JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 21 de junho de 2020

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Ações de prevenção contra o coronavírus não param em Porciúncula

Com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19, as ações de prevenção contra o coronavírus não param no município. No mês de  junho as equipes das UBSs Centro e João Francisco Braz visitam a população e o comércio local com os agentes comunitários de Saúde. Durante as ações foram distribuídos cartazes e folders, além de informações sobre os cuidados que devem ser constantes.


                          


A iniciativa visa intensificar as informações e levar o conhecimento e as formas de prevenção de forma maciça. “Essa conscientização deve ser constante, com orientações claras para que a população cumpra a sua parte, ajudando a conter a disseminação do vírus”, disseram as coordenadoras de Atenção Básica Juliana Narde e Eliane Tavares.
Já o estudante de Serviço Social e membro da equipe, Estevão Almeida alerta para que as pessoas sejam conscientizadas e estimuladas a realizar os cuidados de prevenção, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade.
A união de todos os seguimentos da saúde é de extrema importância para minimizar os danos e agravos que o vírus possa causar a população. “Não existe somente uma equipe, existe sim um sistema de saúde que está trabalhando unido em prol da população e do bem-estar biopsicossocial,” afirma Estevão. 










Fabiano Júnior – Ascom PMP
Fonte: Secretaria de Saúde de Porciúncula
-- 

Deputado Jair Bittencourt pede a regulamentação da lei que suspende a cobrança de consignados no Estado do RJ

          


Na segunda-feira (22), completa um mês da sanção da Lei 8842/2020, que permite ao governo estadual suspender por 120 dias o desconto das mensalidades de empréstimos consignados firmados pelos servidores efetivos e comissionados. Autor da proposta, o deputado estadual Jair Bittencourt (PP) faz um novo apelo pela regulamentação em benefício do funcionalismo público.

Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou que os servidores do município terão os descontos de empréstimos adiados para 2021. Além disso, o Senado também aprovou a suspensão do pagamento de quatro parcelas do empréstimo consignado de aposentados, pensionistas, funcionários públicos e do setor privado. O texto ainda será analisado na Câmara dos Deputados.

Para o deputado Jair Bittencourt, as recentes iniciativas do município do Rio e a nível federal demonstram que a regulamentação da Lei 8842/2020 é viável, por isso o Estado do Rio deveria seguir a tendência.

“É perfeitamente possível a suspensão dos consignados, por isso faço um novo apelo ao governador para conversar com os bancos e chegar a um consenso para a regulamentação da lei. Nesse momento sensível de pandemia é uma medida que ajudará muito o funcionalismo público”, afirma Jair Bittencourt.


Juliana Oliveira 
Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672


Informação de porta em porta em Porciúncula no interior do RJ.


A pandemia do novo coronavírus tem exposto cada vez mais os profissionais de saúde. E eles não se intimidam diante dos obstáculos, colocam a cara na rua e vão a campo para proteger e informar a população.
Mesmo diante do grande número de informações veiculadas diariamente em todos os canais de comunicação, ainda há gente que não obedece às regras de proteção e faz pouco caso da doença.
Agentes de saúde da UBS Olívia Peres percorreram casas e comércios dos bairros vinculados à unidade levando informação e conscientizando os cidadãos em relação ao Covid-19.











Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação

Alerj aprova projeto que determina visores nos caixões de vítimas da Covid-19

                                           

O governador Wilson Witzel tem até 15 dias para sancionar ou vetar o projeto de lei 2531/2020, da deputada Rosane Felix (PSD), aprovado na terça-feira (23) pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio. A proposta determina que o Poder Público, através de suas concessionárias, disponibilizem urna funerária com visor, para que o rosto da vítima da Covid-19 possa ser visto no momento do sepultamento.

De acordo com o projeto de lei, o corpo também deverá estar envolto em saco translúcido, e não poderá ser cobrado nenhum acréscimo de valor aos sepultamentos. Devido à pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde orientou que, durante o velório, o caixão deve permanecer fechado para prevenir a contaminação das pessoas pela Covid-19.

“Ver o rosto ameniza o sofrimento das famílias, mas é muito além do que uma simples medida humanitária. A sanção da lei pode evitar a troca de corpos nos sepultamentos, o que vem causando angústia, dor e aflição aos familiares conforme já noticiado. Esperamos que o governador entenda a importância e sancione o quanto antes”, afirma a deputada Rosane Felix.

