JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: CORRENTE DE SOLIDARIEDADE EM PORCIÚNCULA

terça-feira, 22 de maio de 2012

CORRENTE DE SOLIDARIEDADE EM PORCIÚNCULA


Passar o conhecimento adiante é sinal de generosidade. Fazê-lo como trabalho voluntário é mais que isto: é ato de amor ao próximo. Este pensamento tornou-se possível dentro da administração pública municipal graças ao pensamento de parcerias que permeia a mente da nova secretária de Trabalho, Débora Coutinho Leme. Desde o início de maio à frente da Secretaria, ela tem propostas de projetos de desenvolvimento da mão de obra local através de contatos e união com a sociedade civil, instituições, clubes de serviço e outras secretarias municipais. Assim teve início o projeto Passo à Frente/Tricô Solidário. O primeiro curso oferecido à comunidade é o de tricô. Mas a proposta vai além, com outras ofertas. Funcionando no Centro de Aprendizagem, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, pessoas da comunidade com saberes manuais disponibilizam seu tempo a ensinar a arte de tecer fios até surgir um agasalho, um objeto decorativo, um acessório ou um presente para uso próprio ou para gerar renda extra no orçamento doméstico.Exiba Pessoas da comunidade aprendem a tricotar .JPG na apresentação de slides
_ O importante é oferecer oportunidade de aumentar a renda familiar das pessoas de nossa comunidade. O tricô é uma boa opção, pois pode ser feito em casa, nas horas vagas e ainda colaborar muito na complementação dos rendimentos – explica Débora Coutinho.
O curso, com duração de três meses, acontece às terças e quintas feiras com 22 alunos e conta com mestras da comunidade. A primeira a passar seus ensinamentos foi a professora aposentada Marília Coutinho, com o básico do tricô. Mas já estão agendadas aulas com Conceição Souza e Consuelo Coutinho (pelo Lions Clube), Maronita Cunha, Ana Maria Coutinho, Aparecida Porto, Shisley Brum, Marlene Mendes e outras habilidosas e generosas mãos de nossa comunidade, honrando o nome e a proposta do projeto – Passo à Frente/Tricô Solidário.
Ao fim do curso, cada aluno dará a sua contribuição ao projeto com a doação de quadros de tricô para montagem de mantas a serem doadas para bebês. E assim se forma uma bela corrente de mãos passando conhecimento e outras prontas para gerar renda e aquecer corações.
Rosimere Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário