A Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia-SP, recebeu, na manhã da última terça-feira (05/08/2025), o grupo Mineiro Pau e Boi Pintadinho, de Santo Antônio de Pádua (RJ), manifestação cultural originada nos terreiros das antigas fazendas de café fluminenses, criada por povos escravizados e hoje reconhecida como patrimônio imaterial.
Confira vídeo no final da reportagem.
Os 42 integrantes, comandados por Mestre Nico Thomaz, presidente da Associação Folclórica de Pádua, apresentaram batuques, bailados e cortejos no plenário onde os 13 vereadores deliberam.
A exibição foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Flávio Olmos, pelos vereadores Luciano Ferreira e Otávio Hial, além de servidores que interromperam momentaneamente seus trabalhos para prestigiar a manifestação cultural.
História e preservação da tradição
A Escola de Boi Pintadinho e Mineiro Pau foi idealizada por Mestre Nico, que herdou os saberes da própria família e os transmite às novas gerações por meio de oficinas e apresentações. A proposta vai além da preservação cultural: atua também na inclusão social e na promoção da cidadania.
“É a oitava vez que participamos aqui em Olímpia e sempre somos muito bem recebidos. Eu gosto de dizer que sozinho a gente não chega a lugar nenhum. Sempre precisamos de boas pessoas, de união para seguir adiante. Todo navio é construído por alguém que estende a mão. E é isso que fazemos aqui: damos as mãos para realizar o que não conseguimos sozinhos”, disse Mestre Nico, convidando todos a repetirem com ele a frase: “Eu ‘asseguro’ sua mão na minha, para que juntos possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinho”.
Com trajes coloridos, coreografias marcadas e alegria contagiante, o grupo representa a força do folclore fluminense e a diversidade da cultura popular brasileira.
Reconhecimento e homenagem
Durante a visita, o presidente Flávio Olmos entregou a Mestre Nico um Voto de Aplauso emoldurado, de sua autoria, reconhecendo a relevância do trabalho cultural e social desenvolvido pelo grupo.
“Quero dar as boas-vindas e dizer que vocês são muito bem-vindos na nossa cidade e na nossa maior festa. É uma honra poder recebê-los novamente e, este ano, vamos oficializar o apadrinhamento do grupo pela Câmara Municipal, por meio de Decreto Legislativo”, afirmou Flávio Olmos.
Ele reforçou que o objetivo é manter e ampliar a parceria para que o grupo esteja novamente presente no próximo Festival do Folclore de Olímpia.
O Rio de Janeiro será o estado homenageado na 62ª edição do Festival do Folclore de Olímpia, em 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário