Brasil tem 82 celulares compatíveis com o 5G;
Desses, 22 ainda não operam com 5G puro, chamado standalone;
Samsung é a que mais tem smartphones que suportam a tecnologia.
Subiu para 82 o número de celulares compatíveis com a rede 5G, prevista para chegar a todas as cidades brasileiras até setembro deste ano. Quando a tecnologia estreou no país, somente 67 modelos de smartphone a suportavam.
Os recém incluídos pertencem à Motorola, Xiaomi e Asustek. Ainda assim, a Samsung segue como a marca com mais aparelhos homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com 28 no total. Em seguida, aparece a Motorola (17), Xiaomi (13) e Apple (9). Outras empresas, como Asustek (6), Realme (5), HMD Global Ou (1), Lenovo (1), Positivo (1) e TCL (1), também oferecem smartphones compatíveis. A lista completa, com modelo, nome comercial e fabricante de cada celular pode ser encontrada no site da Anatel.
Vale destacar que 22 aparelhos ainda não operam com o 5G puro, chamado standalone, que oferece maior velocidade e menor tempo de latência (espera). É o caso, por exemplo, do Lenovo Legion Phone Duel, do Motorola Moto G50 e Samsung Galaxy Z Fold2.
Apple tornará iPhones compatíveis com 5G
A Apple confirmou que atualizará os sistemas dos iPhones 12, 13 e SE (terceira geração) para que se tornem compatíveis com o 5G puro a partir de setembro deste ano. O anúncio foi feito depois que o ministro das Comunicações, Fabio Faria, liderou uma comitiva do governo até os Estados Unidos no começo de agosto, com o intuito de pedir pessoalmente à gigante de tecnologia que fizesse essa alteração nos aparelhos brasileiros.
O acordo entre Faria e a Apple resolveu o impasse que surgiu com a chegada do 5G no Brasil, já que, inicialmente, os aparelhos da marca não suportavam a versão standalone, apenas as frequências mais lentas, como DSS e NSA.
No caso do Android, que tem mais de 90% do mercado brasileiro, o Google deixa a critério de cada fabricante a ativação do 5G nos aparelhos.
Entre janeiro e maio deste ano, a venda de smartphones com tecnologia 5G cresceu 230% no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2021. Foi mais de 1,8 milhão de celulares comprados, fatia que representa 12,5% do total de aparelhos comercializados.
Segundo o levantamento realizado pela consultoria GfK, um dos principais motivos para o salto foi a maior acessibilidade nos preços. Até maio de 2021, um smartphone que suporta o 5G custava, em média, R$ 5.350. Neste ano, caiu para R$ 3.738.