JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Supremo exclui limitação de mulheres em concurso da Polícia Militar. Decisão foi tomada sobre certame realizado no Distrito Federal

sábado, 28 de outubro de 2023

Supremo exclui limitação de mulheres em concurso da Polícia Militar. Decisão foi tomada sobre certame realizado no Distrito Federal


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta semana um acordo que exclui a limitação da participação de mulheres em concurso público em andamento para o quadro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Em setembro, Zanin, relator do processo, suspendeu o concurso em andamento no Distrito Federal, limitava a no máximo 10% a participação de mulheres nos quadros da instituição baseado na lei distrital n° 9.713, de 1998.

Há dez dias, considerando a urgência e as peculiaridades do caso, ele convocou a audiência pública. Então, nesta quinta-feira (dia 26), o acordo foi firmado sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7433, ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Com o acordo firmado, o governo do Distrito Federal e o PT reconheceram que o concurso pode prosseguir nas demais etapas, sem restrições de gênero previstas no edital original.

As disposições do STF deverão ser aplicadas a futuros editais de concursos de mesma natureza até que haja uma nova legislação sobre o tema ou até que a corte julgue o mérito da ação.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário