JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 15 de setembro de 2013

sábado, 21 de setembro de 2013

Doar sangue é um gesto que não traz problemas à saúde!







Critérios para doação

Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Pádua foi contemplado com construção de hemocentro, mas obra está parada.

Um dos gargalos da Saúde Pública de Santo Antônio de Pádua já era para ter sido solucionado.
Foi anunciada pelo Governo do Federal a construção de um hemocentro na cidade. Seria um centro de coleta e transfusão de sangue. Até hoje, a população atendida conta apenas com uma unidade de coleta, mas que não realiza todos os serviços, como o fracionamento de sangue. E com a crise que se encontra a secretaria de saúde, já estamos em oito meses de governo na troca do quarto Secretário Municipal de saúde.
Primeiro foi a Dra. CLÁUDIA, em seguida, PLÍNIO AUGUSTO TOSTES PADILHA MOREIRA e por último SILDES DIAS DE OLIVEIRA e estamos à espera do quarto secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do Município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar; é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica afetas à sua competência. Só falta seguir essas atribuições, que o próximo reative urgentemente a construção do hemocentro no município e que não falte o reagente. O valor da obra foi orçado em mais de R$ 364 mil reais e com prazo para 210 dias para entrega,  como pode ser visto na placa. Por que não foi entregue até a data de hoje, será que o Ministério Público de Pádua não viu isso ainda?
A estrutura construída e abandonada a noite é motivo de preocupação o lugar pelo chão é possível encontrar  latinhas supostamente utilizadas para o uso de crack.

Abaixo fotos de como se encontra as instalações faltando só o acabamento, a placa do orçamento da obra está virada.































Vacinação de cães e gatos aconteceu hoje em Pádua!







Os proprietários levaram seus animais de estimação em um dos postos para a imunização

Os proprietários de  cães e gatos em Pádua  levaram seus animais para vacinar hoje (21) contra a raiva.  Foi disponibilizados pela  Fundação Municipal de Saúde nos  postos de vacinação em todas as zonas do município da cidade para a imunização dos animais.Com apoio do exercito.

O Dia da Árvore foi lembrado neste sábado na Paróquia Nossa Senhora Das Graças!


O Dia da Árvore está sendo lembrado neste sábado na Paróquia Nossa Senhora Das Graças, no bairro Cidade Nova em Santo Antonio de Pádua.
 Com uma ação de limpeza do entorno da igreja, com plantio de árvores nativas em locais autorizados pela prefeitura. O padre João Genes, Estudantes, Idosos, presidente da câmara Sr. Alexandre Brasil, OTONY FRANCISCO FARIA JUNIOR Meio ambiente, JORGE ALBERTO e demais autoridades participam das atividades.
A iniciativa seguirá um conceito diferente, com árvores nativas de Pádua  para pré-urbanização.
A ação é realizada todos os anos nesta data por iniciativa da paróquia com a prefeitura municipal de Pádua,câmara de vereadores.A Parceria possibilita o plantio de árvores nativas,trazendo para natureza o que lhe pertence.




















APASAP NOVA DIRETORIA COMUNICA:

COMUNICADO APASAP

A APASAP-  Associação Protetora dos Animais de Santo Antônio de Pádua, foi fundada em vinte e nove de outubro de dois mil e doze. Somos uma Associação civil sem fins lucrativos e políticos que visa à defesa dos animais e o esclarecimento das questões relacionadas, incentivando a adoção de animais abandonados, após sua castração. A Associação não possui abrigo. A APASAP surgiu daindignação com que os animais são tratados nesta cidade. Hoje tramita na Justiça a Ação Civil Pública de número 000.3422.42.2011.8.19.0050, que foi originada após várias denúncias de populares de que o Poder Público Municipal estava deixando os animais em um “depósito”próximo ao lixão. Após nos organizarmos como sociedade civil, entramos em contato com a UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes para um mutirão de castração que seria realizado no dia seis de julho de dois mil e treze. O Poder Público Municipal fez uma série de exigências que não conseguimos cumprir, levando o evento a ser cancelado. Mesmo desanimados, diante da falta de total de apoio da Municipalidade,continuamos nosso trabalho resgatando animais debilitados das ruas e encaminhando para tratamento e castração. O carinho e a atenção dispensadosda população e de profissionais veterinários são muitos. Porém necessitamos de ajuda, pois não queremos interromper este trabalho. Existem muitos animais vagando pelas ruas de nosso Município, sujeitos a atropelamentos, maus tratos e doenças. As necessidades são muitas, porém os recursos são escassos. Precisamos vender nossos produtos para dar continuidade a este trabalho. Muitas pessoas nos procuram para fazer doações que são muito bem vindas e todos os recursos serão utilizados em resgates e recuperação de animais de rua que estejam doentes. Sabemos que a luta é grande, mas juntos podemos mudar este quadro e salvar esses animais. Agradecemos a todos que de alguma forma ajudam nosso movimento e nossa Associação.  Precisamos de todos para continuar com nosso trabalho.Participe. Junte-se a nós nesta causa. Você é muito importante para a APASAP.











APASAP
Associação Protetora dos Animais de Santo Antônio de Pádua
CNPJ 17.757.078/0001.58
22 8169485222 99094806

Presidente: Carla Fernanda de Assis
Vice Presidente: Elizabeth Lugão Ferreira
Tesoureira:Dra. Ana Paula Vargas

Secretária: Selma Chacon de Assis Xavier

Conselho Comunitário de Segurança de Santo Antonio de Pádua.


DIGA NÃO AS DROGAS 2013!!!!!!!!!

As drogas


Droga é qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifique as suas funções. As drogas naturais são obtidas por intermédio de plantas, de animais e alguns minerais, as drogas sintéticas são produzidas em laboratórios, exigindo para isso técnicas especiais.




Prevenir é melhor que remediar!




A questão da PREVENÇÃO ao uso de drogas não deve ser somente atribuída ao governo.

Sabemos que prevenir é melhor que remediar, mas não existe muito interesse daqueles que poderiam fazer esse trabalho.

A questão da PREVENÇÃO ao uso de drogas não deve ser somente atribuída ao governo.

Se as empresas privadas e as instituições religiosas se unissem nessa causa, a ação seria também muito grande e os resultados seriam bastante satisfatórios.

Mas as empresas não fazem PREVENÇÃO, pois comprometeria a produção. Imagina ter que mandar o funcionário parar de produzir para participar de palestras de prevenção, o prejuízo seria enorme. Mas o empregador não considera o “quanto” ele perde por ter um funcionário dependente químico, não considera os riscos de acidentes de trabalho, as brigas e discussões, o mau atendimento do empregado, as faltas, atrasos, indenizações, etc.

Também fica difícil do empregador fazer PREVENÇÃO ao uso de drogas, se ele mesmo faz o uso.
As instituições religiosas também não dão muita atenção, pois fazem em suas festas o comércio de bebidas. Se fizerem um trabalho de PREVENÇÃO ao uso de álcool e outras drogas, como venderão bebidas alcoólicas em suas festas e quermesses?
Percebem como sempre a um jogo de interesses e o ser humano vai ficando vulnerável ao álcool e outras drogas.

Não sei se posso dizer que há um descaso da sociedade com o dependente, mas esse é meu ponto de vista e gostaria muito que não fosse assim.

As pessoas comuns da sociedade olham de maneira marginalizada para o dependente químico e alcoólico, e se esquecem de que é um problema de saúde reconhecido pela OMS Organização Mundial da Saúde, além de ser um problema social e educacional.

Se pararmos para pensar os diversos motivos que levaram uma determinada pessoa a chegar ao ponto de se tornar um dependente, admitimos então, que não se trata de um simples caso de falta de vergonha na cara como na maioria das vezes é associada.

Pobreza:
Na grande maioria dos casos o dependente é de família pobre, é muito mais fácil e rentável para o jovem trabalhar no tráfico de drogas e assim também fazer o uso, do que conseguir arrumar um emprego.

Existe um grande número de crianças abandonadas por todo o mundo e uma vez que a parte boa da sociedade não as abriga, automaticamente são engolidas pela parte ruim onde fazem parte já um grande número de dependentes.

Os locais de moradia das pessoas menos favorecidas (pobres) não recebem a devida segurança ao qual é o direito de todo cidadão, facilitando o acesso de traficantes e dependentes.

As pessoas menos favorecidas (pobres) infelizmente sofrem com discriminação por parte da sociedade, não tendo acesso a determinados locais de lazer, educação e cultura.

Em alguns casos é mais fácil conseguir droga ou álcool do que alimento, muitas crianças iniciam-se nas drogas por passarem fome.

Por não terem estrutura familiar, educacional e social o individuo muitas vezes inicia-se na droga ou álcool por se sentir rejeitado, discriminado e humilhado.
Más companhias:
Por falta de acompanhamento familiar, por estar vulnerável devido ao local em que reside, por não haver o devido controle dentro e fora das escolas, por discriminação social ou racial, o indivíduo encontra em grupos ou tribos, pessoas que o acolhem oferecendo aquilo que ele não obteve aonde mais precisava.

Falta de incentivo aos estudos:
Até hoje eu não consegui entender porque o pobre começa estudar em uma escola pública e tem que terminar em uma universidade paga (quando consegue), enquanto o mais privilegiado financeiramente inicia em uma escola paga e termina em uma universidade pública.

Devido muitas vezes os pais terem que trabalhar fora, não acompanharem devidamente seus filhos, pelo fato de as crianças pobres não terem livre acesso a locais de cultura e lazer, por não terem condições de lazer e diversão, eles deixam de estudar para buscar essas coisas nos momentos em que os pais não estão próximos.

Contato direto com álcool, drogas, traficantes e usuários dentro e nas proximidades dos colégios: é muito comum dentro e nas proximidades dos colégios a droga transitar livremente e com fácil acesso por todos.

Interessante é saber que mesmo todo mundo sabendo disso, ninguém faz nada.

Importante:
A dependência química deveria ser matéria obrigatória dentro das escolas, explicando os males que ela traz para o indivíduo, á família e á sociedade.
Os responsáveis pela educação deveriam contratar pessoas dependentes e que se recuperaram para fazerem palestras de prevenção contra álcool e drogas, em todas ás escolas do país, com certeza o número de pessoas que iniciam na droga ou no álcool seria bem menor, bem como os usuários também.

Discriminações e preconceitos:
Jovens, adolescentes e crianças, são discriminadas a todo momento devido a sua condição social, cor, raça, estado de origem, credo religioso, defeitos físicos, etc., não são aceitas na sociedade como um ser humano, e o pior de tudo é que a discriminação e o preconceito hoje é lição de casa dentro de grande parte das famílias brasileiras, principalmente por aquelas que não sabem o que é passar fome ou não ter aonde dormir.

Falta de emprego: Faltam projetos sociais aonde incentive o jovem e o adolescente a estudar em um período do dia e no outro estagiar em alguma empresa aonde possa receber um salário e aprender uma profissão.

Essas condições infelizmente são oferecidas á uma parte da sociedade mais bem sucedida.

Como o jovem pode começar a trabalhar se não existe nenhum programa de profissionalização e muito menos de incentivo?

O país caminha para um futuro caos em mão de obra, pois as empresas não oferecem oportunidades aos jovens e discriminam quem tem um pouco mais de 40 anos.

Porque uma criança, adolescente e jovem inicia o uso desta ou daquela substância?
Infelizmente vemos que normalmente as pessoas iniciam o uso por:
A falta de atenção e amor dos pais para com o indivíduo, as constantes discussões entre os pais, a agressão familiar, a falta de compreensão, as regras e normas impostas (muitas vezes de forma excessiva), o excesso de liberdade, os locais e pessoas com aos quais os pais se relacionam o excesso de cobrança de resultados nos estudos e no trabalho, o excesso de mimo, o uso de álcool e drogas dos próprios pais, são fatores que normalmente fazem com que haja fuga do indivíduo para grupos sociais onde a droga e o álcool são as “soluções dos problemas”.

Muitos pais dão ao jovem ou adolescente a condição de tomar as suas próprias decisões e se comportarem da maneira que pensam com relação ás pessoas e a tudo o que o mundo oferece. Porém se esquecem, que o adolescente ou jovem é imaturo, ainda não conseguiu formar opinião própria e se deixam facilmente serem influenciados por opiniões e atitudes de outras pessoas, espelhando-se em indivíduos que aparentemente são felizes agindo de forma de que, tudo pode, tudo convém e nada lhes é proibido.

Os pais devem tomar muito cuidado com relação á liberdade atribuída aos filhos, ela não pode ser demais, porém também não pode ser de menos, A conversa franca, honesta e muito diálogo, são fundamentais no desenvolvimento dos adolescentes e jovens. Os pais devem formar as opiniões dos filhos, caso contrário, outras pessoas a formarão, e pode ser que seja um traficante ou usuário de drogas, ladrão, pedófilo, prostituta, estuprador, desocupado, delinqüente, alcoólatra, etc.

Hoje infelizmente dentro de nossas casas é comum ter bebida alcoólica, é comum os filhos verem os pais se divertindo bebendo em festas, viagens, churrascos, encontro familiar ou com amigos. A cabeça de uma criança diante dessa situação associa que o álcool é bom, pois os pais estão sempre alegres e felizes quando bebem, daí a curiosidade de experimentar e quando vai se dar conta já é um alcoólatra.

Outros pais totalmente desinformados têm o habito de levar seus filhos á bares, acostumando-os desde pequenos ao ambiente do bar, e o que se aprende de pequeno se põem em prática quando adulto.

Alguns pais até chegam a molhar o bico da chupeta de crianças em cervejas, aguardente ou vinhos, em champanhe em festas de fim de ano, despertando desde a infância a disposição do indivíduo a fazer o uso do álcool.

Muitos pais quando descobrem que seus filhos estão fazendo o uso de drogas ou bebendo demais, normalmente condenam os filhos, chegando até a agredi-los verbalmente e fisicamente, mas se esquecem, que tudo isso começou do incentivo que eles ”os próprios pais” deram á seus filhos durante a sua infância.
É também comum, jovens iniciarem o uso de álcool e drogas após separações de seus pais, o jovem não entende a separação, assimila um sentimento de perca, do pai ou da mãe, se sente solitário, desprotegido, triste, infeliz, angustiado, depressivo, rejeitado, e assim fica vulnerável, buscando consolo e apoio na sociedade externa, amigos de escola, trabalho, lazer, porém na sua condição deplorável não é aceito no grupo de pessoas alegres e felizes, mas é aceito no grupo dos derrotados, e uma vez no grupo dos derrotados, se torna também um.

No mundo em que vivemos onde o individualismo prevalece, ás pessoas perderam a intenção de viver em pró do bem comum, tornando-se egoístas, orgulhosos, materialistas, amantes do dinheiro e do poder. E, é essa a educação que em muitos casos o jovem/adolescente recebe de seus pais. Nessa educação os valores da família não são preservados, os valores do bem comum muito menos, a educação religiosa é esquecida e os jovens/adolescentes se frustram com o ser humano, pois devido à imaturidade não compreendem os verdadeiros valores da existência.

Os jovens/adolescentes, desde cedo, dentro mesmo de sua própria casa percebem que, a paz, a harmonia e o amor não são tão primordiais como o sucesso financeiro e materialista, ficando assim devido a sua fragilidade expostos a tudo o que o mundo lhes oferece.
É importante ressaltar que uma educação religiosa ajuda e muito a compor uma personalidade positiva para cada indivíduo, pois tudo que é ensinado dentro de uma igreja é de grande proveito pessoal, familiar e social, pois os verdadeiros valores de amor, humildade, caridade, perdão e paz são revelados pelos ensinamentos religiosos.

Partimos agora para outra questão importantíssima relacionada ao motivo pelos quais as pessoas fazem o uso de drogas:

PROBLEMAS SENTIMENTAIS E EMOCIONAIS
O ser humano é muito vulnerável as questões emocionais e sentimentais, e muitas vezes não consegue lidar com esses problemas, fazendo então o uso de álcool e outras drogas, mascarando de alguma forma suas emoções e sentimentos.

As drogas então se tornam uma verdadeira válvula de escape para o ser humano, que no momento em que faz o uso, de alguma forma se sente aliviado, pois o álcool e as drogas a partir das substâncias que são liberadas no cérebro como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina geram sensação de alívio e prazer.

Porém, os efeitos dessas substâncias passam e o problema não, a partir daí o ser humano começa a fazer o uso repetitivo das substâncias a fim de voltar a sentir novamente as sensações de alívio e prazer.

Com o uso repetitivo o organismo humano começa então criar tolerância á droga utilizada, exigindo que a pessoa aumente a quantidade a ser ingerida.
Após o organismo criar a tolerância e com o aumento no consumo desenvolve-se então no indivíduo a DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

As questões emocionais e sentimentais que induzem o ser humano a fazer o uso de drogas são das mais variadas possíveis, portanto damos aqui alguns exemplos de sentimentos e emoções que normalmente fazem com que a pessoa comece a fazer o uso de drogas.

Depressão, tristeza, desanimo, negação própria, negação por parte de terceiros, ficar ansioso, estressado, angustiado, ter solidão, preocupação, frustração, desilusão, decepção, traição, timidez, rejeição, ser humilhado ou criticado, auto piedade, ter lembranças ruins, ciúmes, inveja, raiva ou ressentimento, ódio, nervosismo, tédio da vida, sentir-se incapaz de realizar algo, sentimento de perca, falta de aceitação, falta de perdão próprio, dificuldade em perdoar a terceiros, desilusão amorosa, euforia, alegria, paixão em excesso, etc.

Também temos as pessoas que iniciam o suo de drogas devido as mais diversas situações difíceis que a vida oferece, ou situações difíceis do dia a dia de qualquer ser humano, como:
Compromissos, reuniões sociais, reunião de trabalho, negócios, falar em público, falar com estranhos, falar com o chefe, desentendimentos ou discussões, desentendimento familiar, iniciar relacionamento amoroso, terminar relacionamento amoroso, ficar em companhia de pessoas que usam drogas ou álcool, doença ou morte, acidentes, notícias ruins, problemas financeiros, etc.

Em outros casos pessoas fazem o uso de álcool e/ou drogas por situações de diversão e prazer:
Festas, euforia, alegria, ficar exaltado, estar em momentos de alegria com amigos que bebem e usam drogas, receberem boas notícias, dinheiro, estar apaixonado, sexo, prática de esportes, viagens, fins de semana e feriados, férias, etc.

Outros começam o uso por:
Problemas físicos ou psicológicos, insônia, problemas sexuais, dores físicas, doenças próprias, doenças de familiares, sono, cansaço, solidão, pensamentos desagradáveis, medo de sair á rua, ociosidade, etc.

Uma das questões principais para a pessoa iniciar o uso de drogas deve-se também aos traumas de infância, como:

Ter sofrido descriminação da sociedade, da família ou no colégio, por o seu nascimento ter sido indesejado pelos pais, morte de alguém que amava muito, ter sido espancado pelos pais, ter sido espancado por terceiros, ter pais usuários de álcool e drogas, abuso sexual, ofensa moral, desilusão amorosa, por ter se sentido inferior ou mais pobre que os demais, por ter sido abandonado pelo pai ou pela mãe, por não ter se sentido amado, por ter se sentido excluído, por ter vivido na miséria, por ter pais que foram presos, por ter pais contraventores da lei, etc.

Temos que admitir também que existem questões PSIQUIÁTRICAS que podem levar uma pessoa ao uso de álcool e drogas, e somente com um bom profissional fazendo o devido acompanhamento clínico é que se obtêm resultados satisfatórios na recuperação.

Vale lembrar que pessoas também fazem o uso de drogas com a intenção de permanecer mais tempo acordado e outras fazem até para emagrecer.

Enfim, temos uma infinidade de motivos ao qual leva uma pessoa a fazer o uso de álcool e drogas, apenas identificamos alguns casos, porém, muitos outros motivos existem e baseado nessa questão é que afirmamos que a dependência química deve ser tratada de forma individual, pois somente assim poderemos verificar realmente os motivos que levaram a pessoa a começar a fazer o uso de alguma substância entorpecente e conseqüentemente torná-la um dependente químico.

Vale lembrar que a dependência química não tem cura, mas, tem controle, e quanto antes a pessoa iniciar um tratamento mais fácil será dela se libertar do vício.


O Conselho Comunitário de Pádua convida para “Um Domingo Contra as Drogas





 O Conselho Comunitário de Pádua convida para “Um Domingo Contra as Drogas”, que será realizada amanhã, 22 de setembro, das 08h00min às 16h00min, na Praça Caribé da Rocha, em frente ao Clube Social de Pádua. Compareça e prestigie. Precisamos do apoio da população. 
É fundamental a participação de todos os segmentos da Sociedade Paduana. Sozinho, o Conselho não consegue nada.
Vá e leve um parente, amigo ou conhecido. Faça a sua parte! Você também é responsável







Empresas para colaboração da campanha contra as drogas-2013
                                                                    Doações
1-Churrasquinho do Lim e restaurante

2-Farmácia do Marcio

3-  Nando Padilha

4-Auto Center Museu- Glauco 

5-Art-cor  Disk Recargas

6-Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua
Presidente, Alexandre de Castro

7-  Restaurante social

8-Clube Social de Pádua
Diretor, Paulo Chaves 

9-Construleite 

10-Copal Contabilidade

11-Du norte Distribuidora de Veículos Ltda. 
Gerente: Kakalo
12-Sr. Ary distribuidor de águas
13-Gráfica Dois Amigos
Av. Chaim Elias, 167 - B. Tavares 


14-Irmãos Frauches Ltda.

Diretor: Manoel Luiz Frauches 

15-Jurandir Fotografias
Trav. Joventino Navega, 42 s 5 - Santo Antônio de Pádua RJ - Tel. (22) 3853-1544
16-Macap – Materiais de Construção

17-  Som do Jorge

18-Mercado Trevo

Gerente, Sra. Laureci Mattos
Estr. Pádua - Pirapetinga, km 24 – Arraialzinho
20-Mister Boom
 
21-Multi Peças 

22-Padaria Aeroporto de Pádua

25-Semiana Papelaria e Livraria

Tel: (22) 3851-0752
Rua Leites,
26-Prefeitura municipal de Pádua e secretarias
27-Jornal Sem Limites