APARECIDA, SP, 24 de julho (Folhapress) - Ao menos 15 pessoas foram socorridas durante a madrugada e o início da manhã de hoje devido ao intenso frio em Aparecida (a 180 km de São Paulo), segundo o Corpo de Bombeiros da cidade paulista. O papa Francisco realizará missa a partir das 10h30 no santuário de Aparecida.
Durante a noite, houve registro de baixas temperaturas e, para garantir lugar na fila e entrar na Basílica, muitos fiéis preferiram acampar ao lado dos muros do Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida.
Segundo os bombeiros, o número de atendimentos pode ser maior, já que o Exército também atuou no socorro aos fiéis. A maioria das ocorrências se deve ao intenso frio e à chuva, que caiu sobre Aparecida na madrugada e começo da manhã.
A orientação dos bombeiros é que os fiéis fiquem "abrigados". Cerca de 139 homens da corporação estão na Basílica para atender a esses casos.
Pulseiras
A distribuição das pulseiras começou por volta das 5h. O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida, Marcelo Monteiro, disse que houve relatos de "algum bate-boca" durante a distribuição das pulseiras de gente tentando furar fila. Segundo ele, a polícia interferiu e resolveu rapidamente a situação.
A estimativa é que entre 200 mil e 250 mil pessoas devem acompanhar as atividades religiosas do pontífice em Aparecida, disse Monteiro.
Ao todo, 15 mil pessoas terão acesso à basílica, sendo 12 mil fiéis e o restante um grupo formado pela equipe do papa, autoridades, imprensa, membros da igreja e outros.
Os romeiros também poderão acompanhar a missa por quatro telões distribuídos do lado de fora da basílica, onde haverá cerca de 5.000 cadeiras. Ao final da missa, o papa Francisco fará, a partir de uma tribuna, uma bênção ao público que estiver na parte externa.
Papa
O papa Francisco deixou às 8h27 a Base Aérea do Galeão, no Rio, em direção a região do Vale do Paraíba, em São Paulo. O pontífice desembarcará em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) e irá terminar o percurso até Aparecida (a 180 km de São Paulo) de carro.
Inicialmente o líder religioso iria de helicóptero de São José dos Campos para Aparecida, mas, devido ao mau tempo, agentes da polícia e do Vaticano alteraram o roteiro.
Na cidade, o pontífice será recebido por autoridades e visitará o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Seminário Bom Jesus -onde fica a imagem de São Frei Galvão- e a Arquidiocese.
O pontífice deixa a cidade por volta das 16h30, quando retorna ao Rio de Janeiro para participar de uma cerimônia com dependentes químicos no hospital São Francisco, na Tijuca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário