Serviços de identificação civil e habilitação serão realizados sem agendamento prévioO Detran.RJ vai realizar, nesta segunda-feira (7), a primeira edição do DIA D este ano. Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pessoas com deficiência poderão realizar serviços de identificação civil e habilitação, sem agendamento prévio, em diversas unidades do Estado do Rio (veja abaixo). Além disso, no posto Detran Acessível, em São Cristóvão, serão oferecidos serviços veiculares, inscrição para programa de direção em carro adaptado, e vagas de emprego.
Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Mas os serviços de habilitação exigem abertura de processo administrativo. Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos devem levar para fazer cada serviço que desejam.
Identificação civil e habilitação
Pessoas com deficiência poderão realizar serviços de identificação civil e habilitação, sem agendamento prévio, nos postos: Américas Shopping, Areal, Angra dos Reis, Araruama, Francisco Bicalho, Barra da Tijuca, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus de Itabapoana, Botafogo (Fia), Búzios, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campo Grande (Detran Oeste), Campos I, Campos II (Guarus), Carmo, Center Shopping, Copacabana, Cordeiro, Gávea, Guadalupe, Guapimirim, Haddock Lobo, Ilha do Governador, Itaboraí, Itaboraí (Plaza Shopping), Itaguaí, Itaipava, Itaocara, Itaperuna, Freguesia, Largo do Machado, Macaé, Magé, Maré, Maricá, Méier, Mesquita, Muzema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Niterói (Mercado Municipal), Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, São Gonçalo (Partage), Paraty, Paty do Alferes, Penha, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Sede (Centro do Rio), Seropédica, Shopping Via Brasil (Irajá), Sulacap Shopping, Teresópolis, Três Rios, Unamar, Valença, Vaz Lobo, Vila Isabel e Volta Redonda.
O Posto Detran Acessível conta com uma sala de acomodação para crianças com autismo tirarem a carteira de identidade em um ambiente aconchegante, proporcionando mais conforto e relaxamento.
Serviços veiculares
Já os serviços veiculares serão disponibilizados no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho, com entrada pela Rua Idalina Senra 35, em São Cristóvão.
Cidadania Sobre Rodas
O programa oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência que precisam de carro adaptado. Serão feitas inscrições no Posto Detran Acessível - PCD, das 8h às 16h, ou em 20 Ciretrans espalhadas pelo estado. As vagas são limitadas.
Niterói: Rua Desidério de Oliveira, Centro
Campos dos Goitacazes: Rua Barão de Miracema 246, Centro
Nova Iguaçu: Avenida Abílio Augusto Távora 1111, salas 4080/81- Shopping Nova Iguaçu
Petrópolis: Rua Tereza 1515, Alto da Serra - Condomínio Shopping ABC
Duque de Caxias: Avenida Brigadeiro Lima e Silva 23 - 25 de agosto
Araruama: Avenida Getúlio Vargas, Parque Hotel ao lado da UPA
Teresópolis: Rua Joseppha Copelo 390, Bairro de Fátima
São Gonçalo: Avenida Presidente Kennedy 425, Partage Shopping
Pádua: Rodovia Prefeito Renato de Alvim Padilha 3034, Alto das Sete Moças
Três Rios: Rua Prefeito Joaquim José Ferreira 28, Centro
São João de Meriti: Rua Defensor Público Zilmar Pinnaud, Jardim Meriti
Cabo Frio: Rua Meira Junior, Centro
Angra dos Reis: Rua Poeta Brasil dos Reis
Rio Bonito: Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira 39
Barra do Piraí: Avenida Prefeito Iago José Castro Valério 452, Oficinas Velhas
Miracema: Avenida Deputado Luís Fernando Linhares 1010, Centro - Parque de Exposições Jamil Cardoso
Itaboraí: Avenida 22 de Maio, Terminal Coderte - Venda das Pedras
Mesquita: Rua Juliana 478 um – Santo Elias
Maricá: Rodovia Amaral Peixoto, km 21, 5 - São José do Imbassaí
Seropédica: Avenida Rita Batista 11, Bairro Dom Bosco/ KM 40
É preciso levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.
Vagas de emprego
No Posto Detran Acessível - PCD, a Secretaria de Trabalho, por meio da Casa da Inclusão, divulgará vagas de emprego. Além disso, a Fundação Leão XIII dará orientação para o requerimento do Vale Social.