JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ

terça-feira, 23 de março de 2021

Mulheres contrataram mais e demitiram menos em fevereiro Levantamento foi feito pelo Sebrae

 


O mês de fevereiro foi de mulheres mais resilientes do que homens diante da crise no controle de suas pequenas e microempresas. Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que as empresárias demitiram menos e contrataram mais nesse mês. Além disso, recorreram menos a empréstimos no setor financeiro.

No mês passado, 9% das empresárias entrevistadas desligaram funcionários; entre os homens, esse número subiu para 12%. Quando o assunto é contratação, 16% das empreendedoras fizeram contratações, contra 13% de empreendedores.

Questionados sobre empréstimos tomados em fevereiro, 52% dos empreendedores afirmaram a tentativa de obter empréstimo. Entre as mulheres, esse percentual foi um pouco menor, 46%. O Sebrae ouviu 6.228 empresários e empresárias de todo o país entre 25 de fevereiro de 1º de março.

A maioria das mulheres consultadas acredita que o governo deveria estender linhas de crédito (38%), além do auxílio emergencial (31%). Já 11% delas sugeriram o adiamento dos impostos. Entre os homens, 52% entendem que a extensão de linhas de crédito deveria ser a medida tomada pelo governo neste momento do país.

O levantamento também mostra que as mulheres usam mais a internet na condução dos seus negócios. Setenta e quatro por cento das empresárias vendem seus produtos ou serviços de forma digital. Entre os homens, esse percentual cai dez pontos.

“Percebemos que os pequenos negócios mantidos por mulheres seguem a tendência de vendas online e marketing por meio de mídias sociais. Esse movimento já vinha sendo notado, mas foi acelerado com a pandemia”, disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Jornal Sem Limites entrevista prefeito de Santo Antônio de Pádua, Paulo Roberto Pinheiro





A equipe do Jornal Sem Limites esteve hospital Hélio Montezano no dia 22 de março, no setor de teste de COVID, e constatamos que a fila estava extensa, os testes são feitos às terças-feiras, sábados e domingos, pela manhã e à tarde e as consultas são feitas às segundas, quartas e quintas-feiras.
É necessário que cada um faça a sua parte, não aglomerando, fazendo uso das máscaras e higienizando as mãos. Cuidar de si mesmo é um ato de amor ao próximo.
Na ocasião o prefeito Paulo Roberto deu uma entrevista ao Jornal Sem Limites e disse: “Não vai haver lockdown em Pádua, e que a situação vai ser avaliada para ver as medidas que serão tomadas, mas o pessoal do comércio pode ficar tranquilo. O prefeito falou sobre as festinhas que estão acontecendo nos finais de semana, a festa que teve em Baltazar, o pessoal que está ficando nas ruas por conta do futebol, tem o horário das 19 às 6 horas, um  horário longo de distanciamento social, que vai ter que ser respeitado e para isso tem a fiscalização.

A prefeitura dentro de 30 dias estará disponibilizando kits de medicação contra o COVID-19 para aquele que testar positivo e não tiver condições financeiras para comprar.
O prefeito explicou que o motivo da demora é porque precisa fazer licitação, que demora em torno de 30 dias, e então serão comprados mil kits para começar a ajudar a população”.
O prefeito falou também: “A boa notícia é que duas mil doses da vacina estão previstas para chegar hoje em Miracema. Serão 1620 doses para quem vai tomar a primeira dose e 380 para segunda dose, abrindo uma frente de 1620 pessoas vacinadas essa semana.

A FIO CRUZ vai entregar ao Governo Federal um milhão de doses de vacina e isso vai acelerar bastante a questão da vacinação.

Aqui em Pádua, a vacinação está acontecendo no Posto Central, homens e mulheres e desde o dia 19 de março estamos vacinando nos Distritos. Nós podemos acelerar, mas para isso depende da quantidade de vacina que tivermos. Com essas vacinas que estão chegando hoje, conseguiremos chegar na faixa etária dos 70.

O Estado está fazendo um trabalho bacana, está mandando as primeiras doses e a segunda também, eu pensei que eles iam mandar a primeira e a segunda fase e isso está nos ajudando muito.
Os trabalhadores da área de saúde estão trabalhando incansavelmente e enfrentando diretamente uma doença imprevisível e que está em fase de mutação. Esses guerreiros estão de parabéns, desde a recepção até o corpo de enfermeiros e médicos, os PSF’s, enfim, toda essa galera maravilhosa.

Estamos contratando uma empresa para contratar funcionários porque assim que terminar o Decreto do Presidente Bolsonaro, que vai até 21 de janeiro de 2022, se pode aumentar a despesa, não posso colocar na minha folha, mas posso contratar empresas. Mais para frente eu vou fazer um concurso público, não somente para médicos, mas também para várias áreas da Prefeitura. Estamos precisando fazer esse concurso, tem muita gente precisando de empregos, isso é uma promessa de campanha. Vamos fazer um trabalho bacana em nome de Jesus.

O prefeito Paulo Roberto finalizou dizendo que o pessoal da fiscalização não tem hora extra, porque não deixaram uma lei para que a prefeitura possa pagar. Só ano que vem, caindo o decreto do Bolsonaro que isso será viabilizado então, a galera da fiscalização também está de parabéns”.
A jornalista Márcia Mendes finalizou a entrevista pedindo à população que se ajude, evitando aglomerações e correndo o risco de contrair o vírus.


DISK AGLOMERAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 


Santo Antônio de Pádua passa de mais de dois mil e quinhentos vacinados

 






Santo Antônio de Pádua vacina hoje mulheres de 77 anos !

 A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua, seguindo a recomendação da primeira fase de vacinação da Secretaria de Estado de Saúde, convoca os seguintes grupos de idosos, devidamente cadastrados na unidade de Estratégia de Saúde da Família do seu bairro, portando CPF, documento de identificação com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e carteira de vacinação (se tiver) para vacinação contra a Covid-19:

POSTO CENTRAL

Hoje dia 22/03:

IDOSOS 77 anos - PÚBLICO FEMININO


Amanhã 23/03: 

IDOSOS 77 anos - PÚBLICO MASCULINO






ESPERANÇA CONTRA COVID-19: PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES DIVULGA NOVO VACINÔMETRO

 


A ação é toda coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes – através da orientação do secretário da pasta, Juninho Azevedo, e da coordenadora de Saúde, Renata Gomes. As vacinas contra a Covid-19, aplicadas no município, têm levado doses de esperança aos quatro cantos do município e segue desde o início as orientações do Ministério da Saúde – MS e da Organização Mundial de Saúde – OMS.

 

“O Município de Trajano de Moraes, recebeu hoje, dia 18 de março 320 doses do imunizante contra a COVID-19.  A Coordenadora de Imunização Renata Gomes, esteve no município de Cordeiro, para retirar a caixa com as doses destinadas ao município. Destas, 170 doses serão destinadas a vacinação de primeira dose (d1) e 150 doses irão completar o esquema vacinal, sendo utilizadas para realização de segunda dose(d2)”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.


 

Até o dia 24 de março, a equipe de imunização segue vacinando os idosos na faixa etária de 75 a 79 anos, como foi recomendado pelo Ministério da Saúde através dos protocolos enviados aos municípios. A Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o Vacinômetro do Município, passou por ajustes, para se adequar as normas da SES- RJ, e que o cronograma de vacinação está sendo realizado de acordo com as doses disponíveis e novas remessas enviadas ao município.

 

Para reiterar que as medidas de prevenção, vale lembrar que o isolamento social, lavagem das mãos, uso de álcool e máscaras devem ser mantidas mesmo em indivíduos já vacinados.  Para propiciar maior transparência e cumprimento das recomendações dos critérios, desde o início da campanha de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha e dá conta de cada aplicação das doses da vacina Coronavac e Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19.

 

“Uma sensação de alívio, alegria e esperança! Estes têm sido alguns dos sentimentos demonstrados pelos profissionais da área da saúde pública de Trajano de Moraes, desde que as primeiras doses de esperança foram aplicadas. Quero agradecer a cada profissional de Saúde pela dedicação neste momento em que todos estamos à espera de uma vacinação em massa”, disse o secretário da pasta, Juninho Azevedo.


 

A vacinação continuará durante a semana. “Preparamos outro vacinômetro para que a população tenha ciência de quem será o próximo público alvo. A vacinação contra a Covid-19 representa uma bênção, um momento de felicidade. Significa que podemos trabalhar com mais tranqüilidade. É muito emocionante participar deste momento que estamos vivendo. Principalmente porque nos preocupamos muito em cuidar. Então, com a vacina, a gente consegue proteger e ao mesmo tempo, garantir o melhor atendimento à população”, observou a coordenadora de Imunização, Renata Gomes.




Natividade receberá o maior lote de vacinas com quase 500 novas doses

 A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (22.03), a entrega do maior lote de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 759.100 doses, sendo 618.200 doses de CoronaVac e 10 mil doses de Oxford/Astrazeneca para primeira aplicação do esquema vacinal, e outras 130.900 doses de CoronaVac destinadas à segunda aplicação.



O Ministério da Saúde (MS) entregou ao estado do Rio, neste sábado (20.03), 396 mil doses de CoronaVac e, na sexta-feira (19.03), 10 mil doses da Oxford/Astrazeneca. Todas serão usadas como primeira dose. O lote de Oxford/Astrazeneca será enviado a 26 municípios que possuem comunidades quilombolas.

Natividade:

Para Natividade, serão destinadas ao todo, 475 doses para primeira aplicação, sendo que 45 destas (Oxford/Astrazeneca), devem ser ministradas prioritariamente em pessoas cadastradas em comunidades remanescentes dos antigos quilombos. Com isso, a previsão é que imunização aos maiores de 74 anos, que está prevista ter início nesta segunda-feira (22), seja ampliada.

Radio Natividade

Homem é assassinado a tiros em via pública de Itaperuna

 O Disque Denúncia do Noroeste (9.9980-1177) recebe informações que possam ajudar desvendar a morte de Rondinele Lopes de Oliveira, o “Ronde”, de 37 anos. A vítima foi surpreendida quando estava na Rua Francisco Freitas, bairro Guaritá, sendo atingida por disparos de arma de fogo.


De acordo com populares, o atirador vestia moletom de cor preta e fugiu em uma moto de cor preta. PMs fizeram várias buscas, mas nenhum suspeito havia sido localizado até a publicação desta reportagem. Na cena do crime foram recolhidas munições deflagradas de pistola calibre 380. Após ter sido realizada perícia, o corpo foi removido no rabecão dos bombeiros ao Instituto Médico Legal (IML), na madrugada deste domingo (21). O homicídio provocado por disparos de arma de fogo foi registrado na 143ª DP.

Prefeitura de Itaperuna novo decreto determina à população restrição de circulação nas ruas entre 22h e 5h.


O novo decreto (6402/2021) traz em seu conteúdo uma série de medidas restritivas com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 em Itaperuna. Entre as determinações está a restrição de circulação de pessoas nas ruas entre 22h e 5h, a partir desta segunda-feira, 22.





Portabilidade de planos de saúde. Jornal Sem Limites explica agora tudo o que você precisa saber

 Uma das exigências é estar em dia com as mensalidades



Trocar de plano de saúde sem enfrentar um novo período de carência é um direito de beneficiários que atendem a determinados requisitos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Tais exigências incluem estar em dia com o pagamento das mensalidades, estar em um contrato ativo e respeitar o prazo mínimo de permanência no plano atual.

Pode pedir a portabilidade quem se enquadra nessas condições e contratou o plano após 1° de janeiro de 1999, ou teve seu plano adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei n° 9.656/98). Como a portabilidade é uma contratação com isenção do período de carência, o usuário também deve atender a todas as regras de contratação do plano escolhido.

O prazo mínimo que o usuário deve permanecer no plano de saúde antes de solicitar a portabilidade pela primeira vez é de dois anos, podendo chegar a três anos se estiver cumprindo uma Cobertura Parcial Temporária (CPT). Caso já tenha pedido a portabilidade antes, a permanência exigida pode cair para um ano.

Atendidas essas exigências, o usuário pode solicitar a portabilidade a qualquer momento, desde que não esteja internado. Com a exceção de alguns casos, é necessário escolher um plano de destino com preço compatível ao do plano atual, o que pode ser conferido no Guia ANS de Planos de Saúde. Nessa página, é possível gerar um relatório de compatibilidade entre os planos seguindo os passos descritos nesse vídeo.

Apesar de prestar esse serviço, a ANS não realiza o pedido de portabilidade em si. Para isso, o usuário precisa solicitar a troca à operadora de destino e cancelar o plano na operadora de origem depois que a mudança for concluída.

