votos de felicidades e pedimos a Deus que você consiga vencer todas as barreiras que a vida colocar em seu caminho, sabemos que você é uma guerreira e que possa continuar sempre sendo sempre essa grande profissional que você é, e que junto a sua sinceridade, autenticidade, dedicação e profissionalismo transformaram você em uma grande mulher chamada MÁRCIA MENDES.
Feliz Aniversário!!!
São os votos de todos os diretores da Associação de Moradores de Monte Alegre e Adjacências.
Presidente - Wandeir Luciano ( Deir).

Dada completou mais um ano de vida

Aconteceu no dia 12, comemoração entre família e amigos no pesque e pague do Rafael.

Com um almoço delicioso, quiabo com galinha, na casa de sua cunhada Marcinha. O amigo Jadir Júnior não poderia ficar de fora! Após o almoço participou do jogo de futebol e do churrasco.

Muitos amigos foram abraçar este grande aniversariante, a que todos amam.

Dada muitas felicidades e saúde!

Em Pádua Copal completa 25 anos com muito trabalho e dedicação

A Copal comemorou seus 25 anos, com muita fé, trabalho e dedicação a seus amigos clientes, no mesmo propósito de quando foi fundado o escritório, isso graças a aliança que eles mantém com Deus e com seus clientes, a quem sempre respeitaram.

O culto em ação de graças aconteceu na Assembléia de Deus no bairro Gerador e a Missa em ação de graças na Igreja Matriz.

Parabéns aos amigos Vidipó e Oséias por essa jornada de lutas e desafios que enfrentaram, mas com a certeza e a fé de que sempre sairão vencedores.

Associação de moradores do Gerador em Pádua



Através do presidente e diretoria da associação, o campo de futebol aos poucos vai ganhando forma, agora o presidente esta colocando a grama, todos os dia a noite, faz um pouco para que os moradores em breve possa,desfrutar do campo,jogando aquele futebol,ao lado da quadra,é útil unido ao agradável.uma associação tem que trabalhar em prol de sua comunidade,parabéns a toda diretoria.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aperibé recebeu do governo do estado uma ambulância UTI Móvel

O município de Aperibé recebeu do governo do estado uma ambulância UTI Móvel que ficará a disposição do Hospital Municipal Augustinho Gesuald Blanc. O veículo foi conseguido através de um pedido do prefeito dr. Flávio ao deputado estado Paulo Melo que hoje é o presidente da Alerj. O parlamentar levou o pedido ao conhecimento do governador e prontamente foi atendido.
Segundo a secretária de Saúde, Flaviane Gomes de Sousa, esta nova ambulância vai beneficiar em muito o socorro emergencial. “Agora o pronto atendimento será agilizado e conseguiremos transportar os pacientes politraumatizados e de alto risco com mais rapidez e eficiência,” destacou.
Ainda de acordo com a secretária que além do veículo recebido, em breve será centralizado o atendimento a mulher. “Inauguraremos o Centro de Atendimento a Saúde da Mulher próximo a Praça Antônio Rabello Soares. No local se fará o atendimento da gestante, ginecológico, bem como, autorização dos exames como: preventivo, mamografia, USG de mama e outros num só lugar. Desta forma, agilizará e facilitará a vida da cidadã aperibeense,” concluiu.

Rio Previdência Revisão de pensão, mais uma vez não sai! Processo está preso na justiça de Pádua e no Rio Previdência

Márcia Mendes, pensionista do Iperj, luta desde 04.07.2002, pela revisão de pensão. Está há 10 anos sem aumento nos salários. A pensionista correu o corredor do antigo Iperj, Uerj, Rio-Previdência, pediu ajuda ao governador Sergio Cabral, na época Presidente da Assembléia, em 15 de novembro de 2002, nada foi feito, apesar das promessas e teve que entrar na justiça em 2004, com o processo nº 050.000916-5. Desde então vem lutando para conseguir aumento em seus proventos.
Hoje o processo se encontra parado na justiça e no Rio Previdência, rodando de um órgão para outro.
No fórum em Santo Antonio de Pádua no dia 24 05 2010, foi enviado pelo ministério público ao contador e retornou para juíza, que determinou no dia 24 de setembro de 2010, que a decisão do ministério fosse cumprida já que o cálculo é do contador judicial da comarca. Respondeu que por motivo íntimo, nos termos do art.138, II c/c art.135, parágrafo único, do cpc. Resumindo mais uma vez o contador se negou a fazer o cálculo, não indicando um contador substituto. A advogada requer perícia contábil e oficio encaminhado a UERJ, para fornecer os valores atualizados, a serem pagos aos requerentes.

A resposta do Rio Previdência foi: “Não se preocupe se o processo está ainda arquivado, pois será feita a revisão pelo sistema. Se implantado o aumento neste exercício/2010, receberá diferenças desde julho/2010”. Esta foi mais uma das respostas dada pela ouvidora, entre tantas, cada uma, mas desencontrada do que a outra.
Acompanhe abaixo todas as respostas enviadas por e-mail, a pensionista, passo a passo:
· Prezada senhora .A sua pensão provavelmente ser reajustada no mês de outubro diretamente pelo sistema.Aguarde seu pagamento no dia 29.10.2010 e, se não houver pagamento de diferença, entre em contato conosco (Ouvidoria) . As revisões de pensão, de agora em diante, ser elaboradas diretamente pelas informações constantes do sistema.Atenciosamente.Ouvidoria/Rio previdência,Prezada senhora,Sobre sua revisão de pensão.Não foi feita para o mês de outubro/2010.Sugerimos de acordo com a orientação da Administração, recebida nesta Ouvidoria HOJE, que as inscrições que não constam da listagem apresentada, os pensionistas devem requerer revisão de pensão em uma agencia Rio previdência mais próxima de sua residência. Atenciosamente .Ouvidoria/Rio previdência
· Prezada Senhora, Entramos em contato com o setor responsável. Pedimos que aguarde alguns dias para novo posicionamento. Estamos buscando a solução. Atenciosamente, OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIA
· Prezada Senhora,Ratificamos a mensagem anterior.Caso já tenha realizado o pedido de revisão, nos envie o número do processo para podermos identificar o problema. Nossa intenção é resolver o problema, para isso necessitamos de subsídios mínimos. Em consulta ao sistema consta no LITERAL do ex-servidor: Classe e nível fora da tabela. Consta também como ex-servidor da FIPERJ. Caso tenha um protocolo, pedimos que nos forneça o número, a data e o nome do servidor que o emitiu. (este não é o procedimento padrão, pois o número de processo é o mais indicado)Atenciosamente,OUVIDORIA - RIOPREVIDÊNCIA
* Resposta
Boa tarde
Eu já estive ai e dei entrada pessoalmente, estou com o protocolo, o requerimento foi feito no dia 04 11 2010, na sede do Rio previdência. O que, mas posso fazer? É muita informação desencontrada, se a senhora ler os e-mails anteriores, verá as diversas versões que já foram dadas, como a minha base cadastral está desatualizada, se atualizei tudo inclusive a conta no banco. Eu acho que na verdade vocês não sabem a realidade dos processos que são abertos, de que valeu este protocolo, que tenho nas mãos? Posso rasgá-lo que não fará diferença nenhuma, até a colunista do jornal O Dia divulgou uma notícia, matéria que saiu no dia 19 de dezembro de 2010, essa foi a resposta desse órgão, “já pedimos um documento de atualização de pensão e no mais tardar em janeiro de 2010,”estamos em 2011, agora vocês dão outra desculpa. Realmente só gostaria de saber, quanto verdadeiramente, a minha revisão vai sair
O pior é vocês ficarem iludindo e mentindo assim, é muito triste, só sinto vontade de chorar!

*Prezada Senhora,
O reajuste está previsto para determinadas categorias, por isso pedimos que se certifique se realmente terá direito.Caso tenha, o reajuste será sistêmico. Não acontecendo para a senhora é possível que sua base cadastral esteja desatualizada. Então, sugerimos que compareça a qualquer uma de nossas agências para requisitar uma revisão de pensão e/ou atualização dos dados cadastrais. Ainda, o número de processo que nos enviou, é referente à Desmembramento de pensão, e encontra-se arquivado. Certfique-se se realmente este processo é referente à revisão de pensão.Atenciosamente,OUVIDORIA - RIOPREVIDÊNCIA
*Prezada senhora
O Governo do Estado baixou uma Lei nº. 5758, de 29.06.2010 que aumenta a remuneração dos servidores e pensionistas de servidores da FIPERJ, a contar de julho/2010 a junho/2012. Que será aplicado pelo sistema tão logo seja este Rioprevidência com as tabelas da FIPERJ.O aumento será de julho/2010 a junho/2012. Não se preocupe se o processo está ainda arquivado, pois será feita a revisão pelo sistema. Se implantado o aumento neste exercício/2010, receberá diferenças desde julho/2010. Atenciosamente Ouvidoria/Rioprevidência
*Prezada senhora
O processo ainda se encontra arquivado. Atenciosamente Ouvidoria/Rioprevidência
*Prezada senhora Sugerimos que nos forneça elementos para a pesquisa, em cada e-mail. Atenciosamente Ouvidoria/Rioprevidência
*Prezada Senhora,Ratificamos a mensagem anterior.Caso já tenha realizado o pedido de revisão, nos envie o número do processo para podermos identificar o problema. Nossa intenção é resolver o problema, para isso necessitamos de subsídios mínimos. Em consulta ao sistema consta no LITERAL do ex-servidor: Classe e nível fora da tabela. Consta também como ex-servidor da FIPERJ. Caso tenha um protocolo, pedimos que nos forneça o número, a data e o nome do servidor que o emitiu. (este não é o procedimento padrão, pois o número de processo é o mais indicado)Atenciosamente, OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIA. Prezada Senhora,Conseguimos identificar o seu problema. O número do seu processo é E-01/729855/1995 (que correrá a revisão). Ele será encaminhado a secretaria de origem para anexar o DAP, após será realizada a revisão. Pedimos que aguarde mais um pouco.
*Atenciosamente,OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIAPrezada Senhora,Não podemos precisar uma data. Dependerá, entre outros, da secretaria de origem (não interferimos nos procedimentos externos - de outras secretarias). Novamente, pedimos que aguarde mais um pouco. Atenciosamente,OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIA. Prezada Senhora,Em consulta ao sistema podemos observar que na data de hoje o processo foi encaminhado à UERJ para anexar o DAP (documento de atualização de pensão). Pedimos que aguarde, pois o processo está tramitando de acordo com os procedimentos que devem ser reallizados para a correta execução da revisão de pensão. Atenciosamente,OUVIDORIA - RIOPREVIDÊNCIA.

*Prezada Senhora, Ratificamos a mensagem enviada anteriormente. Como o processo encontra-se em outro órgão, não podemos interferir. Pedimos que aguarde, pois os corretos procedimentos estão sendo adotados. Atenciosamente,OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIAInformamos que o seu processo encontra-se na UERJ. Por isso ratificamos a mensagem anterior.Informamos, ainda, que poderá utilizar o telefone 0800 285 8191 ou no site www.rioprevidencia.rj.gov.br para consultar o andamento de seu processo.Atenciosamente,OUVIDORIA – RIOPREVIDÊNCIA Prezada Senhora,Como afirmamos, não temos como interferir nos procedimentos de órgãos externos. Sugerimos que entre em contato com o mesmo.Atenciosamente,OUVIDORIA - RIOPREVIDÊNCIAUltimo e-mail em 08 de fevereiro de 2011.
O Rio Previdência prometeu no dia do servidor zerar e estoque de 40 mil pedidos de revisão encontrados pela atual gestão, e o processo da pensionista se enquadra neste perfil.

“Quando implementamos a meta de analisar todas as pensões deixadas sem revisão, deslocamos uma equipe altamente qualificada. Estamos dando mais dignidade para essas pessoas. Muitos benefícios eram pagos no valor do piso nacional (R$ 510). Estamos olhando não só as pendências, como também os pedidos que estão chegando agora”, diz o diretor-presidente do Fundo, Gustavo Barbosa.
Ele acrescenta que o Rio Previdência também está em dia com os pagamentos de revisão por meio de ordem judicial. E informou que atualmente não há muita demora para a conclusão de pedido realizado recentemente. “Estamos pagando as pensões que tiveram pedido de revisão pela Justiça e também dando andamento às revisões administrativas. Estamos ainda respeitando a ordem da fila. Não podemos passar à frente de outro que já requereu”, explicou Gustavo Barbosa.
Mas nem todas as pensões se encontram neste quadro, apresentados pelo presidente do fundo, são muitas pensionistas, mesmo recorrendo à justiça ou dando entrada no órgão na Rua da Quitanda, são atendidos com essa rapidez, tão ressaltada, na inauguração da sede pelo Governador do Estado. No dia ele revisou na hora três pedidos então porque essa demora com informações contraditórias, atrasando um quadro de vida melhor para essas pensionista, que só querem os seus direitos. A pensionista agora aguarda ansiosamente a mesma sorte que teve a pensionista já em idade avançada, que conseguiu sua revisão, mas sem ter que esperar pelos cabelos brancos, apesar de que nos próximos dias, estará completando seus 50 anos de idade, essa revisão seria um belo presente.

Prefeitura de Pádua realizará Carnaval em 2011 Entre as novidades, o retorno do carnaval nas ruas do Centro e a realização do 1º pré-carnavalesco na

A Prefeitura de Pádua divulgou oficialmente a programação do Carnaval 2011. Entre as novidades, está a realização do Carnaval no Centro de Pádua.
Bandas de excelente nível, DJs, desfile de blocos e escola, matinês, prometem esquentar o ânimo dos foliões paduanos e visitantes.
Já no próximo dia 19 será realizado um pré-carnavalesco para demonstrar a força do carnaval paduano. O pré-carnaval acontece nas imediações da Praça Monsenhor Diniz, com início as 15 hs. Os interessados em adquirir o abadá do evento devem ficar atentos. Para adquirir o abadá basta se dirigir a Secretaria de Ação Social, localizada próximo a Prefeitura, levando uma lata de óleo ou 1 kg de feijão.
O Carnaval 2011 é uma realização da Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito José Renato Fonseca Padilha através da Secretaria Municipal de Turismo, representada pelo secretário, Luciano Chaves Diniz e o subsecretário Guilherme Rabello.
Banheiros químicos, segurança, desvio de trafego e inúmeras outras ações foram estrategicamente pensadas para oferecer comodidade e tranquilidade aos paduanos e visitantes.
Santo Antônio de Pádua possui um clima agradável, uma rede hoteleira de bom nível, restaurantes, e muitas opções de visitação. Os esforços realizados pela municipalidade nos últimos anos tem sido responsáveis pelo aumento no número de turistas em Pádua e a fixação de paduanos durante o carnaval, sem necessidade alguma de mudança para outras cidades e estados.
“Um povo ordeiro e trabalhador como o povo paduano merece ter um carnaval de excelente nível, completamente gratuito e alegre. É uma forma de presentear nossa comunidade diante dos esforços que todos realizam para o crescimento de nossa terra”, disse o prefeito José Renato.
Confira abaixo a programação oficial. Segue logo das bandas e do próprio Carnaval 2011 para divulgação.

Ivany reúne-se com Carlos Minc e fortalece ações de Miracema no setor ambiental

O prefeito Ivany Samel reuniu-se no último dia 10, no Rio, com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, para tratar do repasse de recursos e equipamentos que darão condições para a Prefeitura de Miracema ampliar a sua atuação na área ambiental. Participaram do encontro também prefeitos e representantes de outros 12 municípios do Noroeste Fluminense e dois da região Norte. Esta reunião nasceu de uma reunião preliminar realizada em Miracema, em 2010, com a então secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, atual presidente do Instituto estadual do Ambiente (Inea), que também participou agora no dia 10.
Carlos Minc disse a Ivany Samel e aos demais prefeitos que a intenção do Estado é dotar os municípios de condições físicas para desenvolver mais ações em benefício do ambiente local.
O prefeito miracemense aproveitou o encontro para entregar ao secretário Minc uma série de reivindicações, como a reforma para o Horto Municipal, recursos para a educação ambiental, para a Área de Preservação Ambiental (APA) Miracema e para o Refúgio de Vida Silvestre da Ventania, que estão em fase de implantação e beneficiarão toda a região Noroeste.
- O mais importante é que o secretário Minc resolveu abraçar as nossas reivindicações, porque considera que elas são muito importantes e urgentes - disse o prefeito Ivany Samel.
Estiveram presentes também neste encontro no Rio, o procurador geral do município, José Souto Tostes e a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, bióloga Juliana Rodrigues.

Reserva particular de patrimônio natural é tema de roda de conversa em Porciúncula

As Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de Porciúncula, juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizaram uma Roda de Conversa sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), na terça-feira (08/02), no Horto Florestal de Porciúncula.
Com o objetivo de incentivar e apoiar a prática voluntária das RPPNs no município, vários proprietários de áreas ambientais e autoridades municipais e estaduais se reuniram na sede da Secretaria.
As RPPN Estaduais são áreas protegidas integralmente dentro de propriedades particulares, criadas a partir de ato espontâneo dos proprietários e reconhecidas pelo Governo do Estado.
A secretária de Meio Ambiente de Porciúncula, Maria de Lourdes Alves de Souza, destaca a importância da vinda do gestor ambiental, José Luis Monsores Júnior e da advogada ambientalista, Roberta Guagliardi, para a Roda de Conversa.
- Depois da explicação dos profissionais do INEA, os proprietários saíram entusiasmados, pois puderam tirar suas dúvidas e perceber a importância de se criar uma RPPN em sua propriedade – disse a secretária.
Os participantes podem adquirir também, vantagens legais e isenções tributárias ao criar uma RPPN, como esclarece a advogada ambientalista do INEA, Roberta Guagliardi.
- São inúmeros os benefícios que os proprietários têm, entre eles, a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR); a possibilidade de acesso a financiamentos ambientais; prioridade na análise de projetos ambientais; acesso a recursos de compensação ambiental e agilidade no processo de aprovação da Reserva Legal Florestal – explica Roberta.
No Estado do Rio, as RPPNs são consideradas como unidades de conservação de proteção integral, pois contribuem para importantes serviços ambientais, como proteção de nascentes e cursos d´água, de entorno de lagoas e represas; controle climático e purificação da atmosfera; e ajuda a conter a erosão em morros e encostas.
De acordo com advogado da Prefeitura de Porciúncula, Saulo Soares Reis, que também participou do evento, uma das grandes vantagens da criação de uma RPPN, é o aumento da receita municipal por meio do repasse do ICMS Ecológico, podendo reverter os recursos para a conservação da natureza.
- A Secretaria de Meio Ambiente de Porciúncula está elaborando um projeto de Lei, que será enviado para aprovação da Câmara dos Vereadores, propondo o repasse de parte do ICMS Ecológico para os proprietários de RPPNs, como forma de incentivo – disse Saulo.
É importante saber que não há limite de área para criação de uma Reserva Particular de Proteção Natural, e que ela pode ser criada em área rural ou urbana.
Fabiano Júnior
Decom / Porciúncula

Grandes empreendimentos, obras e reformas são as marcas do governo do Prefeito José Renato














Nando em entrevista a rádio Feliz, fala sobre o apoio ao governo de José Renato
“Um governo empreendedor, mas, sem divulgação, com grandes obras que podem ser vistas por toda a cidade, que se desenvolve no governo do prefeito José Renato, que se mostra um grande empreendedor. Com a reforma de mais de 10 escolas, creche escolas em Monte Alegre, várias ruas sendo asfaltadas, continuidade aos trabalhos assistenciais, grandes reformas como na escola Salim Simão, construção da escola Viva. Um governo que se mostra muito entrosado com o Governo do Estado.
José Renato transformou a cidade. Uma cidade com grandes empresas nos segmentos de papel e pedra, além do comércio. Uma cidade de garra, de crescimento, que saiu de uma enchente ocorrida há dois anos e que soube se recuperar e se reerguer após a enxurrada com a colaboração do seu povo. O poder público tem que ser parceiro do povo.
E quanto a eu ser candidato, não serei. Apoio José Renato. Somos um grupo político há mais de 20 anos, com vereadores, empresários e donas de casas. Ninguém vai quebrar esta união. José Renato é o meu candidato a não ser que caia um dilúvio. É um grupo de maioridade, totalmente unido, coeso, não tem divisão e com a batuta do José Renato, vamos para eleição e ganhar novamente. Não é meia dúzia de pessoas que ficam pelas ruas falando que irão quebrar esta união.
Nosso grupo é indissolúvel. É jogo de interesses político. Pessoas que ficam perto de mim, com ciúme, interesse da oposição, não racha o grupo é coeso.
O que falta no governo é divulgação, de suas obras. Este é um governo empreendedor e dinâmico. José Renato é o camisa 10 desta seleção e Ralph é o camisa 9"
Com estas palavras, o ex-prefeito Nando Padilha, esclareceu a polêmica criada por uma má interpretação por parte dos ouvintes da rádio Feliz e de uma suposta vinda de Nando como candidato.
O Jornal sem Limites visitou algumas das obras citadas por Nando em sua entrevista. Realmente observamos que são muitas obras. Confira nas fotos algumas das que já foram realizadas, e outras que ainda estão em andamento.
Governo de José Renato Padilha representa um futuro em construção. Um governo que trabalha para uma cidade melhor.
Texto e fotos: Márcia Mendes.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Foram escolhidos os sambas-enredo das escolas de samba de Aperibé


No sábado, 15 de janeiro, foram escolhidos os sambas-enredo das escolas de samba de Aperibé Grêmios Recreativos Escolas de Samba Unidos da Palmeira e Tradição Popular (TP), na Quadra Ozimar dos Santos, na Praça Antônio Rabello Soares. Os jurados que ficaram responsáveis pela escolha dos sambas foram: o jornalista Rodrigo Braga que é gestor de marketing da Agência EDCM, O gerente de marketing da Copapa Neilson Pimentel e o poeta, escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Cambuci Almir Pinto de Azevedo.
O primeiro a se apresentar foi Lutero Rodrigues com o samba “Mãe África na Tradição Popular” e foi o único a ser apresentado para escola TP, assim foi o escolhido. Em seguida foi a apresentado o samba da Unidos da Palmeira com o título “Pintura e Inspiração” dos compositores: Renato, Ricardo e Marcinho e interpretado por Marcinho e Cristiano mais conhecido como Bico que foi o vencedor, que além deste foi apresentado “Arte e Pintura Brasileira” dos compositores: Gil, Miltão e Geovane interpretado por Geovane. Os vencedores receberam R$ 500,00 (quinhentos reais) cada. Havia mais dois sambas-enredo um de cada escola mais não foram apresentados, por este motivo foram eliminados.
Almir Azevedo falou em nome dos demais jurados, ele fez questão de parabenizar todos os participantes. “Aqui nesta noite todos foram vencedores que todos aqui tem o intuito de fazer o melhor para Aperibé e esta comissão julgadora votou de forma coletiva e não de forma individual para escolher o melhor samba-enredo de cada escolha,” destacou.
O prefeito dr, Flávio Gomes de Sousa que esteve presente ao evento fez questão de agradecer a presença de todos. “Um abraço para todos os integrantes das escolas de samba TP e Palmeira. Agradeço a presença dos jurados que abrilhantaram a festa. Esse é o trabalho de se fazer o carnaval, porque há toda uma preparação e hoje foram escolhidos os sambas-enredo das escolas. Esse é o grito de carnaval. Foi uma escolha democrática e avaliada de maneira bem profissional e tenho certeza que só abrilhantará o carnaval de Aperibé,” argumentou.
- A expectativa para o carnaval deste ano é a melhor possível, mesmo passando por este momento em que as cidades vizinhas estão com dificuldades por causa das chuvas. Mas tenho certeza que Aperibé irá receber uma grande quantidade de turistas e que vão curtir com segurança e tranquilidade o carnaval em nosso município. – Concluiu o prefeito.
Fonte: Ronnie Rogers

36 BPM faz apreensão de drogas e efetua prisão em Pádua




O Comandante do 36º Tenente Coronel Barracho já chegou mostrando serviço, logo nos primeiros dias à frente do 36º BPM determinou que fosse intensificao o patrulhamento, pelos setores mais críticos da área do batalhão; e já obteve êxito.
O patamo da 1ª Cia do 36º BPM, em Santo Antônio de Pádua -RJ, composta do cabo PM Renan e o sd PM Gabri, comandado pelo 3º SGT Macedo, por volta das 17:30h do dia 04 de janeiro do corrente ano, observando várias sacolas de sacolés espalhadoas pelo chão, próximo a um bar, que é conhecido como local de tráfico de drogas, ao indagar o nacional Hyanes da Silva, 23 anos, residente na rua Célio Brum Ferreira s/n )local da ocorrência), que é proprietário do bar, sobre as sacolas dentro do estabelecimento e na varanda da residência de Eliene Silva Oliveira, que é sua companheira,o mesmo disse que o local era aberto ao público, porém, franqueou a entrada dos policiais no estabelecimento e em sua residência, onde foi encontrado na casa: 400 gr de cocaína, uma balança de precisão, material para endolação, um pote de pó royal, um pote de bicabornato, um grampeador, uma colher, um celular. R$ 285,25 (duzentos e oitenta e cinco reais e vinte e cinco centavos) em espécie.
Após o Nacional ser conduzido a DP, o mesmo foi autuado e recolhido para a casa de custódia em Itaperuna-RJ.
Hyanes foi preso e Eliene não foi encontrada.
36º BPM – Santo Antônio de Pádua-RJ
Comandante Tenente Coronel Barracho

RCC do Noroeste no encontro de formação em Lorena

O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios foi destinado a coordenadores estaduais, diocesanos, de ministérios, Grupos de Oração, de equipes e núcleos de serviço.
O evento foi marcado por momentos de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha:
· Projetos e serviços em andamento foram apresentados às lideranças;
· As moções proféticas são compartilhadas e, a partir delas, foram repassados direcionamentos sobre os trabalhos a serem desenvolvimentos pelo Movimento em âmbito nacional.
O Encontro Nacional de Formação se consolida a cada ano entre os líderes da RCC, e têm sido um dos eventos que mais fortalecem a unidade entre os membros do Movimento. “Líderes bem formados, que conhecem intimamente a Renovação Carismática podem fortalecer seus Grupos e Ministérios. Os líderes têm o compromisso de manter a unidade do movimento, levando as decisões e frutos do encontro às suas realidades, alcançando todos os Grupos de Oração do Brasil”, esclarece o presidente do Conselho Nacional, Marcos Volcan.
O Encontro novamente abordou a Missão, á partir da identidade da Renovação Carismática Católica. Em 2011, a moção dada por Deus para a RCC é “Por causa da tua Palavra, lançaremos as redes” (cf Lc 5,5). Com ela iremos avançar na missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e, cada vez mais, sermos convencidos pelo Espírito Santo, a respeito do poder e da autoridade que emanam da Palavra de Jesus Cristo, nosso Senhor.
O encontro aconteceu nos dias 26 a 30 de janeiro de 2011 no UNISAL em – Lorena/SP
Contou com as presenças: do Conselho Nacional da RCCBRASIL,e da Comissão Nacional de Formação RCCBRASIL

Reunião do Conselho Comunitário

A reunião da diretoria do Conselho de Segurança que aconteceu no dia doze de janeiro na Câmara de Vereadores de Santo Antônio e Pádua, aberta por sua presidente, srª Dilma Almeida de Abreu Araújo, saudou a todos os presentes, agradeceu a presença do delegado regional da polícia civil dr. Luiz AugustoCarvalho, que representava o delegado local dr. Rivelino logo e passou a palavra ao sub comandante Major Carlos que em poucas palavras se colocou a disposição para qualquer necessidade da comunidade com referência ao que o Batalhão possa atender, passou a palavra ao Tenente Pablo, que esclareceu a necessidade de interação direta entre cidadão e polícia, franqueando as dependências da corporação para qualquer cidadão que precise dos serviços da polícia. Com a palavra, o delegado Luiz Augusto Carvalho enalteceu o trabalho desenvolvido pelo delegado Rivelino junto à delegacia.
Franqueada a palavra ao 1 Secretário Antônio Mauricio Côrtes Sermound, fez a leitura da ata da assembléia do conselho realizada em oito de dezembro de 2010. Em seguida o Comandante do 36 BPM Tenente Coronel Barracho fez um breve relato de sua carreira na PM e colocou-se à disposição de toda a comunidade esclarecendo que a polícia militar é uma polícia da comunidade. O Tenente Pablo fez a leitura resumida das estatísticas de janeiro a dezembro de 2010 e após leitura foram disponibilizadas cópias para serem consultadas pelos interessados presentes à reunião.
Com a palavra, Dilma demonstrou preocupação com os animais abandonados em vias públicas nos bairros Carvalho e Cidade Nova, acionando o representante da Prefeitura, Sr. Antônio José Neves, presente à reunião e o mesmo pediu colaboração no sentido de poder desenvolver o trabalho na apreensão dos animais abandonados. O Sr. Comandante disse que basta os ofícios dos órgãos para que o Batalhão faça o serviço.
Com a palavra, o Sr. Carlos Henrique pediu providências do 36 BPM a respeito de melhoria na sinalização da Ponte Paulino Padilha no sentido Rodoviária e em resposta o Sr. Comandante disse que tal entroncamento rodoviário faz parte integrante de uma federal e para tanto deve ser contactado o DER e a Prefeitura e solicitou a Presidente os ofícios necessários. Na mesma oportunidade o Sr. Carlos Henrique pediu providências ao 36 BPM para ser resolvido o problema do trânsito e em resposta o Sr. Comandante disse que a atuação do 36 BPM depende do convênio com o Município.
Em seguida a Sra Márcia Mendes, presidente da Associação de moradores do bairro Cehab parabenizou o Sr. Marcos Tobias pela sua eleição ao Conselho Tutelare agradeceu ao 36 BPM pelo policiamento desenvolvido no bairro Cehab e disse que o Poder Municipal não se importa com o problema do trânsito urbano de nossa cidade.
Dada a palavra ao Sr. Marcos Tobias, deixou registrado que não recebeu nenhum convite seja como membro da Associação de Moradores do Bairro Farol e nem como membro do Conselho Tutelar Municipal, parabenizou a PM pela Escolinha de Futebol.
O Sr. Moysés Ferreira do Movimento Jovem do Rotary Clube de Pádua, com a palavra disse estar preocupado com a proliferação de drogas nos distritos entre as crianças na faixa de 12 a 14 anos de idade. “O Rotary desenvolveu um trabalho de consicentização contudo precisarei de continuidade nesse trabalho” disse e pediu a ingerência do 36 BPM. O Sr. Comandante em resposta disse que o trabalho da polícia é preventiva nesse sentido e que esse tipo de atuação deve ser feito no seio familiar.
Com a palavra, o Vice Presidente manifestou que o Conselho está desenvolvendo trabalhos sociais através da sua Diretoria de Assuntos Sociais.
Pediu a palavra o Primeiro Secretário dizendo que a respeito do assunto em questão deve ser utilizado meios de comunicação face a sua penetração em todos os lugares desse município.
O Sr. Marcos Mello fez um breve relato de sua atuação no Conselho Comunitário de Segurança e manifestou a sua preocupação na necessidade de uma interação bem forte entre as crianças e a polícia, criando uma carteirinha Amigo da Polícia. Pleiteou a abertura de um blog para o Conselho e demonstrou preocupação por não ter visto nenhuma atuação da polícia na campanha anti drgoas e finalmente parabenizou a corporação.
Em resposta o Comandante registrou que o bafômetro está com prazo de validade vencido.
Com a palavra o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cidade Nova parabenizou o novo Comandante do 36 BPM e agradeceu o trabalho desenvolvido no bairro, finalmente pediu orientação a respeito de uma festa na comunidade que teve autorização para terminar as quatro horas da manhã mas teve seu término antecipado por problemas de brigas. O Comandante pediu ao presidente que formalizasse tal ocorrência para as providências de praxe.
Finalizando a Sra Márcia Mendes, diretora do Jornal Sem Limites, fazendo uso da palavra, explicou que festas em comunidades devem terminar mais cedo e não de madrugada, dando a palavra a Sra. Natália da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova, que pediu orientações ao 36 BPM para melhor organizar festas em sua comunidade.
Passada a palavra ao Sr. Jorge, morador do Bairro Glória disse estar apreensivo pois próximo a sua casa tem um deslocamento de água decorrentes das chuvas que podem causar danos à sua residência com a consequênte perda de entes queridos e de sua própria vida, pediu providências ao 36 BPM, o mesmo foi orientado a procurar a Prefeitura.
Finalizando, Dilma leu a carta de renúncia do atual 1 secretário, agradecendo seus préstimos, dando posse em seguida a nova 1 secretária Edna Azevedo Pinheiro; dando também como excluído o 2 Secretário, pela sua ausência às reuniões, dando posse ao 2 secretário Alair José Arruda Gonçalves, assim pedindo que a Ata da reunião fosse lavrada e encerrando em seguida a Reunião do Conselho de Segurança Pública.

Agrupamento aéreo da polícia Militar de São Paulo em Pádua









Através do comando do Major Falconi, Coordenador Operacional do Rádio Patrulhamento Aéreo de São, esteve em Pádua em janeiro, o helicóptero águia veio especificamente para buscar doações para região serrana, botas, água, cobertores e principalmente remédios doados pelo disk-med.
A pedido do tenente coronel Barracho, com quem fez o curso de doutorado em São Paulo, através da grande amizade que os dois comandos, além dos laços de irmandade da policia militar.
As doações foram feitas através da sociedade paduana, Pirapetinga e do comércio dos municípios. Foram cedidas duas águias para Teresópolis, águia 07 e 010.
As doações foram entregues por via aéreo e terrestre através do comando do 36 BPM de Pádua.
A campanha “S.O.S Região Serrana”, pede a todos para não doarem roupas pois, todos os estoques das cidades afetadas pelas chuvas já estão superlotados e a maior carência nesse momento é com alimentação e material de higiêne e limpeza.
O comandante Barracho agradeceu o apoio do major Falconi e de toda a sociedade, e se solidarizou com esta tragédia.

Depois das chuvas a reconstrução com orações e muitas doações

A reconstrução das cidade atingidas pelas chuvas será possível através de doações, orações e união de um povo fiel a Deus, que neste momento de dor, sofrimento e destruição, retorna lutando e buscando a construção de um novo município.
Texto e fotos:
Márcia Mendes

Chuva na Região Serrana é a maior tragédia da história do país


A chuva na Região Serrana do RJ, que provocou mortes e destruição, já é considerada a maior tragédia climática da história país.
De acordo com especialistas, a explicação para a repetição de tragédias no RJ é a falta de controle e planejamento no crescimento das cidades. O relevo das cidades serranas funciona como uma barreira que impede a passagem das nuvens. Concentradas, elas provocam muita chuva numa única área. A parte alta das montanhas é um terreno muito inclinado e a vegetação cresce sobre uma camada fina de terra. A água da chuva vai penetrando no solo, que fica encharcado e se descola da pedra. O volume de terra desce como uma grande avalanche, devastando o que encontra pela frente.
O secretário de Defesa Civil de Teresópolis, Flávio Luiz Castro, afirmou que as regiões mais atingidas por desabamentos e deslizamentos não eram “áreas prioritárias de risco”. De acordo com o secretário, a prefeitura tem um plano que analisa regiões de risco, e afirmou que os bairros afetados não estavam nessa lista.
O número de mortes na região serrana do Rio de Janeiro já é maior do que a soma de todas as mortes provocadas pelas chuvas que atingiram o Brasil em 2010. A tragédia da região serrana também é considerada a maior tragédia natural da história brasileira.
A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.
O programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e o programa Morar Seguro, do governo do estado, vão oferecer cerca de 1,4 mil casas para as famílias desabrigadas pelas chuvas na região serrana.
Após as chuvas que assolaram o município de Nova Friburgo, foi registrado casos de leptospirose, de acordo com o boletim divulgado pela Divisão de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, também há 37 pessoas que apresentaram alguns dos sintomas da doença, mas ainda aguardam confirmação dos exames laboratoriais.
A prefeitura também informou que considera baixo o número de infectados diante dos estragos causados pelas chuvas na região.
A presidente Dilma Rousseff anunciou a construção de 6.000 casas para os desabrigados da região serrana do Rio de Janeiro. O anúncio aconteceu no Palácio da Guanabara e teve a participação do governador do Rio, Sérgio Cabral, que também anunciou, junto com construtoras, que vai entregar 2.000 casas às vítimas dos deslizamentos que atingiram a região.
Em janeiro de 2007, para a área de Vila Nova, MP-RJ determinou que a prefeitura removesse moradores, impedisse novas invasões e fizesse obras contra deslizamentos. O que não ocorreu. A administração de Friburgo foi intimada diversas vezes por não cumprir a decisão. No levantamento mais recente, concluído em novembro, Friburgo relacionava 35 áreas de risco na cidade, com cerca de seis mil moradores em cerca de duas mil moradias.
são 418 mortes em Nova Friburgo, 354 em Teresópolis, 71 em Petrópolis (todas, no distrito de Itaipava), 22 em Sumidouro; quatro em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.
O número de desaparecidos, segundo o balanço divulgado na noite de segunda-feira (31) pelo Ministério Público estadual, é de 429 pessoas — no levantamento feito a partir do Programa de Identificação de Vítimas (PIV), coordenado pela promotoria e por meio do qual diariamente são consolidados e processados os dados que vêm das comunicações de desaparecimentos decorrentes das chuvas nos municípios da região serrana. As informações registradas por parentes e amigos são checadas com os dados de hospitais, IML (Instituto Médico Legal), abrigos, entre outros. Além disso, equipes de apoio vão a campo em busca de maiores dados que possibilitem as localizações.
Dos 429 desaparecidos, 224 são de Teresópolis, 109 de Nova Friburgo, 51 de Petrópolis, 41 de localidades não informadas, três de Sumidouro e um de Bom Jardim. A lista nominal pode ser consultada no site do MP do Rio (www.mp.rj.gov.br).
Já o número de desabrigados e desalojados em toda a região serrana, segundo a secretaria de Estado da Saúde e da Defesa Civil do Rio (Sesdec-RJ), pode passar de 30 mil pessoas.
Texto Márcia Menders

Lixo e falta de conscientização gera doenças como a Dengue


Quando começa a política, tudo funciona, eleitor pára de reclamar, vende seu voto, mas depois fica mais quatro anos reclamando, querem mudança, mas como? Se eles mesmos não contribuem, falta educação, obrigação e vontade realmente de mudar.
Educação porque mesmo encontrando limpo determinado local jogam lixo no chão e fora das sacolas, com isso os cachorros fazem a festa, a cachorrada solta pelas ruas é outro problema grave da cidade.
Obrigação de fazer o que é certo tanto a população quanto a prefeitura que não multa, para não perder voto.
É muito morador inconsciente, que não se preocupa com o vizinho, afinal, com tantas campanhas falando do meio ambiente, dengue, doenças transmissíveis pelo contato direto ou indireto com o lixo, ninguém se preocupa, até que ficam doentes e precisam ir ao hospital. Onde se deparam com outro motivo para reclamações: A falta de médicos, remédios, exames, etc.
Tudo isso poderia ser evitado apenas com a prevenção, seriedade e firmeza. As autoridades tinham que olhar para a população não apenas como eleitor, mas como cidadãos porque um governo não é só para meia dúzia e sim para uma cidade inteira, que é composta por todas as classes sociais, e todos merecem respeito e igualdade.
O jornal sem Limites já divulgou diversas matérias a pedido da Associação de Moradores, porém nenhum desses pedidos foi atendido, nem mesmo o quebra molas enfrente a escola, que é direito por lei.
Os moradores, dos bairros Cehab, Dezessete, Meia Laranja, já fizeram diversos de pedido de ajuda, lamentamos por não serem ouvidos pelos representantes do povo, seus vereadores a qual escolheram e votaram, pensem bem antes de fazer sua escolha, não é só de cimento, tijolo e cachaça que se constrói uma comunidade, um bairro melhor para constituir uma família, e sim de saneamento básico e saúde, esse é o começo e o principal.
Reclamar depois não adianta. Quantas ruas na Cidade Nova não têm saneamento básico, mas o povo não se preocupa, ao chegar eleição esquecem de tudo, até da sujeira de esgoto na sua porta.
São tantas igrejas abertas, será que nessas igrejas, os cristãos concordam com isso? Será que essa mudança não podia partir daí? Começando até em um pequeno ato, deixando os agentes de a dengue entrar no seu quintal, são muitos cristãos que estão fugindo à máxima do primeiro mandamento de Deus que é amar ao seu próximo. Só nos resta esperar que a população, não só em Pádua, mas em todo lugar faça a sua parte e comecem a pensar em quem você vai votar na próxima eleição, ou continue reclamando por mais quatro anos.
O Sr. Amador Francisco de 39, está fazendo a sua parte e reclama “a dengue acabou comigo, me desmontou, perdi sete dias de trabalho, vivo de comissão e fora a saúde debilitada, noites de febre, a preocupação com o risco de vida. A secretaria de saúde poderia fazer um mutirão com as associações de moradores, chamar a população para participar de uma campanha séria.
Nos bairros Gabri, Chácara, Cehab, Gerador, na rua da Cooperativa, o foco é grande, se não bater forte, a dengue acaba com agente. Nos casos onde os moradores não deixam os agentes entrarem, outros estão em horário de trabalho não tem ninguém em casa.
Não adianta agentes que não podem executar o trabalho deles. Andam nas ruas, mas acaba não fazendo o trabalho como deveriam. “Tem que haver uma mudança, neste combate para que ele se torne realmente eficaz”. Diz o Sr. Amador.
Texto e fotos
Márcia Mendes

Parque de Exposições em Pádua foi palco do show de lançamento do cantor Cacalo



O cantor Paduano, Cacalo nascido no distrito de Campelo e que a quinze anos faz muito sucesso cantando nos eventos da região, lançou seu primeiro CD, a festa de lançamento aconteceu na noite de 25 de dezembro, o evento contou com a presença de um bom público, no galpão do Parque de Exposições de Pádua, espaço que foi cedido ao cantor pela prefeitura, que deu total apoio ao artista que provou ter talento e um público fiel, pois mesmo com muitos eventos acontecendo ao mesmo tempo na região, o espaço estava quase completamente cheio.
A abertura do show foi feita pelo cantor Everaldo um dos vocalistas da Banda BEG, um grupo Paduano, também muito talentoso, o artista com discrição e muita competência esquentaram as públicas para o amigo Cacalo a quem agradeceu várias vezes pela oportunidade de participar do grandioso evento.
De família humilde, mas com grande prestígio na região, Cacalo lançou seu primeiro CD , em grande estilo, numa mega estrutura de palco, som, luz e telão contando com uma super banda reunindo um time de feras, que deram a Cacalo a base necessária para emocionar o público presente com sua voz marcante e toda a força do grande intérprete que se tornou, depois de 15 anos de estrada, Cacalo é destes que cantam de tudo, não apenas para agradar ao seu grande público, mas principalmente porque no mínimo, respeita tudo o que interpreta, e mesmo lembrando os cantores já consagrados, não deixa de imprimir sua marca pessoal.
O CD tem 13 músicas (a maioria é de sua autoria), deixando bem claro que mesmo cantando de tudo, nos bailes e bares da vida, na hora de gravar seu próprio CD, prevaleceu o bom gosto do artista, pois no momento em que o que mais faz sucesso no Brasil é o tal de Sertanejo Universitário, gênero popularesco.
O CD Identidade de Cacalo chega a ser um oásis, neste deserto, no qual se tornou a música popular brasileira, onde música de qualidade é uma mera miragem. Por tudo isto o CD de Cacalo, vale muito mais do que o preço que possa custar.
Fonte: Blog do Adilson

“Casa Lar”, abrigo para menores é inaugurada em Pádua



Atendendo a uma exigência do Ministério Público e uma necessidade real no município, a Prefeitura de Pádua inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, a Casa Lar, que abrigará menores com idade entre 0 e 17 anos.
A Casa Lar está localizada no Centro de Pádua, na Rua Anacleto de Alvim Padilha.
O abrigo foi instalado em uma residência ampla, dotada de 15 cômodos, cuidadosamente higienizada, preservando todos os detalhes de uma residência normal, equipada com quarto, cozinha, banheiro, sala e área.
No final do ano passado, o promotor, Dr. André Navega, acompanhado da Assistente Social do MP, Karen Cristina de Almeida Santana, realizaram uma visita de inspeção no local, dando parecer positivo para a implantação do abrigo.
A Casa Lar será mantida pela Prefeitura Municipal de Pádua, através da Secretaria de Ação Social, em conjunto com as secretarias de Educação e Saúde.
Na Casa Lar os menores serão acompanhados por uma equipe técnica, composta por psicólogos, assistentes sociais, coordenadores, estando vinculada ao Conselho Tutelar. O ingresso dos menores no abrigo paduano só poderá ser realizado por ordem judicial, acolhendo crianças e adolescentes que estejam em situação de risco ou em iminente situação de violação de seus direitos.
Luciana Corrêa, subsecretária de Ação Social de Pádua explica que a Casa Lar abrigará crianças e adolescentes vitimas de maus tratos, violência e abandono, por um período máximo de dois anos. Neste prazo serão realizadas medidas de socialização e reintegração as suas famílias originais e, em último caso, o encaminhamento para adoção.
“É uma residência de passagem para estes menores. Estaremos com uma equipe de profissionais trabalhando incansavelmente para resolver os problemas que os afligem, de modo a reconduzi-los ao ambiente familiar original. Eles receberão carinho e todo o tipo de acompanhamento necessário para levarem uma vida normal”, ressaltou Luciana.
Durante a inauguração o prefeito José Renato Fonseca Padilha falou da alegria de ver mais esta necessidade da comunidade paduana inaugurada.
“Era uma necessidade. Existe um número significativo de menores em situação de risco ou abandonados por diversos problemas familiares. É nossa obrigação auxiliar os órgãos que cuidam da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Fico feliz em saber que esses menores agora têm um lar de passagem. Certamente, é menos um desgaste emocional para eles. Escolhemos uma equipe de profissionais competentes e carinhosos, capazes de amenizar, no tempo em que estiverem aqui, suas percas no convívio familiar. Na verdade a gente torce para que o abrigo seja o menos utilizado possível, mas como há uma demanda, vamos acolher todos que a justiça determinar. É mais um passo que Santo Antônio de Pádua dá na manutenção da cidadania e preservação dos direitos humanos”, disse o prefeito.
Participaram da solenidade de inauguração: O prefeito de Pádua, José Renato Fonseca Padilha, o vice-prefeito, Ralph Kezen Leite, a subsecretária de Ação Social, Luciana Corrêa, a secretária de Educação, Vera Lucia Kezen Camilo Jorge, o procurador municipal, Dr. Rafael Lyons, o secretário de Meio Ambiente, Dr. Ângelo Alberto Figueiredo, o Chefe de Gabinete, Walton Gonçalves Dias, o presidente do Conselho Tutelar de Pádua, Marco Antônio Homem da Costa, Drª Márcia Viana da Silva, Assistente Social do Fórum de Pádua, o comandante do 36° BPM, Cel. Baracho, o subcomandante do 36° BPM, João Carlos Alves Ribeiro, José Carlos Lopes da Silva, o Carlinhos, representando a juíza, Drª Cristina Sodré Chaves, o comandante da guarda municipal, Antônio Carlos Bastos da Cunha, Ana Beatriz Corrêa, Assistente Geral da Casa Lar e Adalbino Maia Júnior, Coordenador da Casa Lar, além de membros da comunidade.
Ascom Pádua - Sandro Olivier/Kellen Leal

Posse da nova mesa diretora da Câmara dos Vereadores de Aperibé


Na segunda-feira, 03 de janeiro, foi realizada a sessão solene da posse da nova mesa diretora da Câmara dos vereadores. Foram empossados como presidente Inácio Zanata, vice-presidente Jairo Barbosa, 1º Secretário Flávio Berriel (Dizoito) e 2º Secretário João Araújo (João da Roça). O salão da casa ficou lotado de populares. O evento contou com a presença do prefeito dr. Flávio Gomes, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Trabalho, Renda e Habitação Daiana Daibes e demais autoridades.
Segundo o presidente empossado Inácio Zanata, ele sempre teve anseio e desejo de um dia assumir a presidência da casa e agora teve a oportunidade. “Tive a confiança de mais quatro vereadores para podermos montar essa chapa e enfim realizar esse sonho, que é a vontade de sempre querer fazer mais. Às vezes alguns percalços da vida não nos permite, sempre querer fazer mais, no entanto, agora como presidente iremos tentar fazer o melhor para Aperibé,” declarou.
Inácio ainda disse sobre as metas para a nova diretoria da casa que no primeiro momento é inaugurar a sede própria da Câmara e junto com os vereadores fazer projetos e leis e consequentemente aprová-los para que venham a beneficiar sempre o cidadão. “Eu estou aqui não para fazer um trabalho para mim ou para outro vereador. Estou aqui para votar leis que possam beneficiar a população, e isso que queremos, ter uma Aperibé melhor, que já está sendo com o nosso prefeito Flávio e tenho certeza que a tendência é sempre melhorar,” argumentou.
Para finalizar o presidente ressaltou a importante da família para que ele conseguisse realizar os anseios dele. “Eu sempre penso na minha família, é a minha base. Desde a primeira vez que eu vim como candidato a minha família sempre esteve presente e me apoiando. Então eu nunca posso deixar de agradecer por tudo que eles sempre fizeram por mim. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer também aos meus eleitores e aquelas pessoas que admiram o meu trabalho, que irão continuar a admirar o trabalho da Câmara, porque esta casa é feita de união para realizar e votar tudo em benefício do nosso cidadão aperibeense,” frisou.
Em discurso o prefeito dr. Flávio Gomes enalteceu a nova mesa diretora da casa e parabenizou os demais vereadores pelo trabalho que está sendo realizado a frente do legislativo municipal.

Prefeitura Intinerante chega ao Bairro Carulas em Itaperuna

O projeto “Prefeitura Itinerante”, que tem por objetivo aproximar a prefeitura do cidadão, buscando conhecer e solucionar os problemas das comunidades de maneira ágil e eficaz, chegou ao Bairro Carulas. O prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Fernando Paulada, saiu às ruas para ouvir as queixas dos cidadãos e trabalhar firmemente no sentido de sanar os problemas existentes.
A Rua Projetada Cory Pillar, uma queixa antiga dos moradores, já começou a ser recuperada. Uma equipe da Secretaria de Obras acompanhou o prefeito e realizou serviços de limpeza e capina, além da recuperação de diversas outras ruas do entorno. Para o prefeito Fernando Paulada é de suma importância visitar os bairros e distritos para conhecer de perto a real necessidade de cada localidade.
A comunidade do Bairro Carulas foi bastante receptiva com o prefeito Fernando Paulada, que de imediato coordenou as ações de melhorias naquele local. O prefeito designou parte de sua equipe para realizar um trabalho de ouvidoria, de forma que a população pôde se manifestar. Paulada ratificou o compromisso de governar junto com a população.
O início do projeto
O projeto “Prefeitura Itinerante” começou no dia 19 de janeiro, no Bairro Vinhosa e contou com o apoio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Agricultura, além de profissionais de outros segmentos. Aproximadamente 50 homens, com caminhões, tratores, retro escavadeiras e veículos de apoio ‘invadiram’ o Bairro Vinhosa, mudando completamente o cenário do local.
Poda de árvores, limpeza de bueiros, capina, troca de lâmpadas, varredura, conserto de calçamento e esgoto, além da recolocação de paralelos, foram alguns dos serviços prestados pelo batalhão. Naquela oportunidade, o prefeito também conversou com diversos moradores e os ouviu atentamente, buscando solucionar as pendências daquela localidade.
De acordo com o prefeito Fernando Paulada o projeto vai alcançar a todos os bairros. Será uma espécie de rodízio, onde cada semana um bairro será beneficiado. O prefeito ainda ressaltou que haverá uma manutenção dos serviços, mesmo quando parte da equipe se retirar para trabalhar em pontos diversos da cidade. “O povo de Itaperuna será assistido de perto. Nós estaremos sempre nas ruas buscando solucionar os problemas que surgirem”, finaliza Paulada.