Também assinam a coautoria Alana Passos (PSL), Thiago Pampolha (PDT), Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), Renato Cozzolino (PRP) e outros 24 deputados.


Juliana Oliveira 
Assessoria de imprensa 
(21) 99823-8672


Aglomeração pode configurar crime em Porciúncula,como soltar pipas!

                     Aglomeração para soltar pipa pode configurar crime



O vento está a favor das pipas. Os dias estão mais limpos e lindos, mas o momento requer cuidados nunca antes vistos pela nossa comunidade.  Em tempos de COVID-19, a aglomeração é um dos principais fatores de disseminação do coronavírus . Desde a primeira flexibilização do comércio em Porciúncula, em março, a população relaxou com o uso de máscaras e, principalmente, voltou a se reunir em espaços privados e públicos.
O mês de junho trouxe o balé colorido das pipas ao céu da cidade, mas também preocupações às autoridades públicas. Crianças, jovens e adultos se juntam e, sem máscara, empinam suas pipas sem a menor atenção às regras para evitar a contaminação da doença.
Além da aglomeração sem máscara, a pipa pode causar outros problemas, além do coronavírus, caso não sejam observadas algumas normas, como a Lei 7.784/2017, que proíbe a comercialização, o uso, o porte e a posse de cerol (mistura de vidro moído e cola) e da linha chilena (linha feita industrialmente com um poder de corte 4 vezes maior que o cerol). São formas utilizadas para melhorar a permanência da pipa no ar e também para cortar a linha das outras pipas. O cerol ou a linha chilena também podem cortar a fiação, causando danos graves, e ainda acidentes com motociclistas e pedestres com ferimentos graves e seqüelas.
AGLOMERAR É CRIME
O decreto municipal 2048/2020, de 24 de março, proíbe, por tempo indeterminado, a realização de eventos ou reuniões públicas ou privadas que caracterizem aglomeração de pessoas, como festas particulares, churrascos eventos esportivos e de lazer, como soltar pipa.
O artigo 11° do referido decreto, dispõe sobre medidas administrativas e judiciais, baseadas no Art. 268  do Código Penal, que prevê detenção de um mês a um ano e multa, a quem infringir determinação do poder público destinada a impedir doença contagiosa.
A responsabilidade pelo controle das crianças e adolescentes nas ruas é dos pais e responsáveis, podendo, estes, responderem judicialmente pelas ações dos menores. No caso de atos infracionais, a polícia pode agir e os pais são acionados.
A administração pública mantém um canal 24 horas para denúncias de atividades comerciais que fujam às regras de combate ao coronavírus, com visitas regulares. Em caso de descumprimento, a penalidade recai sobre o dono do comércio, com multas e até cassação de alvará (mensagem via whatsapp 22-99620-4821).
A denúncia de uso de cerol e/ou linha chilena (uso ou venda) deve ser feita à Polícia Militar pelo telefone 190.
Fique ligado! Use máscara, lave as mãos regularmente e evite aglomerações.
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação

Deputado Jair Bittencourt busca, junto ao estado, solução para os problemas de pagamento e destinação de recursos ao Hospital São José do Avaí



Neste ano, o município de Itaperuna perdeu a gestão plena dos recursos da Saúde, com os poderes transferidos para o Estado, que ficou responsável por toda região. Com isso, ocorreram problemas que precisam ser sanados em relação aos pagamentos, como acerto de contas e identificação de faturas. O impasse vem se arrastando há algum tempo e o deputado estadual Jair Bittencourt (PP) tem intercedido diretamente em favor do Noroeste Fluminense. 

“Estamos mantendo contato constante com o diretor do Hospital São José do Avaí, Dr. Eugênio Carlos Tinoco, e com sua direção administrativa. Temos marcado reuniões, inclusive, com os secretários estaduais de Saúde que já passaram pela pasta como Edmar Santos e Fernando Ferry. Nesta quarta-feira (24), já estivemos com o novo secretário, Alex Bousquet, para tratar do pagamento e destinação de recursos para o São José do Avaí, visto que a ausência deles prejudica não só Itaperuna, mas toda região”, explicou Jair Bittencourt.

Segundo o deputado, há faturas prontas para pagar. “Temos ajudado a desburocratizar o processo. Com a prisão do responsável pelos pagamentos, a situação se complicou e temos cobrado ao Governo do Estado uma ação positiva nesse sentido. Conseguimos hoje um compromisso do secretário em priorizar a análise da situação do Hospital São José do Avaí, em caráter de urgência, bem como a destinação de recursos para o tratamento da Covid-19, que vem aumentando no interior”, afirmou Jair Bittencourt. 

O deputado ainda tem buscado auxílio para o hospital de Bom Jesus do Itabapoana, São Vicente de Paula, com recursos para o tratamento da Covid-19, credenciamento de leitos de UTI e enfermaria.

Christino destaca importância de linha de crédito para o setor sucroalcooleiro

Lançado pelo BNDES na semana passada, o financiamento foi uma das reivindicações do deputado junto ao Ministério da Economia






O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) lançou, na última semana, o Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro (BNDES PASS). O financiamento ao capital de giro vinculado à estocagem do etanol é mais uma medida para combater os efeitos que a pandemia do novo coronavírus provoca na economia brasileira. Reivindicação das usinas, a ação tem como objetivo atender à necessidade de liquidez das empresas, para evitar impactos ainda maiores decorrentes da crise. Medidas importantes para o Estado do Rio, já que o setor gera milhares de empregos diretos e indiretos.
A linha de crédito é de R$ 3 bilhões e pode ser contratada por meio de um consórcio de bancos, liderado pelo Banco do Brasil. O BNDES disponibilizará R$ 1,5 bilhão. A outra metade ficará a cargo das demais instituições financeiras. Há, ainda, a possibilidade de os demais bancos oferecerem financiamento por conta própria, além dos R$ 3 bilhões.

Vale destacar que o BNDES confirmou incentivo à preservação dos empregos, com custos mais baixos às empresas que mantiverem ou aumentarem os postos de trabalho pelos próximos 12 meses.
– Esta é uma iniciativa importante, que reivindicamos junto ao Ministério da Economia durante encontro da Frente Parlamentar para a Agropecuária, da qual faço parte. É uma ação fundamental no  apoio à sobrevivência dos produtores de cana, que, no Estado do Rio, são 85% de pequenos proprietários A estimativa é de que a região Norte Fluminense conte com 20 mil pessoas envolvidas no setor sucroalcooleiro. São pequenos produtores, empregados diretos e terceirizados.  O setor é importante para a nossa economia e para a sobrevivência de milhares de famílias  – afirma Christino Áureo.

O tombo no preço internacional do petróleo nos últimos meses deixou o etanol menos competitivo frente à gasolina, intensificando o efeito da crise do coronavírus na demanda pelo biocombustível. Em maio, as vendas do etanol hidratado produzido pelas usinas do Centro-Sul registraram queda de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), houve recuo de 20% no consumo acumulado de etanol, até 8 de junho, ante a igual período de 2019. A redução é grande quando, especialmente se for comparada à gasolina comum (-0,5%) e ao diesel (-3,9%).

Obtenção do crédito

Para conseguir a linha de crédito, a empresa precisa ter faturamento mínimo de R$ 300 milhões ao ano. O valor máximo individual do empréstimo será de R$ 200 milhões.  O mínimo será de R$ 10 milhões. A operação tem prazo de dois, com até seis meses de carência. A garantia será o estoque de etanol de cada usina.


Foto Geraldo Magela/Agencia Senado. 
--

RJ tem 9.295 óbitos e 103.493 casos confirmados de Covid-19 as mortes aumentam a cada dia!

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro registra, até esta quarta-feira (24/06), 103.493 casos confirmados e 9.295 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 1.107 óbitos em investigação, e 294 foram descartados. Até o momento, entre os casos confirmados, 83.800 pacientes se recuperaram da doença.

                          
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 53.307
Niterói – 5.694
São Gonçalo – 4.410
Nova Iguaçu – 3.117
Duque de Caxias – 2.836
Itaboraí – 2.268
Angra dos Reis – 1.935
Macaé – 1.883
Campos dos Goytacazes – 1.635
Magé – 1.562
Queimados – 1.560
São João de Meriti – 1.560
Volta Redonda – 1.507
Belford Roxo – 1.355
Itaguaí – 1.267
Maricá – 1.122
Teresópolis – 877
Petrópolis – 790
Guapimirim – 720
Cabo Frio – 707
Mesquita – 703
Rio das Ostras – 683
Nilópolis – 645
Itaperuna – 644
Armação dos Búzios – 451
Seropédica – 423
Barra Mansa – 407
Nova Friburgo – 395
Rio Bonito – 382
Três Rios – 381
Resende – 357
São Pedro da Aldeia – 355
Barra do Piraí – 347
Tanguá – 330
Paracambi – 328
Santo Antônio de Pádua – 313
Araruama – 308
Casimiro de Abreu – 308
Mangaratiba – 308
Cachoeiras de Macacu – 302
Paraíba do Sul – 263
Vassouras – 230
São João da Barra – 220
Saquarema – 204
Paraty – 192
Quissamã – 181
Piraí – 173
Conceição de Macabu – 166
São José do Vale do Rio Preto – 164
Japeri – 160
São Francisco de Itabapoana – 160
Iguaba Grande – 158
Valença – 158
Natividade – 151
Sapucaia – 149
Italva – 144
São Fidélis – 143
Rio Claro – 116
Miracema – 111
Bom Jesus do Itabapoana – 106
Pinheiral – 104
Silva Jardim – 102
Cardoso Moreira – 98
Laje do Muriaé – 97
Carapebus – 95
Itaocara – 89
Porciúncula – 85
Areal – 83
São José de Ubá – 80
Miguel Pereira – 72
Aperibé – 69
Arraial do Cabo – 67
Carmo – 60
Mendes – 50
Engenheiro Paulo de Frontin – 49
Cambuci – 48
Bom Jardim – 45
Comendador Levy Gasparian – 42
Paty do Alferes – 41
Porto Real – 39
Varre-Sai – 35
Trajano de Moraes – 34
Cordeiro – 31
Sumidouro – 28
Itatiaia – 25
Quatis – 22
Cantagalo – 20
Santa Maria Madalena – 16
Macuco – 11
São Sebastião do Alto – 11
Duas Barras – 7
Rio das Flores – 7
As 9.295 vítimas de Covid-19 no estado foram registradas nos seguintes municípios:
Rio de Janeiro – 6.087
Duque de Caxias – 383
São Gonçalo – 379
Nova Iguaçu – 325
Niterói – 184
São João de Meriti – 183
Belford Roxo – 163
Magé – 132
Itaboraí – 119
Mesquita – 103
Petrópolis – 89
Campos dos Goytacazes – 82
Angra dos Reis – 76
Itaguaí – 72
Nilópolis – 71
Macaé – 69
Volta Redonda – 56
Maricá – 50
Teresópolis – 43
Araruama – 34
Cabo Frio – 34
Guapimirim – 34
Nova Friburgo – 33
Barra Mansa – 29
Queimados – 28
Tanguá – 28
Rio das Ostras – 27
Mangaratiba – 24
Barra do Piraí – 23
Seropédica – 23
Paracambi – 21
Resende – 21
Iguaba Grande – 20
Rio Bonito – 19
Saquarema – 19
Cachoeiras de Macacu – 18
Japeri – 18
Três Rios – 15
Sapucaia – 13
Vassouras – 13
Paraíba do Sul – 11
São José do Vale do Rio Preto – 11
Casimiro de Abreu – 10
São Francisco de Itabapoana – 10
Paraty – 9
São Pedro da Aldeia – 8
São João da Barra – 7
Valença – 7
Piraí – 6
Armação dos Búzios – 5
Arraial do Cabo – 4
Itaocara – 4
Paty do Alferes – 4
Silva Jardim – 4
Italva – 3
Miguel Pereira – 3
Santo Antônio de Pádua – 3
Bom Jardim – 2
Bom Jesus do Itabapoana – 2
Carmo – 2
Engenheiro Paulo de Frontin – 2
Mendes – 2
Porciúncula – 2
Quissamã – 2
Sumidouro – 2
Aperibé – 1
Areal – 1
Cantagalo – 1
Carapebus – 1
Conceição de Macabu – 1
Itaperuna – 1
Natividade – 1
Pinheiral – 1
Rio das Flores – 1
São Sebastião do Alto – 1


A  Uerj manifestou-se contrária às medidas de relaxamento do distanciamento social determinadas pelo governos estadual e municipal.  Em relatório apresentado ao Ministério Público (MP), a Comissão de Acompanhamento sobre o Coronavírus da instituição recomenda que o atual decreto estadual seja revogado e novas diretrizes sejam promulgadas com base em estudos científicos e ações coordenadas. 
Após a prefeitura afirmar que contágio por Covid-19 desacelerou na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana na semana passada, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou na segunda-feira (22/06) que as taxas de contaminação voltaram a subir.
Baseado no número de pacientes que começaram a ter os sintomas até o dia 20 de junho, os dados mostram que a velocidade de propagação da doença ficou em 1,39 na capital e 1,57 para o estado, ambos considerados de risco alto.
Já na terça-feria (23/06) um estudo feito por cientistas da Universidade Britânica de Oxford, uma da mais importantes do mundo, mostra que a cidade do Rio não estava pronta para iniciar as medidas de relaxamento social contra o Coronavírus.
Segundo o levantamento, a falta de testes em volume adequado, a ausência de um programa de rastreamento do vírus e o déficit de informações sobre como a população deve agir caso apresente sintomas de Covid-19 ou se tiverem contato com pessoas infectadas são os principais fatores para que o relaxamento se prove um fracasso.
Segundo o último boletim, divulgado pelo Governo do Estado na quarta-feira (24/06), a cidade do Rio tem 9.295 óbitos e 103.493 casos confirmados de Covid-19.
No Brasil todo, o número de casos de contaminados e de mortos pelo novo coronavírus continua batendo recordes diários, mesmo com o governo escondendo os números reais, que já são fora da realidade porque não há testagem em massa da população.
Segundo estudo da Fiocruz, a flexibilização das normas de isolamento social no Rio de janeiro, irá ocasionar a propagação do novo coronavírus, consequentemente aumentando o número de infectados, mesmo que haja uma desaceleração.
E agora? Fica em casa? Sai de casa? É seguro? Não é Seguro? É politicagem? As

verbas onde estão sendo aplicadas? Os remédios estão sendo entregues? As mortes são verdadeiras? Ou não? Como fica a cabeça dos brasileiros com tantas discordâncias no meio das autoridades responsáveis por milhões de vida no Brasil?

E ai brasileiros o que vocês pensam a respeito? 



quarta-feira, 24 de junho de 2020

Autoescolas voltam a funcionar hoje no Rio

As aulas práticas e teóricas deverão ser retomadas hoje (24) em autoescolas do estado do Rio de Janeiro. A autorização foi dada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ).

A retomada será permitida desde que sejam adotadas algumas medidas para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus, que causa a covid-19. Uma das condições para o funcionamento é que as salas de aula sejam ocupadas apenas por metade dos alunos.

Deverá haver um distanciamento de 1,5 metro nos ambientes de aprendizagem. O uso de máscara é obrigatório para alunos e funcionários das autoescolas, assim como é obrigatória a higienização dos veículos de instrução antes e depois de cada aula prática.


terça-feira, 23 de junho de 2020

Parque Municipal da cidade de Santo Antônio de Pádua ganha Administrador e Gestor

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua






Gabinete do Prefeito

D E C R E T O Nº 064/2020.

JOSIAS QUINTAL DE OLIVEIRA, PREFEITO MUNICIPAL DE
SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO,
no uso de suas atribuições legais, etc...,

CONSIDERANDO a autorização legislativa prevista no Art. 3º da Lei nº 3.852/2017, que
AUTORIZA A TREDESTINAÇÃO LÍCITA DE IMÓVEL LOCALIZADO NO 1º DISTRITO E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS;

CONSIDERANDO a necessidade de adequação do Parque Municipal da cidade de Santo

Antônio de Pádua à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

D E C R E T A :

Art. 1º - Fica responsável pelo Parque Municipal da cidade de Santo Antônio de Pádua, situado no lugar
denominado SANTA AFRA – neste município, com 99.550 M² (noventa e nove mil quinhentos e
cinqüenta metros quadrados) de terras, confrontando-se com a Estrada RJ-116, com Antônio
José de Castro, Neri Ramos Ferreira, Jorge Cordeiro, Djard Pinto Noronha e Jorge Calomeni, a
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que irá administrá-lo e gerí-lo.

Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.


Publique-se, registre-se e Cumpra-se.
Gabinete do Prefeito, 15 de junho de 2020.

Josias Quintal de Oliveira
Prefeito