Documentação

O relatório de compatibilidade gerado no site da ANS tem prazo de validade de cinco dias depois de sua emissão, e é um dos documentos usados para solicitar a portabilidade na operadora do plano de destino, podendo ser substituído pelo número de protocolo de portabilidade, que também é emitido no Guia ANS de Planos de Saúde. Além disso, é necessário apresentar comprovante de pagamento das últimas três faturas ou uma declaração da operadora atual de que o beneficiário está em dia com os pagamentos.

Ao pedir a portabilidade, o usuário precisará comprovar ainda que cumpriu o prazo mínimo de permanência no plano atual. Para isso, pode apresentar a proposta de adesão assinada, o contrato assinado ou uma declaração da operadora do plano de origem ou do contratante do plano atual.

O pedido de portabilidade deve ser analisado em até dez dias pela operadora do plano de destino, e, se não houver resposta, a troca é considerada válida. A partir da mudança, o usuário tem cinco dias para cancelar o plano anterior, ou estará sujeito a cumprir carências do novo plano.

As operadoras de planos de saúde não podem cobrar pelo exercício da portabilidade nem discriminar preços para quem exercer esse direito. Também é proibido exigir o preenchimento de um novo formulário de Declaração de Saúde, a não ser que o novo plano tenha coberturas que não estavam previstas no plano de origem.

Caso o plano de destino tenha coberturas não previstas no plano atual, o usuário poderá cumprir carência apenas para esses serviços. Nesse caso, o período de carência é limitado a 300 dias para partos e 180 dias para as demais coberturas.

Outras dúvidas sobre o tema podem ser respondidas no site da ANS, na seção de perguntas frequentes. 

A agência reguladora também publicou uma cartilha em que explica todas essas regras e orienta os usuários sobre casos excepcionais. Os requisitos para a portabilidade não se aplicam inteiramente a quatro casos: quando o plano coletivo é cancelado pela operadora ou pela pessoa jurídica contratante, como uma empresa, por exemplo; quando o titular do plano morre; quando o titular do plano perde o vínculo empregatício com a empresa contratante; quando o beneficiário perde a condição de titular.

sábado, 20 de março de 2021

Secretaria Municipal de Saúde de Pádua CONVOCA IDOSOS DE 77 E 76 anos para vacinação nos dias 22/23/24/25. veja o calendário aqui

 A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua, seguindo a recomendação da primeira fase de vacinação da Secretaria de Estado de Saúde, convoca os seguintes grupos de idosos, devidamente cadastrados na unidade de Estratégia de Saúde da Família do seu bairro, portando CPF, documento de identificação com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e carteira de vacinação (se tiver) para vacinação contra a Covid-19:



POSTO CENTRAL

• Dia 22/03: IDOSOS 77 anos - PÚBLICO FEMININO

• Dia 23/03: IDOSOS 77 anos - PÚBLICO MASCULINO

• Dia 24/03: IDOSOS 76 anos - PÚBLICO FEMININO

• Dia 25/03: IDOSOS 76 anos - PÚBLICO MASCULINO

BOA NOVA/ MANGUEIRÃO/ MARANGATU

• Dia 22/03: IDOSOS ACIMA DE 76 anos - AMBOS OS SEXOS

CHALÉ/ SÃO PEDRO

• Dia 23/03: IDOSOS ACIMA DE 76 anos - AMBOS OS SEXOS

MONTE ALEGRE

• Dia 24/03: IDOSOS ACIMA DE 76 anos - AMBOS OS SEXOS

PARAOQUENA/ CAMPELO/ SANTA CRUZ

• Dia 25/03: IDOSOS ACIMA DE 76 anos - AMBOS OS SEXOS

HORÁRIO DE VACINAÇÃO: de 8h às 15h.




Auxílio emergencial: Beneficiários poderão consultar a partir de 1º de abril

 O início do pagamento da nova rodada do Auxílio Emergencial está dependendo da verificação dos dados dos beneficiários. A Dataprev, porém, já iniciou o processo e informou, nesta sexta-feira, que a partir do dia 1º de abril, os brasileiros poderão consultar o resultado do cruzamento de dados pelo Portal de Consultas da Dataprev Link da Página do DATAPREV AQUI

A previsão do Ministério da Cidadania é de que os depósitos devem começar ainda em abril para trabalhadores informais e cadastrados do Bolsa Família. Para checar se teve o auxílio concedido, o beneficiário deve acessar o portal e preencher os campos disponíveis com o número do CPF, nome da mãe, data de nascimento e marcar a opção de verificação “não sou um robô”.

A elegibilidade ao Auxílio Emergencial 2021 ainda será analisada pela Dataprev, mas o público a ser analisado será composto apenas pelos trabalhadores elegíveis ao benefício ou à sua extensão que tiveram parcelas enviadas para pagamento em dezembro de 2020.



Na próxima segunda-feira Município de Itaperuna publicará Decreto Oficial sobre restrições para conter pandemia, seguindo MP

 Diante das recomendações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro emitidas através da publicação oficial do órgão, após reunião online com os prefeitos dos municípios da região Noroeste, a Prefeitura de Itaperuna informou em sua página no Facebook, que está analisando as medidas recomendadas e que na próxima segunda-feira, dia 22 de março, publicará o Decreto Oficial com as determinações legais a serem aplicadas no município nos próximos dias.



A medida tem o objetivo de combater a proliferação do coronavírus e estabilizar os setores da saúde, que vem sofrendo apesar das ações vigentes.

Ministério Público/Núcleo de Itaperuna pede suspensão de atividades presenciais de Igrejas, clubes, escolas, além de bares com horário reduzido e sem consumo de álcool


Depois de uma reunião na manhã desta sexta, o Ministério Público, Núcleo de Itaperuna, tomou a decisão de restringir a circulação de pessoas sem motivos emergenciais e justificáveis no período de 22h às 5h, nos nove municípios de sua base de atuação.

Através de decreto, o órgão recomenda a prefeitos a restrição do funcionamento de bares e a suspensão total de algumas atividades, como cultos religiosos presenciais e clubes, por exemplo.

O documento será enviados aos prefeitos de Itaperuna, São José de Ubá e Cardoso Moreira (Norte), que fazem parte da área da 1ª Tutela, além de Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Laje do Muriaé, Italva e Bom Jesus do Itabapoana (2ª Tutela). Os chefes executivos tem prazo de 24 horas para se manifestarem sobre as ações recomendadas pelos promotores Matheus Gabriel dos Reis Rezende e Raquel Rosmaninho Bastos. As medidas tem previsão mínima de vigência inicial de 14 dias. Veja alguns dos pontos:

Suspensão total das atividades:

Academias, estabelecimentos afins e a prática de esportes de qualquer natureza, em espaços fechados, bem como proibidos também, a prática de esportes coletivos em espaços abertos ou fechados; II – Cultos, festas e aglomerações presenciais de cunho religioso de qualquer natureza; III – Comércio à céu aberto, inclusive feiras livres e camelôs; IV – Clubes, quadras de esportes e áreas de lazer públicas ou privadas; V – De qualquer evento público ou privado; VI – Casas noturnas e congêneres; VII – Parques Municipais; VIII – aulas de forma presencial, devendo prosseguir a ministração apenas na modalidade online.

Suspensão parcial das atividades:

Bares, restaurantes, trailers, foodtrucks, amarelinhos, carrinhos ou qualquer espécie de estabelecimento que comercialize alimentos e bebidas, inclusive lojas de conveniência localizadas em postos de gasolina, sendo permitido o funcionamento de 8h até às 17h, em atendimento presencial, sem a possibilidade de comercialização de bebidas alcóolicas para o consumo de bebidas no local e, de 17h às 22h, apenas em sistema de delivery, não sendo permitida a entrega pessoal no local.

Restrição:

Comércio não essencial, inclusive bancos e casas lotéricas, só poderão funcionar no horário compreendido entre às 08 e às 17 horas de segunda a sexta e de 08h às 12h aos sábados, com apenas 50% da capacidade de lotação, permanecendo fechado aos domingos, adotando as competentes medidas sanitárias adequadas ; estabelecimentos de comércio essencial (supermercados e seus equiparados – padarias, açougues, mercados, meios de transporte, pet shops, clínicas veterinárias – drogarias, farmácias) funcionem com a lotação de até 50% da capacidade total, bem como adotem as medidas sanitárias, especialmente no que tange ao distanciamento social adequado, evitando qualquer tipo de filas e aglomerações em seu interior.

Toque de Recolher:

Restrição de circulação de pessoas nas vias Municipais, no qual todos deverão permanecer em suas residências em período compreendido entre 22 horas e 05 horas, ressalvado o deslocamento realizado, em caráter excepcional, para atender a eventual necessidade de tratamento de saúde emergencial, atentando-se para as seguintes situações: e.1) Admitir o deslocamento individual realizado após às 22h, desde que configurada a intenção de retorno à residência e seja realizado logo após o término de jornada de trabalho regular. e.2) Todos os estabelecimentos privados autorizados a funcionar deverão encerrar as suas atividades às 22h, ressalvados os hospitais, clínicas médicas e veterinárias, farmácias, postos de gasolina e funerárias.

Outros:

As entregas realizadas por serviço de delivery poderão ser realizadas, em caráter residual, até às 23h, caso a ordem de serviço tenha sido comandada, por qualquer meio registrável, até às 22h30min, ficando o estabelecimento autorizado a funcionar exclusivamente para finalizar as referidas entregas.

Salões de beleza, manicures, pedicures, clínicas estéticas e similares ocorra apenas com horários previamente agendados, de forma a evitar aglomerações dos clientes e funcionários no local, limitados a 50% da ocupação máxima.

segunda-feira, 15 de março de 2021

STJ autoriza mulher arrependida a retomar nome de solteira

 

Embora não haja previsão legal, relatora acatou o desejo da mulher


A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou uma mulher, que alegou abalo emocional e psicológico, a voltar a usar o nome de solteira por não ter se adaptado ao nome de casada.



Embora não haja previsão legal para o procedimento, a relatora ministra Nancy Andrighi, destacou que, nesse tipo de caso, “deve sobressair, a toda evidência, o direito ao nome enquanto atributo dos direitos da personalidade”.

A relatora destacou que a mudança de nome não necessariamente prejudica a identificação da pessoa, que pode ser feita pelos números de documentos como CPF e RG, por exemplo.

À Justiça, a mulher alegou que a adoção do nome do marido lhe gerou desconforto por ter ocorrido em detrimento ao sobrenome do pai, que se encontra em vias de sumir, pois os últimos familiares que o carregam estão em grave situação de saúde. Por esse motivo, ela desejava retomar o uso do nome de solteira, para que ele não deixe de existir.

A mulher conseguiu uma primeira decisão favorável, mas que depois foi revertida em segunda instância, motivo pelo ela qual recorreu ao STJ.

Conforme o voto da relatora, o STJ reconheceu que as justificativas para a mudança de nome não eram frívolas e que o tribunal tem cada vez mais flexibilizado as regras que disciplinam as trocas de nome, de modo a amoldá-las a uma nova realidade social.

A ministra Nancy Andrighi reconheceu que ainda é comum as mulheres abdicarem de parte significativa de seus direitos de personalidade para incorporar o sobrenome do marido, devido a motivos diversos, entre os quais a histórica dominação patriarcal e o desejo de usufruir do prestígio social do nome. A evolução da sociedade, contudo, tem reduzido a fenômeno, acrescentou ela.

A adoção do nome do marido ao se casar é facultativa no Brasil desde os anos 1960. A partir do Código Civil de 2002, o marido também pode acrescentar o sobrenome da mulher ao seu. A legislação prevê que o nome de solteira pode voltar a ser adotado em alguns casos específicos, entre os quais o divórcio e a condenação do cônjuge na esfera criminal.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Quase 40 mil já foram infectados pela covid na Região Noroeste; Itaperuna e Varre-Sai lideram índice

 Levantamento realizado pela Rádio Natividade até a noite desta terça-feira (09), com base em informações divulgadas pelas 13 Secretarias Municipais de Saúde da Região, revela que quase 40 mil pessoas já foram infectadas pela covid no Noroeste Fluminense. 



Neste cenário, Itaperuna que teve praticamente 21% de toda a sua população contaminada lidera a lista, seguido de Varre-Sai com 16, 57 %. O menor índice pertence a Cambuci, apenas 3,19 %.


Fonte Radio NATIVIDADE

Municípios do interior recebem pacotão de obras nas estradas.

 Municípios do Noroeste e Norte Fluminense estão incluídos em um pacote de obras para assegurar a melhoria da malha rodoviária em Itaperuna, Miracema, Laje do Muriaé e outras cidades. As intervenções em estradas, vias secundárias, coletoras, vicinais e locais foram definidas após constantes apelos do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jair Bittencourt (PP), aos órgãos do governo estadual.



Nesta quinta-feira (11), o deputado esteve com o secretário de Estado das Cidades, Uruan Cintra, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para assuntos do interior, Nilton Júnior, para conversar sobre as urgências.


A Ponte Cláudio Cerqueira Bastos, mais conhecida como Ponte do Claudão, em Itaperuna, foi totalmente reformada no mês passado, e o recapeamento no asfalto começou ontem (10). O diretor do DER informou a Jair Bittencourt que também serão feitas obras na Estrada do Avaí; RJ-198 (que liga Itaperuna a São José de Ubá); RJ-210, ligação de Itaperuna até Vargem Alegre, em Bom Jesus do Itabapoana; e RJ-116, cujo recapeamento será feito num trecho de cinco quilômetros entre a ponte de Laje do Muriaé até a BR-356.


“Esse trecho da RJ-116 não estava incluído no pacote de obras, mas relatamos a extrema necessidade por conta das condições precárias. Agradeço ao secretário Uruan, ao diretor Nilton, ao presidente do DER Luiz Roberto e ao governador Cláudio Castro pela sensibilidade em ouvir e fazer com que a equipe do Estado esteja disponível para atender as demandas de Itaperuna e todo interior fluminense”, afirma o deputado Jair Bittencourt.


Na última terça-feira (9), o vice-presidente da Alerj participou da assinatura de convênios entre a Secretaria das Cidades, DER e municípios, para a realização de obras por meio de recursos repassados pela Alerj. Foram firmadas parcerias com as prefeituras de Guapimirim, Quatis, Seropédica, Itaboraí, Nilópolis e Mendes. Na segunda-feira, já tinham sido assinados convênios com as prefeituras de Saquarema, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Silva Jardim, São Pedro da Aldeia e Queimados. Mais cidades serão contempladas. 


“Trabalhamos pelo desenvolvimento do interior do Rio de Janeiro. É com união que garantimos melhorias na mobilidade, proporcionando também mais segurança no trânsito, além de facilitar o escoamento de mercadorias. Estradas em boas condições atraem mais investimentos, resultando na melhora da economia dos municípios, o que gera mais empregos e renda para as famílias”, conclui o deputado Jair Bittencourt.


Deputado Jair Bittencourt e secretário das Cidades, Uruan Cintra, estão mobilizados para obras nas estradas do interior 

Diretor do DER, Nilton Junior, detalhou obras em vários municípios, atendendo ao vice-presidente da Alerj, Jair Bittencourt 

Recapeamento na Ponte do Claudão, em Itaperuna, antiga reivindicação atendida 

Recapeamento asfáltico será feito em toda extensão da ponte em Itaperuna, no Noroeste Fluminense 

STF mantém validade da Lei do Direito de Resposta. Ministros mantiveram principais pontos da norma

 Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a constitucionalidade da Lei 13.888/2015, que regulamentou o direito de resposta nos meios de comunicação. A Corte finalizou o julgamento de três ações protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e entidades que representam os jornais do país.



A maioria dos ministros manteve os principais pontos da norma, mas invalidou a aplicação do Artigo 10, que garantia somente a órgãos colegiados dos tribunais a possibilidade de concessão de recurso para suspender a publicação da resposta. Com a decisão, eventuais recursos poderão ser julgados individualmente pelos magistrados integrantes de tribunais. 

O placar da votação foi obtido a partir do voto do relator, ministro Dias Toffoli, que proferiu sua manifestação na sessão de ontem (10).  

A lei foi sancionada em novembro de 2015. O texto prevê que uma pessoa que se considerar ofendida por qualquer reportagem, nota ou notícia divulgada em um veículo de comunicação pode pedir direito de resposta, que deverá ser divulgada com o mesmo destaques da publicação original.

O veículo tem sete dias para publicar a retratação espontaneamente, e, se o não fizer, o ofendido poderá recorrer à Justiça.

Câmara aprova em segundo turno texto base da PEC Emergencial

 A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em segundo turno, por 366 votos a favor, 127 contra e três abstenções, o texto base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/19, a PEC Emergencial. Agora os parlamentares analisam destaques que podem retirar trechos da proposta. 

A PEC cria mecanismos de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários, além de liberar R$ 44 bilhões, fora do teto de gastos, para o pagamento do auxílio emergencial às pessoas afetadas pela pandemia da covid-19. No entanto, a proposta não detalha os valores, duração ou condições para o novo auxílio emergencial. Todas essas definições deverão constar de outro texto.


O primeiro turno da proposta foi aprovado na madrugada desta quinta-feira, após sucessivas tentativas da oposição em obstruir as votações e adiar a apreciação da proposta. 

Acordo

Para viabilizar a aprovação da PEC em primeiro turno, o governo acatou um acordo, envolvendo a maior parte dos partidos da base aliada, para apresentar no segundo turno de votação um destaque ao texto, retirando a proibição de promoção funcional ou progressão de carreira de qualquer servidor ou empregado público.

Esse foi um dos pontos mais criticados da PEC. A proposta surgiu durante a votação de um destaque do PT, que retirava do texto as restrições relacionadas às despesas de pessoal. O acordo entre base aliada e governo deve viabilizar a aprovação de dois destaques do bloco PSL-PL-PP para suprimir as restrições à proibição de promoção funcional ou progressão de carreira de qualquer servidor ou empregado público, um dos pontos da PEC criticados pela bancada de militares e policiais.

Caso sejam aprovados os destaques, a mudança inclui servidores da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na retirada das restrições, inclusive no caso de se decretar estado de calamidade pública de âmbito nacional.

quinta-feira, 11 de março de 2021

PREFEITURA DE TRAJANO IMPLANTA ATENDIMENTO DE COLETA DE EXAMES DOMICILIAR E NOS POSTOS DE SAÚDE DOS DISTRITOS





 Uma ação mais perto do paciente! O programa 'Mais Saúde' implantado pela gestão do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes chegou no início do mês de março levando mais qualidade de vida e um melhor atendimento à população da zona rural, de uma forma diferente da habitual. As coletas de alguns exames agora são feitas em domicílio e também nos Postos de Saúde. Toda ação é acompanhada de perto pelo secretário Municipal de Saúde, Juninho Azevedo.

 A ação começou a ser realizada em Maria Mendonça - localidade do 4⁰ Distrito. Os serviços começaram pelo Posto de Saúde da Família Manoel Jurandir Boy – PSF.  “Essa iniciativa evita que a população fique circulando em busca de atendimento na área central de Trajano, ou seja, num momento de Pandemia Covid-19, isso evita que o vírus circule e venha contaminar alguém. Outro fator é com relação à comodidade ao paciente que não precisa sair de sua comunidade. No caso dos acamados, a coleta de sangue, por exemplo, será feita a domicílio por um profissional", explicou o vice-prefeito Matias Mendes, que esteve na última ação em Vila da Grama – Tapera.

 

Desde quando o atendimento de coleta para exames de sangue entre outros foi descentralizado em Trajano de Moraes, o serviço vem agradando moradores, principalmente, pela comodidade. Atualmente, a ação acontece na zona rural. “É um tipo de prestação de serviço que facilita muito a vida do paciente. Temos localidades que estão a mais de 50 quilômetros do centro da cidade, esse atendimento facilita muito a vida dos moradores”, enfatizou o prefeito Rodrigo Viana.

 

Um dos pacientes que foi atendido em Ponte de Zinco, por exemplo, avaliou a descentralização do serviço como uma excelente iniciativa da administração municipal. “Agora ficou mais fácil. Quando precisar, vou poder fazer a coleta para exame de sangue mais perto, ou como aconteceu hoje, aqui em casa. Isso traz uma comodidade maior para nós. Foi uma iniciativa muito boa”, disse.

 

O secretário da pasta, Juninho Azevedo, ressaltou que esse atendimento é um novo desafio e que uma equipe de profissionais está à frente deste trabalho. “Não tínhamos esse serviço no município e aqui também. É um desafio, mas é muito gratificante ver a satisfação da comunidade local. Além disso, os funcionários também podem acompanhar melhor os pacientes na íntegra”, concluiu Azevedo.

Conselho Municipal de Agricultura de Porciúncula realiza primeira reunião do ano

 







O Conselho Municipal de Agricultura de Porciúncula está ativo e realizou sua primeira reunião terça-feira, 09 de março.

Estiveram presentes membros das associações de produtores rurais, o presidente do Sindicato Rural, Higino Lira, o vereador Zeca Coutinho, representando a Câmara, e o secretário Municipal de Agricultura, Andrio Zaniratti. Na ocasião, houve votação a respeito de prioridades de projetos rurais e foi aprovada a inserção de mais uma cadeira no Conselho para um representante da piscicultura.

O Conselho de Agricultura é responsável pela coordenação na elaboração de planos, fiscalização, acompanhamento e avaliação das ações programadas e executadas no meio rural, com a participação efetiva dos produtores e da sociedade.

Rosimere Ferreira

Assessoria de Comunicação