Paulo Melo é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio.

O deputado Paulo Melo é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio. Em uma eleição com chapa única, o deputado estadual se elegeu para assumir a casa pelo biênio 2011-2012. Paulo foi líder do governo na Alerj por oito anos desde que Jorge Picciani assumiu a presidência da Casa.
Melo foi eleito com 66 votos, contra um voto contra, duas abstenções e uma falta. O presidente da sessão, Átila Nunes (PSL) não votou. O voto contrário foi dado pela deputada Clarissa Garotinho (PR), seguindo orientações do partido, do qual o presidente regional é Anthony Garotinho, rival do governador Sérgio Cabral. No entanto, Clarissa foi a única de sua sigla a seguir as orientações do partido. Todos os outros deputados votaram a favor da eleição de Ramos.
A votação foi feita de maneira aberta e cada deputado expressou sua opinião publicamente. Fora o voto contrário, os deputados Janira Rocha e Marcelo Freixo, ambos do PSOL, se abstiveram, segundo orientações partidárias.
A eleição para a presidência da Alerj foi motivo de bastante confusão. Em janeiro, o governador Sérgio Cabral anunciou um acordo entre Melo e Domingos Brazão, também do PMDB, que também pretendia ser presidente da Casa. De acordo com Cabral, cada deputado assumiria o mandato por dois anos. No entanto, nos últimos dias, o acordo pareceu ter cessado e ainda não se sabe se Paulo Melo cumprirá sua parte no acordo ao fim dos dois anos.
Mesa Diretora também é eleita

Além da eleição de Melo, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi eleita com o mesmo número de votos do presidente, já que era uma chapa única. Desta forma, o deputado Edson Albertassi (PMDB) assume a primeira vice-presidência da casa, Gilberto Palmares (PT) a segunda, Paulo Ramos (PDT) a terceira e Roberto Henriques (PR) a quarta.
Os novos secretários são de primeiro a quarto: Wagner Montes (PDT), Graça Matos (PMDB), Gerson Bergher (PSDB) e José Luiz Nanci (PPS). Os suplentes são Samuel Malafaia (PR), Bebeto (PDT), ALexandre Correa (PRB) e Gustavo Tutuca (PSB).
Gustavo Tutuca, eleito com 44.015 votos para seu primeiro mandato, também optou por levar a família à Casa e disse que as maiores emoções ficaram por conta do pai, o prefeito de Piraí Arthur Ferreira, o Tutuca (PMDB), que já foi deputado estadual.
Por ser novato, o deputado já revelou não ter vergonha de se aconselhar com os secretários estaduais antes de apresentar seus projetos. Uma audiência com o secretário de Educação Wilson Risolia Rodrigues será sua primeira atividade.
- Estou desenvolvendo aquele trabalho da campanha. Tenho alguns projetos de lei para a educação, por isso quero marcar uma audiência com o secretário de Educação do estado para pedir uma ajuda e ver o que pode melhorar antes de apresentar em plenário. Com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia não precisa, porque tenho mais acesso por ele ser do partido, então já temos tudo “alinhavado” - esclareceu.
Cabo eleitoral de Tutuca em Santo Antônio de Pádua , Robinho esteve presente na posse do Deputado, Juntamente com vereadores de Miracema.

Palestra Motivacional marca início do ano letivo em Porciúncula

A Secretaria Municipal de Educação, mantendo o firme propósito de valorizar e motivar os educadores em Porciúncula, iniciou o ano letivo de 2011 com muita música, entusiasmo e harmonia, trazendo o palestrante Fabiano Brum para apresentação no Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão (CIEP), na terça-feira (01/02).
O evento contou com a participação de autoridades municipais, entre as quais o vice-prefeito Léo Coutinho e profissionais da Educação de Porciúncula, incluindo os 50 novos professores nomeados pela Prefeitura, para o quadro efetivo do Município, que haviam tomado posse no dia anterior (31/01).
A abertura do evento contou com farto café da manhã, seguido do discurso de boas vindas da secretária de Educação, Cirlene de Lannes Ribeiro, que agradeceu a todos os presentes, incentivando-os para a nova etapa.
- Temos nos esforçado para oferecer melhores condições de trabalho aos nossos profissionais, pois acreditamos ser este o caminho mais seguro para continuarmos aprimorando a qualidade da Educação em Porciúncula – disse a secretária.
Logo após a fala da secretária, o professor e doutor Wagner Luiz Ferreira Lima falou sobre empolgação e entusiasmo, em nome de todos os diretores da Rede Estadual de Ensino.
Na seqüência, o palestrante Fabiano Brum, trazido do Rio de Janeiro especialmente para enriquecer o evento, correspondeu à expectativa e arrancou fortes aplausos dos profissionais da Educação que se encontravam no recinto. Além de tocar e cantar, ele usou elementos da teoria musical, como afinação, harmonia, melodia e ritmo, para fazer uma analogia ao correto comportamento do professor na sala de aula. Com a palestra “Profissão Educador – Motivando para o Cooperativismo”, Fabiano fez todos os presentes cantarem e dançarem ao som de belas canções.
A programação ainda segue durante a I Semana Pedagógica, com outros eventos e atividades a serem realizados, sempre buscando motivar os profissionais da Educação no Município.
Fabiano Júnior
Decom / Porciúncula

Grêmio recreativo escola de samba tradição popular de Aperibé

Fundada em 1993, por Lutero Rodrigues uns dos fundadores da escola.
Há 19 anos sem ir para a avenida agora com o apoio do atual governo e comércio local a diretoria promete arrasar, abrilhantar e inovar com o carnaval fluminense.
Com enredo, “os deuses africanos cantam e dançam em Aperibé”, autoria de Lutero Rodrigues e carnavalesco Marcio Fonseca silva (pretinho).
A atual diretoria é composta da presidenta Fabiana Santana.o vice Alex Barbosa,1 secretaria Rosemeire Gomes,1 tesoureiro Leandro Santana, 2 tesoureiro Ana Cristina Lessa, carnavalesco pretinho.convidam a todos a participarem do ensaio 4 e as. As 19.00hs, para se inscrever na escola é só procurar no pavilhão de feira, próximo a Câmara de 10.00 as 22 hs.
Se no seu município não tem carnaval venha para Aperibé um povo acolhedor, que estará de braços abertos a receber a todos, que queiram desfilar ou ajudar na ornamentação do grupo.
agradecem ao prefeito, a primeira dama Dayana, comércio local e a diretora do jornal Márcia Mendes.