Aumenta o desrespeito aos funcionários terceirizados, como atraso de salários, não pagamento de tíquetes e recolhimento do Fundo de Garantia, o que levou a um crescimento o número de denúncias no Fórum de Pádua.
As reclamações contra as terceirizadas são tão corriqueiras que parece até que o Governo faz vistas grossas ao cumprimento das leis trabalhistas. Uma iniciativa recente do Ministério do Trabalho para resolver o assunto é a elaboração de um projeto de lei para regulamentar a terceirização de mão-de-obra. O texto, que deve estar pronto até dezembro, já é motivo de críticas pelos empresários do setor. A necessidade de regras para o segmento ficou ainda mais clara nas últimas duas semanas, quando os terceirizados de vários órgãos públicos ameaçaram cruzar os braços, caso as obrigações não fossem pagas em dia.
Até dentro do Fórum dos estados e municípios,dentro da cada de leis ocorre isto,funcionários perderam de empresas terceirizadas na cidade de Pádua,mais de 10,mil reais da primeira terceirizada,da segunda 5 mil,e agora eles procuraram a justiça do trabalho para garantir seus direitos,muitos temem ser demitidos. Agora isto ocorrer dentro da casa de leis,demonstra que chegamos ao fundo do poço.
Na avaliação do procurador do MPT, Adélio Justino Lucas, esse tipo de situação é recorrente, principalmente no fim do ano quando chegam ao término vários contratos emergenciais de seis meses. Segundo ele, a contratação pelo menor preço - um dos critérios de seleção no pregão eletrônico - leva muitas companhias a fazer propostas fora da realidade, ou seja, bem abaixo do valor necessário para cobrir todos os custos empregatícios.
Tem muitos casos onde a empresa recebe o dinheiro do Governo, não paga ao trabalhador. Essa questão só será resolvida quando houver uma análise técnica e mais criteriosa dos contratos para saber se eles são compatíveis com a realidade de nossa cidade
Caso o projeto seja aprovado em sua essência, vem para trazer segurança jurídica aos envolvidos na terceirização. Inclusive garantindo ao trabalhador a manutenção de todos os direitos trabalhistas, como férias, 13º e fundo de garantia, entre outros. Também é um importante instrumento para o combate à informalidade.
Uma dica que eu dou a você é o seguinte :
As vezes uma ação trabalhista é uma maldição na vida da pessoa. Você vai buscar os seus direitos e um advogado afirma que você vai ficar rico quando a ação for ganha. Ação trabalhista no Brasil é ganha pelos trabalhadores na maioria das vezes. Acontece que a pessoa fica com esse sonho de riqueza "quando a ação trabalhista" sair. Tem gente que faz planos, comprar casa, viajar, mudar de sexo, comprar carro novo, fazer implante de cabelo, comprar computador, e por aí vai, tudo com a grana milionária que vai ganhar quando a "ação sair". Com esse sonho a pessoa vai-se iludindo e acaba assumindo uma postura leniente em relação a sua carreira profissional e acaba com 50 anos, ganhando uma merreca de salário ainda esperando que "a grana da ação vai sair. Pode até sair mas normalmente é pouca coisa.
Infelizmente o poder esta na mãos do governo,ele dita,decide quando e como te pagar,não respeitam,leis,juízes,nada,então não sonhe alto,espere e espere,uma hora você vai receber os seus direitos,mesmo que demore anos.
Infelizmente o poder esta na mãos do governo,ele dita,decide quando e como te pagar,não respeitam,leis,juízes,nada,então não sonhe alto,espere e espere,uma hora você vai receber os seus direitos,mesmo que demore anos.
Por isso sou a favor de concursos públicos,firmas terceirizadas,funciona como lavagem de dinheiro e só quem perde são os trabalhadores,saem sem direito a nada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário